Se você é um nutricionista e gostaria de servir no Exército Brasileiro com a sua profissão, esse post é pra você! Neste artigo, o Estratégia Militares elenca as principais informações a respeito do concurso e da formação do nutricionista no Exército.
Navegue pelo conteúdo
O que faz um nutricionista no Exército Brasileiro?
A rotina de um nutricionista militar é bem próxima a de um civil. A principal diferença está no público atendido que, no caso, são militares da ativa, da reserva e todos os seus dependentes. Eles trabalharam tanto no atendimento individual, como também nos ranchos junto à equipe de cozinha na elaboração da dieta de toda a tropa.
Além disso, os nutricionistas militares são submetidos à rotina e à doutrina militar, na qual se compreende hierarquia, asseio com o fardamento, treinamento físico militar (TFM), disciplina etc.
Além das oportunidades oferecidas no Exército, também há possibilidade do nutricionista ingressar tanto na Marinha do Brasil, quanto na Força Aérea. Em todas, o profissional entra como Oficial, no posto de Primeiro Tenente, e faz jus a todos os benefícios da carreira militar.
Como se tornar um nutricionista do Exército?
Para ingressar como nutricionista de carreira no Exército Brasileiro é necessário realizar concurso público para a Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx). Esse certame possui recorrência anual; no entanto, não são abertas vagas para nutricionistas todos os anos.
O edital do certame elenca diversos requisitos para o ingresso na Escola. Além do nível superior em nutrição, os principais requisitos são:
- Ser brasileiro nato;
- Possuir CPF;
- Ter no mínimo 1,60 m de altura paro o sexo masculino e 1,55 m para o sexo feminino; e
- Não ter mais que 32 anos de idade no ano da matrícula.
A aplicação da prova objetiva do certame é de responsabilidade da Vunesp e o candidato poderá realizá-la em até 4 horas. Ela conta com a seguinte estrutura:
- Língua Portuguesa: 8 questões;
- Geografia do Brasil: 6 questões;
- História do Brasil: 6 questões; e
- Conhecimentos específicos: 40 questões.
As 40 questões de “conhecimentos específicos” dizem respeito a assuntos relacionados à nutrição.
Os candidatos que obtiverem a melhor classificação na prova objetiva avançam para as demais etapas. Dentre elas está o teste de aptidão física, que possui índices mais baixos comparado aos outros concursos do Exército Brasileiro. A composição do exame segue a seguinte estrutura:
- Corrida de 12 minutos: 2250 para os homens e 1900 para as mulheres;
- Flexão de braços: 12 para os homens e 6 para as mulheres; e
- Abdominal: 30 para os homens e 27 para as mulheres.
Aqueles que, após todas as etapas, terminarem dentro do número de vagas disposto no edital, iniciam a formação.
Curso de Formação de nutricionistas no Exército
A formação de 9 meses acontece na Escola de Formação Complementar do Exército, localizada na cidade de Salvador (BA). Um grande diferencial desse período de formação é que o aluno já inicia a carreira na patente de 1° Tenente Aluno.
O curso é dividido em 3 fases principais:
- Formação comum: promove a adaptação do novo militar às rotinas do Exército;
- Formação específica: destinada a estabelecer uma relação entre os conhecimentos adquiridos pelos alunos na universidade com a atividade a ser realizada no Exército; e
- Pós-graduação: Ao final do curso é atribuída a pós-graduação em ciências militares aos candidatos mediante apresentação de seus artigos científicos produzidos durante o curso.
Ao final do curso, os militares são declarados 1° Tenente e passam a trabalhar em alguma organização militar, compondo o Quadro Complementar de Oficiais.
Qual o salário de um nutricionista do Exército?
Como 1° Tenente, os nutricionistas do Exército Brasileiro fazem jus a um soldo no valor de R$8.245,00, além de todas as vantagens inerentes à carreira militar, como: possibilidade de progressão na carreira, assistência médica e odontológica etc.
Canção do Quadro Complementar de Oficiais
No ocaso de outras guerras
Verdes campos, vastas terras
Hoje venho ressaltar
Bravo que não se olvida
O QCO dá sua vida
Pelo progresso a trilhar
Brilha a nossa História
QCO, vela essa glória
Reflete o passado que se viu
Desempenha a sua missão
Por amor a essa Nação
Homens e mulheres do Brasil
Com afinco e prudência
Somos das letras, das ciências
Prontos a assessorar
Nossa força é nosso brio
Ao construir um país
Somando formas de lutar
Brilha a nossa História
QCO, vela essa glória
Reflete o passado que se viu
Desempenha a sua missão
Por amor a essa Nação
Homens e mulheres do Brasil.
Brilha a nossa História
QCO, vela essa glória
Reflete o passado que se viu
Desempenha a sua missão
Por amor a essa Nação
Homens e mulheres do Brasil.
Letra: Capitão Alyne Alves Trindade
Música: 1° Tenente Jacy Ferreira
Se você tem o sonho de ingressar no Exército Brasileiro, conte com o líder em classificações na sua preparação! O Estratégia Militares é o curso que mais classifica alunos para esses certames todos os anos. Clique no banner abaixo e conheça nossos produtos. Vem ser coruja!