Alistamento militar feminino: começa a fase presencial

Alistamento militar feminino: começa a fase presencial

O Exército Brasileiro divulgou que mais de 26 mil mulheres já fizeram o alistamento militar em 2025. Agora, a iniciativa pioneira passa para uma nova fase: a etapa presencial do processo seletivo. Saiba mais sobre esse tema a seguir!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

As candidatas começaram a ser chamadas para a realização da Seleção Geral, fase onde serão realizados exames médicos, entrevistas, testes físicos e orientações sobre como funciona o processo seletivo.

A Seleção Geral é a segunda das cinco etapas do procedimento. As próximas serão a Designação, a Seleção Complementar e a Incorporação. Elas são a chave para que as candidatas aptas ao Serviço Militar possam ser designadas para uma organização militar e começar a preparação para servir à pátria como soldado.

Segundo o Exército Brasileiro, em Brasília, mais de 2.200 mulheres já participaram do processo. Elas somam-se às outras candidatas distribuídas nas 29 cidades brasileiras com previsão de vagas. A Força é quem conduz a seleção com foco no rigor técnico e no critério vocacional. Assim, é possível garantir que as futuras militares estejam capacitadas para contribuir com as Forças Armadas.

O alistamento militar feminino é um esforço das Forças Armadas para a ampliação da participação das mulheres em seus quadros. A iniciativa tem um total de 1.500 vagas abertas. Embora a segunda etapa já tenha começado, o alistamento pode ser feito até 30 de junho, por meio da plataforma digital, do aplicativo oficial do Exército ou nas Juntas de Serviço Militar.

Após a incorporação, é obrigatório também para as mulheres o cumprimento de um ano de serviço militar. Porém, após esse período, as militares receberão o Certificado de Reservista, ficando aptas a atender futuras convocações em caso de mobilização nacional. O alistamento feminino é facultado pelo Decreto nº 12.154/2024, que regulamenta sua participação voluntária nas Forças Armadas.

Se você é mulher e sonha em se tornar uma militar das Forças Armadas Brasileiras, conheça os cursos do Estratégia Militares e ingresse no Exército, na Marinha ou na Força Aérea. Clique no banner e saiba mais!

CTA - Militares

Fontes

Exército Brasileiro

Imagem: Sd Marcos – Exército Brasileiro

Você pode gostar também