Ana Beatriz Guedes Melo: conheça a aprovada na EPCAR, EsPCEx e ESA 2023

Ana Beatriz Guedes Melo: conheça a aprovada na EPCAR, EsPCEx e ESA 2023

Ana Beatriz Guedes Melo é uma típica adolescente carioca de 16 anos que tem um grande diferencial: ela sabe muito bem o que quer. Aluna do Colégio Militar, os concursos para as Forças Armadas começaram a se mostrar uma carreira bastante interessante para ela. 

Depois de muito foco e estudo, Ana Beatriz conseguiu a façanha de ser a 01 do segmento feminino no Concurso EPCAR 2023, a oitava colocada no Concurso ESA 2023 na opção Geral/Aviação, além de ser a décima colocada no Concurso EsPCEx 2023. Um feito e tanto para tão pouca idade! Confira agora a história dessa carioca que é um exemplo para quem estuda para concursos militares!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

Vida militar

Ana Beatriz já tinha contato com as Forças Armadas, pois estuda no Colégio Militar do Rio de Janeiro. E durante conversas com amigos, obteve informações sobre o concurso da EPCAR. “Decidi me preparar e fazer a prova da EPCAR esse ano”, relembra. 

No entanto, este não é o maior sonho de nossa aluna. Ela quer se tornar uma militar do Exército Brasileiro por meio da EsPCEx. Em 2022, Ana também se inscreveu para fazer os exames para a instituição. 

A primeira tentativa foi apenas um teste, pois devido à sua pouca idade, não conseguiria ingressar caso fosse aprovada. No entanto, ela conseguiu a façanha de ser aprovada em décimo lugar. 

Acredito que eu tenha perfil para ser militar, pois sou uma pessoa determinada, disposta a vencer desafios e admiro muito os valores da carreira, tais como disciplina, hierarquia e camaradagem”, afirma Ana.

Dificuldades

A vida de quem estuda para concursos não é fácil – e mesmo com esses resultados tão positivos em 2022, havia dificuldades no caminho de Ana Beatriz

Acredito que uma das minhas maiores dificuldades foi a insegurança. Porque, por mais que nós estudemos e nos dediquemos muito, nunca sabemos se estamos realmente preparados, até o dia da prova. Entretanto, utilizando o material do Estratégia, me senti mais segura durante a preparação. Assim, no dia da prova, cheguei confiante de que uma vaga seria minha”, lembra com satisfação. 

No entanto, o caminho foi longo e duro. “Para me dedicar aos estudos para concursos, precisei renunciar a algumas coisas, como festas de amigos e familiares, idas ao cinema, séries que queria assistir, livros que queria ler etc. Certamente, para conquistar um objetivo, sacrifícios são necessários, mas isso não os torna menos difíceis”, relembra. 

E complementa: “Por muitas vezes, eu precisei ‘sextar’ estudando o dia todo e aproveitar o máximo meus finais de semana para atualizar as matérias. Chegava em casa da escola cansada, mas, mesmo assim, precisava estudar até tarde para compensar as horas perdidas durante a manhã e já metade da tarde”. 

A rotina não era fácil. “Eu acordava às 4h30 e ia dormir às 00h praticamente todos os dias, e completava o sono muitas vezes na van, no deslocamento de ida e vinda do colégio. Com certeza não foi fácil; foi bastante cansativo. Mas, graças a Deus, valeu muito a pena, pois ver o seu nome na lista de classificados provoca uma sensação indescritível de felicidade e dever cumprido”, relembra com satisfação. 

O Estratégia Militares quis saber quais características pessoais ela acredita que a ajudaram a conquistar suas metas. “Uma característica pessoal que me ajudou bastante foi minha determinação. Sempre fui uma pessoa determinada a conquistar aquilo que desejo. Se eu começo algo, preciso terminar, e só termino quando atinjo meu objetivo”, respondeu Ana. 

Família e motivação

Nada como ter a família ao nosso lado para nos apoiar, e a de Ana Beatriz esteve sempre lá por ela. “Meus pais foram as pessoas que acompanharam todo o processo, me motivando quando eu me sentia insegura ou incapaz, e proporcionando a infraestrutura necessária para que eu trilhasse o melhor caminho possível na conquista dos meus sonhos”, afirma. 

