No dia 14 de fevereiro, sexta-feira, a Força Aérea Brasileira realizou a cerimônia de entrega de platinas para os novos cadetes da AFA. O evento também foi responsável por apresentar o Estandarte da instituições aos novos integrantes da FAB. Saiba tudo a seguir!
A cerimônia foi realizada na sede da AFA, em Pirassununga, São Paulo. Ela marcou o término do Estágio de Adaptação Militar (EAM). Esse momento simboliza a transição dos novos alunos de estagiários para a condição de cadetes. É o primeiro passo na jornada para a carreira militar de Oficial na FAB.
A solenidade foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Tenente-Brigadeiro do Ar Pedro Luís Farcic, e contou com a presença de Oficiais do Alto-Comando da FAB, instrutores da AFA e familiares dos cadetes. Estes últimos testemunharam a conquista de seus familiares e, pela primeira vez, entregaram suas platinas.
Receberam as platinas 142 cadetes, sendo 116 homens e 26 mulheres. Após se tornarem cadetes, eles seguirão na formação em suas respectivas áreas de especialização. São 107 cadetes da Aviação, 16 da Infantaria e 19 de Intendência. Eles formam o Primeiro Esquadrão.
O Comandante do Corpo de Cadetes da AFA, Coronel Aviador José de Almeida Pimentel Neto, citou a importância da cerimônia, pois a entrega das platinas simboliza um rito de passagem que celebra a dedicação e o esforço de cada cadete.
“Este momento marca o início de uma trajetória de responsabilidades e desafios que moldarão o caráter e a liderança dos futuros Oficiais da Força Aérea Brasileira. A apresentação do Estandarte simboliza essa responsabilidade e exalta o sentimento de pertencimento”, explicou.

O Tenente-Brigadeiro do Ar Farcic destacou a importância e desse marco na carreira dos novos cadetes, afirmando que, na AFA, a formação não se limita apenas ao domínio técnico das atividades profissionais. Segundo ele, ela abarca ainda o desenvolvimento de caráter íntegro e robusto, capaz de inspirar respeito e confiança.
A cerimônia contou ainda com a passagem de aeronaves T-25 Universal, que é usada na instrução dos cadetes aviadores do primeiro ano. Os novos cadetes entoaram o grito de guerra de sua turma (Turma Perseu) e incorporaram-se à tropa formada pelo Corpo de Cadetes da Aeronáutica para desfilar.
A entrega das platinas é um momento de grande simbolismo, representando não apenas a superação de desafios iniciais, mas também o compromisso dos cadetes com os valores da FAB. Para os familiares presentes, foi um momento de emoção e orgulho verem seus filhos e filhas darem os primeiros passos na carreira militar e se prepararem para os próximos desafios da formação na AFA.
Se você quer passar pela mesma experiência dos novos cadetes da AFA, estude para o concurso com o Estratégia Militares! Nosso material pedagógico é totalmente voltado para o edital do processo seletivo! Saiba mais clicando no banner abaixo!

Fontes
FAB – Agência Força Aérea, por Tenente Eniele Santos
Fotos: Flickr FAB / SD João Oliveira e SD Adher/ AFA