Os alunos dos Colégios Militares (CMs) brasileiros alcançaram um grande feito na 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)! O Exército Brasileiro informou nesta quarta-feira, 15 de janeiro, que eles conquistaram mais de 400 medalhas no evento. Saiba mais a seguir!
A informação foi publicada no site de notícias do Exército. A 19ª OBMEP foi realizada em 2024 e o resultado foi divulgado no dia 20 de dezembro. Segundo a Força Armada, os alunos dos CMs conquistaram 419 medalhas, sendo que delas 72 foram de ouro, 173 de prata e 174 de bronze.
Este foi um grande marco para o corpo docente e discente dos CMs. O Exército destacou em sua publicação que o desempenho apenas reforça a qualidade do ensino no sistema dos Colégios Militares brasileiros.
A OBMEP é realizada todos os anos pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Seu objetivo é promover o estudo da matemática nas escolas públicas brasileiras. Em 2024, a 19ª edição contou com a participação de cerca de 18 milhões de alunos de 56 mil escolas. Para competir, o aluno deve estar entre o 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.
A competição foi criada em 2005 e busca estimular o interesse dos alunos pela matemática, identificar jovens talentos e contribuir para a melhoria da educação básica no Brasil. Outros objetivos são o incentivo para o ingresso em universidades, especialmente nas áreas científicas e tecnológicas, e a promoção e a valorização de professores das escolas públicas.
Segundo o Exército Brasileiro, a premiação dos medalhistas na 19ª OBMEP acontecerá durante o ano de 2025. As medalhas de ouro serão entregues em uma cerimônia nacional, enquanto as demais (prata e bronze), em cerimônias regionais, em datas que ainda serão definidas pela organização do evento.
Você sonha em estudar em um Colégio Militar? Quer ter a chance de ser um dos medalhistas das olimpíadas de matemática brasileiras? Então clique no banner e conheça nossos cursos preparatórios tanto para os Colégios Militares quanto para as Olimpíadas de Matemática!
Fonte: Exército Brasileiro