E por falar em motivação, o que será que motivava a nossa 01 a continuar? 

Minha maior força vinha de Deus. Gostava muito de ouvir louvores e ler passagens motivadoras da Bíblia quando a jornada ficava mais difícil. Além disso, o que me motivava muito também era o desejo de honrar meus pais, que sempre me apoiaram e se dedicaram para me proporcionar a melhor educação possível para que eu alcançasse meus objetivos”, responde.

Rotina de estudos

Ana Beatriz afirma que estuda em um bom colégio, mas faz uma ressalva sobre ele: “Meu colégio é bom, mas não para preparar para concursos”. Sendo assim, não atendia às necessidades da menina. 

“Os métodos escolares de ensino favorecem apenas o estudo de curto prazo e não o de longo prazo, que precisamos para aprovação nos exames militares”, afirma. E acrescenta: “Com certeza, o curso preparatório foi o diferencial na minha classificação”.

A rotina de estudos de Ana Beatriz não era fácil: “Eu estudava todos os dias e tentava estudar o máximo de horas que podia, mesmo tendo que ir ao colégio durante a semana”. Segundo ela, não havia descanso nos fins de semana. “Sábado e domingo eram meus dias favoritos, pois conseguia estudar o dia inteiro praticamente, sem nenhum outro compromisso”. Obviamente, os bons resultados não foram à toa. 

Eu gostava de estudar intercalando as áreas do conhecimento para não cansar muito o cérebro. Então, depois de matemática, estudava português, por exemplo, intercalando exatas e linguagens. Enfim, estudava por volta de 6 horas por dia”, Ana complementa. 

Mas não pense que ela não descansava! “Para relaxar, por vezes, assistia a filmes, ouvia música e passava um tempo com a minha família”, relembra.

Estratégia Militares

Ana Beatriz descobriu os cursos da Coruja por meio de seu pai. Ele conheceu o Estratégia Concursos em 2019 e indicou o Estratégia Militares à filha em 2021. “Pesquisei mais sobre o curso nas redes sociais, assisti algumas aulas disponíveis no YouTube e adorei a didática dos professores! Quando vi o que o curso oferecia, resolvi adquirir na hora”, enfatiza. 

Dentre os materiais que ela mais utilizou estão os PDFs, as videoaulas e os slides. No entanto, a escolha entre qual usar dependia da matéria que iria estudar. 

Para matemática, eu gostava de assistir às videoaulas acompanhando com os slides impressos do professor Ismael Santos, o que é bom para fazer anotações. Em inglês, eu preferia estudar direto pelo PDF e, caso tivesse alguma dúvida, recorria à videoaula para saná-la com o professor Léo Pontes”, afirma. 

No entanto, o Banco de Questões do Estratégia Militares ganha a preferência. “Acredito que ele é uma ferramenta bem completa para treinar o mais importante de toda a preparação: as questões! Além de muitas questões e ótimos filtros para montar as listas, cada uma delas vem com a resolução no site e aplicativo, o que facilita demais o estudo e o entendimento do conteúdo”, garante Ana.

EAD

Quando perguntada sobre sua experiência com o Ensino à Distância (EAD), Ana Beatriz afirma o seguinte:

Minha experiência foi ótima! Eu gosto muito de estudar à distância, com cursos on-line. Certamente, estudar em casa contribuiu para meu desempenho, já que não precisava perder tempo indo e voltando de unidades presenciais, e me ajudou a desenvolver minha disciplina nos estudos”. 

Para ela, a experiência com o EAD foi positiva. “Eu me adaptei muito bem ao estudo para concursos por um curso on-line, porque eu conseguia me organizar com base nos horários que tinha disponível durante o dia e não precisava perder tempo de deslocamento”.

Ana Beatriz também ressalta, positivamente, o método de ensino do Estratégia Militares: “Em relação aos métodos aplicados, eles foram ótimos para a estruturação de cada tópico na minha mente, uma vez que temos acesso ilimitado a aulas gravadas e a uma apostila para o estudo da teoria e, ainda, a uma bateria de questões na apostila, dividida em níveis. Isso me ajudou muito a fixar o conteúdo e a identificar onde minhas dificuldades estavam, a fim de saná-las”.

