Dia do Veterano da Força Aérea Brasileira: saiba mais sobre a FAB!

Dia do Veterano da Força Aérea Brasileira: saiba mais sobre a FAB!

Você sabia que no dia 16 de julho é comemorado o dia do Veterano da Força Aérea Brasileira? O Estratégia Militares trouxe para você a história da criação dessa data e a importância dos veteranos na FAB!

Criação do Dia do Veterano da Força Aérea Brasileira

Em 16 de julho de 1945, os primeiros veteranos da Força Aérea Brasileira (FAB) retornaram vitoriosos da campanha na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. Os aviões que voaram nos céus italianos, ao voltarem ao Rio de Janeiro, anunciavam o sucesso da operação. 

Com apenas quatro anos de criação, a FAB já possuía em suas fileiras Oficiais, Sargentos, Cabos e Soldados que marcaram a história da instituição. 

Como forma de valorizar e reconhecer a contribuição de todos os integrantes da FAB que deixaram o serviço ativo, desde a sua criação até os dias atuais, foi instituído pela Portaria nº 200/GC3, de 20 de fevereiro de 2020, o dia 16 de julho como o Dia do Veterano da Força Aérea Brasileira. 

A data foi escolhida para homenagear aqueles que serviram a Força Aérea e deixaram um legado de renúncia, empenho e dedicação. Além disso, o Comando da Aeronáutica editou a diretriz, DCA 11-127, na qual efetiva o termo “Veterano” para os militares que se encontram na situação de inatividade, o qual passam a ser tratados pelo referido termo.

Veterano da Força Aérea Brasileira
Divulgação: Flickr/Força Aérea Brasileira

Valores da FAB

Um dos principais veteranos da Força Aérea Brasileira é lembrado no dia 20 de julho. Alberto Santos-Dumont, o Pai da Aviação, foi o brasileiro que mudou a trajetória mundial e é o Patrono da Aeronáutica Brasileira.

Além dele, o Patrono da Força Aérea Brasileira, o Marechal-do-Ar Eduardo Gomes, o Patrono da Aviação de Caça, Brigadeiro Nero Moura, entre outras personalidades da FAB, são anualmente homenageados pelos militares da Força, a fim de cultivarem e reforçarem os valores militares, como a coragem, a disciplina e o patriotismo, ao colocarem a própria vida a disposição da nação brasileira.

Serviços de apoio aos veteranos da Força Aérea Brasileira

O Estado-Maior da Força Aérea Brasileira criou, por meio da Portaria nº 567/HM3, de 7 de julho de 1993, a Subdiretoria de Inativos e Pensionistas da Aeronáutica. 

Essa seção tem a missão de planejar, orientar e coordenar a remuneração dos militares inativos, civis aposentados e beneficiários de pensão militar e civil, principalmente com os assuntos relacionados à assistência aos veteranos e aos civis aposentados.

A reestruturação da Força Aérea Brasileira

O projeto de reestruturação da FAB nasceu da necessidade da adaptação da Força aos tempos atuais, visando a melhor administração dos recursos públicos. Dessa forma, foi elaborada a Diretriz DCA 19-5 – “Aprimoramento da reestruturação do Comando da Aeronáutica – Projeto Piloto”, de 19 de maio de 2020.

A Diretriz visa promover os ajustes necessários para atingir o objetivo inicial da reestruturação, que é a separação das atividades administrativas e operacionais, bem como finalizar as ações decorrentes do processo de reestruturação organizacional, a fim de elevar o nível de prontidão operacional e a capacidade de dissuasão da FAB.

A reestruturação é dividida em várias fases. No projeto piloto, sob o aspecto administrativo, as mudanças propostas pelo Comando da Aeronáutica preveem:

  • A Guarnição de Aeronáutica de Lagoa Santa (GUARNAE-LS) será criada e a Guarnição de Aeronáutica de Belo Horizonte (GUARNAE-BH) será extinta; 
  • O Grupamento de Apoio de Barbacena (GAP-BQ) será desativado e incorporado à estrutura organizacional da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), que passará a apoiar administrativamente o Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ);
  • O GAP-GL, GAP-RJ, GAP-LS, Prefeitura de Aeronáutica dos Afonsos (PAAF), Prefeitura de Aeronáutica do Galeão (PAGL) e a Prefeitura de Aeronáutica de Lagoa Santa (PALS) são subordinados ao Comando Aéreo Leste; entre outros.
Veteranos da Força Aérea Brasileira
Divulgação: Flickr/Força Aérea Brasileira

Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira

A Associação dos Veteranos da Força Aérea Brasileira (AVFAB) é uma associação de direito privado, ou seja, sem vínculos financeiros e administrativos com a FAB

Ela visa reunir e apoiar, por meio de ações sociais, culturais e esportivas, os veteranos da FAB, seja de praças aos oficiais, concursados ou de carreira. A AVFAB foi fundada em 15 de novembro de 2014 e está sediada na cidade de São Paulo.

Sistema de Assistência aos Veteranos e Pensionistas da FAB

O Sistema de Assistência aos Veteranos e Pensionistas da Aeronáutica (SAVPAR) é um programa criado pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) e coordenado pelo Comando-Geral do Pessoal (COMGEP) e pela Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA).

Esse sistema tem o objetivo de promover o bem-estar, a segurança e a agilidade no atendimento dos veteranos da FAB, por meio da internet, já que, muitas vezes, após serem encaminhados para o quadro de reservistas, eles se mudam para cidades onde não há organizações da Aeronáutica próximas. o que dificulta o acesso dos veteranos aos serviços de assistência da FAB.


Curtiu a leitura? É sempre importante aprender e valorizar os que serviram a FAB por tantos anos. Se você tem o sonho de servir a nação brasileira nas asas da Força Aérea Brasileira, clique no banner abaixo e confira as oportunidades que o Estratégia Militares têm para você! Vem ser coruja!

Você pode gostar também