E aí, guerreiro? Seu sonho é fazer parte do Serviço de Intendência? O Estratégia Militares preparou um artigo com as possibilidades de ingresso em um curso de Intendência dentro das Forças Armadas do Brasil. Acompanhe o texto e fique por dentro de todas as oportunidades!
Navegue pelo conteúdo
O que é a Intendência?
O Serviço de Intendência é o responsável pelo setor administrativo e financeiro da Força, ou seja, o intendente é o responsável por todas as compras, armazenamento e distribuição do material, seja ele fardamento, armamento, alimento, munição, entre outros.
Ele é parte fundamental tanto para a logística do Exército Brasileiro como para a logística da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira e, por isso, é considerada a Rainha da Logística.
Em um cenário de guerra, por exemplo, estar bem abastecido é algo primordial para qualquer tropa, tanto com armas e munição, como também de alimentos balanceados. Suprir a tropa no campo de batalha é uma responsabilidade do Serviço de Intendência.
Como entrar para o Serviço de Intendência?
Para fazer parte do Serviço de Intendência, sendo militar de carreira em alguma das Forças Armadas do Brasil, é necessário fazer concurso público. O Estratégia Militares listou todas as opções de concursos em cada uma das Forças Armadas que lhe dão a oportunidade de fazer o curso de Intendência.
Curso de Intendência no Exército Brasileiro
O Exército Brasileiro possui três concursos públicos anuais para quem tem o objetivo de ser um Intendente de carreira da Força Terrestre. São eles: Concurso ESA, Concurso EsPCEx e Concurso EsFCEx.
O concurso ESA tem recorrência anual e oferta cerca de 1100 vagas para homens e mulheres. Após a aprovação no concurso, o aluno realiza uma formação de dois anos, em que o primeiro ano é composto de um curso básico e o segundo ano é quando há a opção de escolher o curso de Intendência.
Ao final do segundo ano de formação, o militar é declarado 3° Sargento do Exército Brasileiro e fará parte do Serviço de Intendência da Força.
Quem escolher o concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) terá mais de 400 vagas anuais à disposição. Após ser classificado no concurso público, o militar passa por uma formação de 5 anos. Somente no segundo ano como Cadete da Aman, ele poderá optar pelo Serviço de Intendência.
Após os 5 anos de formação, o Cadete passará a ser Aspirante a Oficial e irá compor o Serviço de Intendência do Exército em alguma organização militar do Brasil.
O concurseiro que possuir nível superior pode concorrer às vagas da Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx). O curso de formação possui a duração de 37 semanas e, após concluídas, o militar será 1° Tenente de carreira do Exército Brasileiro.
Os candidatos ao concurso da EsFCEx que possuírem bacharelado em Administração e Ciências Contábeis, por exemplo, trabalharão junto ao Serviço de Intendência.
Curso de Intendência na Força Aérea Brasileira
Quem tem o sonho de ser um militar de carreira da Aeronáutica e fazer parte do Serviço de Intendência precisará prestar concurso público para a Academia da Força Aérea (AFA). Além disso, também há o Especialista em Suprimento (GBSP) e o Especialista em Administração (GSAD) que auxiliam os Oficiais Intendentes da Força Aérea.
O concurso AFA possui recorrência anual e, no ato da inscrição, existe a possibilidade de os candidatos optarem pela Intendência. Após a formação de 4 anos, os Intendentes Aspirantes a Oficial recebem o diploma de bacharel em Administração, com ênfase em Administração Pública.
Para os que preferem as carreiras dos Especialistas, os concursos para a EEAR e para a EAGS são o caminho.
O concurso da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) possui recorrência semestral e após a aprovação no certame, o aluno passa por uma formação de dois anos. Ao final desta, será declarado 3° Sargento.
Já o concurso para o Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS) exige formação técnica aos candidatos. Após o processo seletivo, os alunos passam por uma formação de aproximadamente 24 semanas. Concluída a formação, são declarados 3° Sargento.
Curso de Intendência na Marinha do Brasil
A Marinha do Brasil dispõe de duas possibilidades para quem almeja fazer parte da Intendência da Força: o concurso para a Escola Naval e o concurso para o Quadro Complementar de Oficiais Intendentes.
O concurso para a Escola Naval tem recorrência anual e é destinado aos candidatos que possuem nível médio. Após a aprovação no concurso, inicia-se o curso de formação, que tem duração de 4 anos. O militar poderá fazer a opção pelo Corpo de Intendentes no terceiro ano do curso e, após toda a formação, será declarado 2° Tenente.
Já o concurso para o Quadro Complementar de Oficiais Intendentes é destinado a candidatos que possuam nível superior nas áreas de administração, ciências contábeis e economia. O curso de formação é bem mais curto em relação ao da Escola Naval, já que possui apenas 39 semanas. Após concluir toda a formação, o militar também é nomeado 2° Tenente.
Quer fazer algum desses concursos e se tornar um Intendente? Se sim, não deixe de começar a sua preparação o quanto antes. Clique no banner abaixo e conheça nosso Banco de Questões. Vem ser Coruja!