Como se preparar para as próximas etapas da EsPCEx?

Como se preparar para as próximas etapas da EsPCEx?

Se você fez a Prova EsPCEx 2023 e alcançou uma boa nota, fique atento: o seletivo ainda não acabou! Diferente dos vestibulares, os concursos militares têm diversas fases eliminatórias que acontecem após a aprovação no exame de conhecimentos. 

Confira neste texto as dicas de Nicolas Lazaroto – aluno do Estratégia Militares e dono do canal no YouTube voltado para os concurseiros militares – de como se preparar para as próximas etapas do Concurso EsPCEx

“Finalmente, deu certo!”

Nicolas Lazaroto é aluno do Estratégia Militares e tem batalhado nos últimos anos para entrar para a EsPCEx. Por ter prestado a prova outras vezes, ele conhece muito bem a sensação de decepção por não conseguir uma boa nota e precisar contar à família que, mesmo depois de tanto estudo, não tinha conseguido passar.

Nesta edição, porém, ele acertou 84 das 100 questões do seletivo. “Quando vi a minha nota, que é uma nota boa, a primeira coisa que me veio à cabeça foram todos os momentos anteriores em que corrigi a prova, mas que o sentimento tinha sido de decepção”, conta. 

Dessa vez, porém, Nicolas diz que “é um sentimento indescritível, de dever cumprido. De ‘finalmente, deu certo’”. Agora, iniciam-se as fases eliminatórias do Concurso EsPCEx, entre elas a Inspeção de Saúde, a Avaliação Psicológica e o Teste Físico. 

Confira as dicas que Nicolas Lazaroto compartilhou com o Estratégia Militares para se dar bem nas outras etapas! 

Treine para o Teste de Avaliação Física

O TAF é uma das fases que mais elimina os candidatos, já que exige bastante preparo físico. No Concurso EsPCEx, a etapa consiste em dois dias de avaliação, com diferentes séries de exercícios em cada um. Você pode conferir nas tabelas a seguir!

No primeiro dia, os candidatos realizam:

CandidatoCorrida de 12 minutosFlexão de braços na barra fixa
Masculino2450 metros3 repetições
Feminino2100 metros1 repetição

Já no segundo dia: 

CandidatoFlexão de braço sobre o soloAbdominal Supra
Masculino21 repetições30 repetições
Feminino12 repetições27 repetições

“Uma dica que eu posso dar pra quem já passou pelo exame intelectual e está agora se preparando para as próximas etapas é principalmente: treine. Não é fácil você chegar lá e fazer o que precisa no teste físico sem nunca ter treinado”, ele alerta. 

Nicolas conta que vem se preparando fisicamente para o TAF ao longo do ano, mesmo antes de fazer a prova de conhecimentos. “Durante o período em que estava estudando, eu basicamente corria algumas vezes durante a semana e, muito de vez em quando, ia na academia com o meu irmão”, explica. 

No entanto, sua rotina mudou depois da prova objetiva: “Agora que já passou a prova, eu venho treinando corrida todos os dias. Treino barra e as flexões também, mas a corrida é o que eu faço todo dia exatamente porque é a única coisa em que ainda não alcancei o índice necessário para o teste físico”.

Além disso, Nicolas também começou a fazer natação, mesmo que não seja uma modalidade exigida pelo TAF da EsPCEx. “Eu comecei a natação porque é um esporte um pouco diferente, pra treinar de outra forma também”, explica. 

Cuidado com os exames da Inspeção de Saúde

Outra etapa que exige atenção no Concurso EsPCEx é a da Inspeção de Saúde. Diferente da prova objetiva e do TAF, essa fase não exige treino ou estudo prévio. O candidato precisa, basicamente, de duas coisas: saúde e entregar os exames solicitados. 

Na edição passada do Concurso EsPCEx, Nicolas não se classificou dentro das vagas da EsPCEx, mas como estava próximo do último majorado, deixou preparado os exames exigidos. “Agora, eu tenho uma facilidade maior porque ano passado eu já pesquisei os lugares para fazer os exames”, conta.

Por saber a dificuldade de preparar todos eles, Nicolas aconselha: “Mesmo que esteja um pouco longe da data da inspeção de saúde, já pesquise onde você vai fazer os exames. Veja se tem data e quando você vai poder marcar”. 

Ele também chama a atenção para o cuidado com a data de validade dos exames. “O exame toxicológico, por exemplo, tem data de validade curta. Você não pode fazê-lo três meses antes. Deve fazê-lo pouco tempo antes de se apresentar”, explica. 

Existem exames com maior data de validade, de 90 a 120 dias. Depende muito do tipo, porém todas as datas de validade estão detalhadas no Edital do Concurso EsPCEx 2023. “Então, se o exame tem no máximo 90 dias, você não pode fazê-lo antes de três meses de distância da sua inspeção de saúde, ou irá perdê-lo”, alerta. 

No entanto, não é bom deixar para fazê-los em cima da hora! Nicolas conta que, no ano passado, cometeu esse erro. “No dia 2 de janeiro, eu comecei a fazer os exames e, se eu tivesse sido chamado para a inspeção de saúde, eu não conseguiria ir para a EsPCEx com o exame toxicológico”.

Lembre-se que os resultados não são instantâneos – é necessário um tempo para ficarem prontos, especialmente se a demanda é grande. “Tome cuidado também porque ali em dezembro e janeiro é difícil marcar exame por conta da virada do ano, do Réveillon, dos feriados”, alerta Nicolas. 

Por sua parte, o youtuber está esperando a data da Inspeção de Saúde se aproximar mais um pouco antes de iniciar o processo de pedir os exames. Porém, como já tem a lista de lugares que os fazem, está tranquilo. 

E aí, guerreiro? Também está preparado para as próximas fases da EsPCEx? Fique ligado nos conteúdos do Portal Estratégia Militares para mais dicas e notícias dos seletivos das Forças Armadas! Clique no banner e saiba mais!

Benner CTA EM