Classificado Matheus Terra: como foi descobrir o nome na lista final da Escola Naval

Classificado Matheus Terra: como foi descobrir o nome na lista final da Escola Naval

Tick, tack. Tick, tack. Será que em algum momento seria capaz de ignorar a ansiedade e dormir? Para Matheus Terra, de 19 anos, o tempo parecia se esticar à medida que o dia da divulgação do Resultado Final do Concurso Escola Naval se aproximava. 

Uma rápida olhada no relógio lhe mostrou que já era a madrugada do dia 12 de novembro de 2021 – e ele ainda não tinha pregado os olhos. Quando amanhecesse, descobriria o quanto seus estudos tinham valido…

Matheus foi acordado pela ligação de sua mãe. Eram 11h, já?! Em algum momento, devia ter caído no sono. “Veja se a lista saiu no site”, sua mãe disse pelo telefone. Ele ainda não estava totalmente acordado e sua voz rouca murmurou um “ok” sonolento. 

Sem ligar as luzes e com a vista totalmente embaçada, acessou o site do concurso. O link sublinhado e acessível do “Resultado Final da Seleção” apareceu em sua tela e Matheus sentiu que seu coração ia parar. Estava a um clique de distância de saber se o resto de sua vida seria diferente ou se seria a mesma coisa por pelo menos mais um ano.

Clicou. Abriu a lista. Escaneou os primeiros nomes com os olhos e então… encontrou o seu! Das seis vagas de ampla concorrência, a sexta era sua. Nada mais, nada menos – somente o necessário.

Sem se conter, Matheus discou para sua mãe. “Mãe! Eu passei!”, ele disse em êxtase. O mais novo aluno da Escola Naval conseguia ouvir sua mãe e seu pai chorando do outro lado da linha.

Aquela sensação… ele sabia que era única na vida. Uma que carregará consigo todos os dias enquanto viver.

E você, guerreiro? Também quer passar pela experiência da aprovação no Concurso Militar dos seus sonhos? Matheus Terra é aluno do Estratégia Militares e dividiu com a gente um pouco mais da sua jornada e como conquistou sua aprovação no Concurso Escola Naval para ingresso em 2022. Confira abaixo! 

Estudei até não aguentar mais 

“Para mim, o fator mais importante para a minha aprovação foi a dedicação – por mais clichê e ‘manjado’ que isso soe. E minha paixão por matemática desde bem novo”, conta Matheus. No entanto, ele ressalta que nem sempre foi fã dos números. Na verdade, ele odiou matemática até seus 12 anos de idade. 

Porém, quer gostasse ou não, Matheus precisou se esforçar por causa das atividades e provas do colégio. “Estudei tanto que comecei a notar que a Matemática não existe para nos fazer penar, mas sim para que possa ser compreendida”, revela. Se apegar à matéria foi um dos importantes pilares que garantiu sua aprovação na Escola Naval. 

Nem todos se dão bem com cronogramas e planos de estudo, por mais que tentem. Matheus é uma dessas pessoas. No entanto, a dedicação e o esforço foram os elementos mais importantes em sua jornada. Por isso, ele não deixaria que essa dificuldade o impedisse. 

“Me aperfeiçoei no meu próprio método de estudo: sentar e estudar até não aguentar mais. Perseverei quando estava cansado, perseverei quando não conseguia fazer questões – o que não acontecia poucas vezes, aliás – e dediquei cada gota do meu sangue à vida de concurseiro militar”, conta. 

Como o Estratégia Militares me ajudou 

Mathues explica que usava o material do Estratégia Militares principalmente para revisar o conteúdo das disciplinas. Além de usufruir das questões montadas pelos nossos professores. “As listas de exercícios foram importantíssimas para mim, uma vez que mantinham sempre frescas na cabeça as possíveis variações de questões que poderiam aparecer na hora da prova”, explica. 

“Como aluno do Estratégia, eu assistia a uma aula aqui e ali quando sentia mais dificuldade na hora de rever determinado assunto”, relata Matheus. 

Fora o curso on-line, Matheus também fazia parte da Turma Especial do Estratégia Militares, que conta com mentorias especiais para os nossos alunos. Para o jovem, elas foram essenciais para o desenvolvimento de sua maturidade como concurseiro militar. 

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

Eu não sabia nadar 

Por mais que a prova intelectual do Concurso Escola Naval tenha sido difícil e levado Matheus “ao ápice do estresse”, as fases mais complicadas para ele foram o Teste de Aptidão Física e a Verificação de Documentos. 

A questão foi que aquela era a segunda vez que prestava concurso para a Escola Naval. Na primeira, Matheus reprovou no TAF porque não sabia nadar e não conseguiu completar a prova física dentro do tempo limite. 

“Então, assim que vi meu nome na lista de aprovados na prova escrita, me veio à mente ‘Oh, Deus. Você vai ter que nadar de novo’. Mas mais uma vez, perseverei. Comecei a treinar natação de novo e treinei corrida fervorosamente”, conta Matheus. 

Quando o dia do TAF chegou, foi aprovado na corrida e ainda completou a prova de natação com tempo de sobra. Quanto à etapa de Verificação de Documentos, Matheus explica: “foi uma experiência horrível pra mim, porque eu tinha alguns documentos faltantes que precisavam ser urgentemente adquiridos. Mas, no final, deu tudo certo”. 

Carrego nos ombros a responsabilidade

Matheus confessa que tem altas expectativas para sua carreira na Escola Naval, algo que era seu sonho desde pequeno. “Sinto-me realizado ao estar me lançando a essa carreira, que é motivo de orgulho para minha família – sem a qual eu jamais teria alcançado nada disso que conquistei”, afirma. 

Os próximos passos para Matheus são passar pela adaptação, “dar o sangue” durante o curso e conseguir uma boa colocação durante sua formação. Além disso, o jovem já pensa no que pretende fazer no futuro, pois ainda tem vontade de cursar Engenharia da Computação no ITA, no IME ou na USP pelas provas de acesso que a Escola Naval oferece

“Carrego nos ombros a responsabilidade de, no futuro, ser o primeiro oficial da família Terra. E isso me motiva a levantar da cama todos os dias desde que vi meu nome na lista final”, conta Matheus com orgulho. 

Ele encerra seu depoimento com animação: “Enfim, são inúmeras possibilidades à frente, e viver o máximo dessas possíveis experiências é algo que só depende de mim”. 

E, ai? Ficou inspirado pela história do mais novo aluno da Escola Naval, Matheus Terra? Então não perca tempo e comece você também a estudar com afinco para a Prova da Escola Naval 2023, na primeira quinzena de maio! Clique no banner e conheça nossos cursos on-line para os Concursos da Marinha.

CTA MARINHA

Você pode gostar também