Edital do Concurso Cadete PMPR 2024 é publicado com 50 vagas!

Edital do Concurso Cadete PMPR 2024 é publicado com 50 vagas!

Já pensou em fazer parte da Polícia Militar do Estado do Paraná? Então, fique atento: o Edital do Concurso Cadete PMPR 2024 já foi divulgado! As inscrições começam nesta quinta, dia 1 de junho e vão até às 12h do dia 23 de agosto.

Segundo o Edital, são ofertadas 50 vagas, das quais 45 são para Ampla Concorrência e 5 para candidatos afrodescendentes. Vale ressaltar que as mulheres podem ocupar no máximo 50% das vagas oferecidas pelo certame.

O Concurso PMPR 2024 oferece ingresso no Curso de Formação de Oficiais Policiais (CFO PM), autorizado a funcionar como Curso de Bacharelado em Ciências Policiais e Segurança Pública. Ao entrar no curso após o seletivo, o candidato recebe um subsídio inicial de R$ 3.776,22 e, ao se formar, o candidato ocupa o posto de 2º Tenente, com um subsídio de R$ 10.327,39.

Veja mais informações sobre o seletivo e o curso no Edital, antes de se inscrever no concurso!

Alguns requisitos são necessários para a inscrição, são eles:

a) ter nacionalidade brasileira;
b) ter no máximo 30 (trinta) anos de idade completos, até o primeiro dia de inscrições. O candidato não deverá ter completado 31 (trinta e um) anos no primeiro dia das inscrições;
c) comprovar conclusão do ensino médio, através de diploma de conclusão devidamente registrado ou certificado de conclusão do ensino médio ou documento equivalente, em escola pública ou particular, reconhecida pelos órgãos oficiais de ensino;
d) ter sido aprovado em todas as etapas do presente concurso público;
e) ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
f) estar quite com o serviço militar;
g) estar em dia com as obrigações eleitorais.

O Concurso Cadete PMPR é dividido em duas etapas. A primeira é composta das Provas Escritas, de caráter classificatório e eliminatório, e fica sob a responsabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Enquanto a segunda etapa é de responsabilidade do PMPR, que aplica as Provas de Habilidades Específicas (PHE).

As Provas Escritas sob responsabilidade da UFPR contam com duas fases:

  • Prova de Conhecimentos Gerais com 90 questões objetivas;
  • Prova de Compreensão e Produção de Textos, constituída de 03 questões discursivas, no valor de 20 pontos cada uma, que totalizarão 60 pontos.
Para saber mais sobre as provas da UFPR, acesse o Portal Estratégia Vestibulares! 

Já as Provas de Habilidades Específicas (PHE) são divididas entre as seguintes fases:

  • Investigação Social (IS);
  • Avaliação Psicológica (AP);
  • Exame de Capacidade Física (ECAFI); e
  • Exame de Sanidade Física (ESAFI).

Para saber mais sobre o Concurso Cadete PMPR 2024, acompanhe o Portal Estratégia Militares! Além disso, clique no banner e conheça nossos cursos on-line para os seletivos das Forças Armadas!

CTA - Militares

Você pode gostar também