A aluna do Estratégia Militares também falou da plataforma: “Acredito que a forma como os cursos e os materiais são apresentados na plataforma também me ajudou bastante, pois é muito prático encontrar onde fica cada ferramenta, apostila, videoaula, correção de redação, entre outros”.

Diferenciais 

Perguntamos à Ana Beatriz quais os diferenciais do Estratégia: “Um dos maiores diferenciais do Estratégia Militares, para mim, foi a construção do conteúdo desde a base até o nível da prova. Isso me ajudou muito a nivelar meu conhecimento e a ter uma base forte para aprender qualquer outro tópico mais avançado da matéria, principalmente em matemática!”. 

Ela acrescenta que um outro diferencial foi a correção de redações ilimitadas, que foi “perfeito para treinar bastante minhas técnicas de escrita e aprender com meus erros a partir do feedback dos corretores”. 

Ela acredita ainda que os professores do Estratégia Militares são outro diferencial. “Mesmo de longe, os professores oferecem um grande apoio aos alunos e nos motivam bastante durante as aulas. Lembro das frases nas apostilas, por exemplo: ‘O segredo do sucesso é a constância no objetivo’. Ajuda bastante a permanecer firme e com fé na missão”, ressalta. 

Professor favorito

Ana Beatriz sente-se um pouco desconfortável ao revelar quem é o seu professor preferido do Estratégia Militares. “É muito difícil escolher um professor favorito, pois todos são ótimos e muito didáticos!”, afirma. No entanto, ela acaba revelando a preferência:  “eu gosto muito do professor Ismael, pois ele me ajudou em uma das minhas maiores dificuldades: a matemática”. 

Ana Beatriz afirma que sempre foi muito boa na matéria, mas imaginava que teria dificuldades em se organizar por conta dos editais. “Sabia que teria muita dificuldade em organizar os diferentes assuntos de um edital de concurso na minha cabeça e lembrar de todos eles até o dia da prova”, relembra. 

Segundo ela, as aulas do professor Ismael conseguiram construir uma base sólida, dando capacidade de sustentar os assuntos de Matemática que seriam aprendidos posteriormente. 

Para ela, “guardar os diversos tópicos da matéria tornou-se mais fácil à medida que avançava nas aulas, fazia questões e revisava os conteúdos”. E, sobre o professor Ismael, Ana ainda afirma: “Acredito que sua didática é incrível e suas aulas muito motivadoras!”

Conselhos

Ana Beatriz deixa alguns conselhos para quem deseja trilhar um caminho parecido com o seu em busca de uma vaga nas instituições militares: 

Não desista. Não importa a sua situação, as suas dificuldades, ou qualquer outro fator que possa ser negativo na sua preparação, o importante é que você batalhe dia após dia contra eles e permaneça constante no objetivo até que o atinja. Faça o melhor com as condições que você tem e, quando você pensar em desistir, lembre-se do motivo pelo qual começou. Tenha sempre seu maior objetivo em mente e isso servirá como uma motivação poderosa nas horas difíceis”. 

E complementa: “Claro, todos queremos ser aprovados no concurso para o qual estudamos, mas há sempre um motivo maior do que esse, como honrar sua família, ter uma vida melhor no futuro, viver fazendo algo que realmente ama etc. Seja qual for o seu sonho, não se esqueça dele, e essa será uma ótima forma de manter-se disciplinado nos estudos até o fim. Além disso, eu me mantinha sempre em conexão com Deus, pedindo força, sabedoria e orientação para trilhar o melhor caminho possível, o que me ajudou muito”. 

Ana Beatriz espera ser “uma pessoa feliz na carreira e na vida, com Deus, minha família e bons amigos ao meu lado, e um estilo de vida leve e saudável”. Um de seus maiores sonhos, além do ingresso na carreira militar, é viajar pelo mundo para conhecer lugares e culturas diferentes. Algo que com certeza ela irá conquistar em breve. 

E você? Deseja se tornar um militar da Força Aérea Brasileira? Sonha em entrar na EPCAR? Então, faça como a Ana Beatriz! Não perca mais tempo e conheça os cursos do Estratégia Militares clicando no link abaixo! 

CTA - Militares

Você pode gostar também