Mulheres de destaque nas Forças Armadas brasileiras

Mulheres de destaque nas Forças Armadas brasileiras

As mulheres fazem parte das Forças Armadas brasileiras há muitos anos e não há dúvidas do quanto sua contribuição é importante. Desde os tempos do Brasil Império, passando pelas Grandes Guerras até chegar nos dias de hoje, existem muitas militares brasileiras que honram verdadeiramente a farda que usam.

Em homenagem ao 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, o Estratégia Militares traz para você algumas mulheres de destaque nas Forças Armadas Brasileiras! Suas histórias inspiram outras a também desejarem ingressar na Marinha, no Exército e na Aeronáutica. Confira o post!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

Contra-Almirante Dalva Maria Carvalho Mendes

A Contra-Almirante Dalva Maria Carvalho Mendes está nesta lista e não apenas por sua atuação como médica na Marinha – ela foi a primeira mulher militar na história do Brasil a se tornar uma Oficial General.

A Almirante Dalva fez parte da primeira turma de mulheres a ingressar na Marinha do Brasil, em 1981. Isso foi possível graças à Lei n. 6.807 de 1980, que criava o Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha. Ela foi alçada ao posto de Contra-Almirante no ano de 2012.

Acostumada a ser pioneira, a Almirante Dalva era a única de sua família a sonhar com a carreira militar. Ela era formada em medicina com especialidade em Anestesia e fazia sua residência quando as vagas para a primeira turma foram abertas.

A Almirante Dalva tinha servido por tempo suficiente para entrar para a reserva (a aposentadoria dos militares), mas preferiu aguardar para ver se conseguia atingir o generalato. E conseguiu! Hoje é um exemplo para outras mulheres que sonham com o mais alto cargo nas três Forças.

Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins

A Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins é outra mulher pioneira na carreira militar – mas desta vez, na Força Aérea Brasileira. Ela foi a primeira a se tornar uma Oficial General nesta Força, em 25 de novembro de 2020.

Além de se tornar a primeira Brigadeiro da FAB, a médica pode contar com outro pioneirismo em seu currículo: foi a primeira a comandar uma Organização Militar na Aeronáutica, a Casa Gerontológica de Aeronáutica Brigadeiro Eduardo Gomes (CGABEG), no Rio de Janeiro.

A Brigadeiro Carla ingressou em 1990 na Força Aérea Brasileira e se tornou Coronel em agosto de 2014. Seu currículo é de encher os olhos: ela é especialista em Medicina Aeroespacial, em Hematologia e em Hemoterapia, e possui Pós-Graduação em Vigilância Sanitária e Epidemiológica, além de Desenvolvimento Gerencial na Gestão de Serviços de Saúde.

Ela se sente muito honrada com o privilégio de ter se tornado a primeira Oficial-General da FAB. “É um encargo para o qual me preparei ao longo de 30 anos de trabalho árduo, com comprometimento e com dedicação”, destacou em uma entrevista para o site da Aeronáutica brasileira.

Maria Quitéria de Jesus e as mulheres do Exército

O Exército brasileiro contou com mulheres desde sempre em suas fileiras. Basta lembrar da história de Maria Quitéria de Jesus. Ela se disfarçou como homem e participou dos combates em prol da manutenção da Independência brasileira, em 1883.

Maria Quitéria foi incorporada à tropa como Soldado Medeiros. Foi descoberta, mas ganhou permissão para continuar no combate. Sua bravura fez com que ela se tornasse Patrono do Quadro Complementar de Oficiais do Exército.

É importante observar que essa Força ainda não tem uma mulher como oficial-general em seus quadros. A previsão é que isso só ocorra em 2027. No entanto, várias delas abrilhantam as atividades do Exército.

Entre elas, está a Coronel Maria Sandra Andrade. Ela entrou para a primeira turma do Exército que admitiu mulheres, em 1992. No entanto, seus companheiros não eram apenas do sexo feminino. A Coronel Maria Sandra e as outras mulheres de sua turma não tiveram tratamento diferenciado e seu treinamento foi igual ao dos homens.

Ela também é uma pioneira dentro do Exército Brasileiro. Ela foi a primeira enfermeira a assumir um cargo de direção em um hospital militar dessa Força. Também foi pioneira em sua família, tornando-se militar sem que qualquer parente seu fizesse parte dessas instituições.

Se você sonha em ser uma oficial general ou uma mulher de destaque nas Forças Armadas, deixa a Coruja te ajudar! Faça um de nossos cursos e ingresse nas fileiras militares brasileiras! Adquira o nosso Banco de Questões e se prepare!

BANNER_PORTAL_

Você pode gostar também