Tem dificuldades de escrever Redação? O Estratégia Militares separou algumas dicas para você aprender a escolher um recorte temático e apresentar sua tese!
O primeiro passo para uma boa redação é identificar o tema a partir dos textos de apoio. Então, leia com atenção aquilo que for disponibilizado na hora da prova. Em seguida, é necessário selecionar o recorte temático.
Pense nesse processo como um funil: você deve sair do mais amplo para o menos amplo, ou seja, do grande tema para sua análise sobre ele.
Evidentemente, um mesmo tema possibilita diversos recortes temáticos. Separamos alguns exemplos para você ver, na prática, como se escolhe um recorte temático a partir de um tema.
Navegue pelo conteúdo
Como escolher o recorte temático?
Leia os textos a seguir e veja como um mesmo tema pode gerar recortes temáticos diferentes. Os textos são subtítulos de reportagens, crônicas, colunas, entre outros.
Ao ler o título e a linha fina da matéria acima, podemos pensar nos temas de “Maternidade” ou “Cultura e arte”, por exemplo. Depois de identificá-los, basta enumerar os possíveis recortes temáticos, como na tabela abaixo:
TEMA | RECORTES TEMÁTICOS |
---|---|
Maternidade | – Cultura e arte como parte da formação das crianças; – A percepção da cultura e das artes no contemporâneo; e – Desafios da maternidade no contemporâneo. |
Cultura e Arte | – A recepção da cultura e da arte na infância; – Cultura e arte como lazer; e – Cultura e arte como instrumento de socialização. |
Observe o próximo exemplo:
Seguindo a mesma lógica, podemos pensar nos temas “Tecnologia e comunicação” e “Relações pessoais”. Já os recortes temáticos podem ser organizados assim:
TEMA | RECORTE TEMÁTICO |
---|---|
Tecnologia e comunicação | – Os problemas dos meios de comunicação contemporâneos; – A presença da tecnologia no dia a dia; e – As vantagens e desvantagens da comunicação instantânea. |
Relações pessoais | – Novos modos de relacionamentos pessoais no contemporâneo; – A internet como mediadora das relações pessoais; – Como a tecnologia pode alterar a natureza das relações. |
Você pode fazer esse exercício com matérias de jornal, fotografias, quadrinhos e outros tipos de texto. Então, procure sempre treinar para extrair o tema e o recorte temático daquilo que está a sua volta e, assim, no dia da prova, você terá uma facilidade ainda maior de analisar os textos de apoio fornecidos!
Desenvolvendo a tese
A tese também pode ser chamada de ponto de vista em sua prova, no entanto o significado é o mesmo: sua opinião sobre o tema. Ela pode ser negativa ou positiva, mas independente disso você deve seguir uma estrutura argumentativa que defenda sua tese de forma compreensível para o leitor.
Atenção! Você não precisa fazer o leitor concordar com você. O importante é que você demonstre capacidade de construção lógica.
Ao escrever uma redação, sua tese deve aparecer logo no primeiro parágrafo. Porém, não basta só “jogá-la” – é necessário também contextualizá-la!
Um dos modos mais fáceis de elaborar uma tese é trabalhar com a ideia de causa e consequência. Algo ocorre no mundo e isso gera uma consequência – tanto para o indivíduo quanto para a sociedade.
Com isso em mente, vamos voltar aos exemplos de recortes temáticos que apresentamos anteriormente.
Entendeu o pensamento? Se você tem dificuldade em criar uma tese, pense nela como uma fórmula matemática:
X, pois Y, logo Z
Assim, você substitui:
- X por sua opinião pessoal, sua ideia sobre o assunto;
- Y por uma informação que estabeleça relação de causa com sua ideia; e
- Z por uma informação que estabeleça relação de consequência com sua ideia.
Dessa forma, você garante que sua tese será completa e bem compreensível. Veja um exemplo:
Crianças devem ter contato com a arte desde cedo (X), pois ela amplia a percepção de mundo (Y), logo, tornam-se pessoas mais criativas (Z).
Na prática!
Uma boa redação não é feita só de teoria, mas também de muita prática! Observe os textos de apoio e elabore, você mesmo, o recorte temático e a tese.
Tema: Os efeitos negativos do uso indiscriminado da internet
TEXTO I
“A partilha de informações ganhou proporções nunca imaginadas com a popularização das redes sociais. Ganhamos agilidade na troca de informações e estamos mais próximos. Mas a troca indiscriminada de informações descontextualizadas e humor portátil deixa uma questão em aberto: estamos perdendo o senso crítico?”
(http://obviousmag.org/archives/2011/09/redes_sociais_e_colaboracao_extrema_O_fim_do_senso_critico-.html.Fragmento.Acesso em: 21 fev. 2017)
TEXTO II
Você sabia que os alunos dos cursos preparatórios on-line do Estratégia Militares podem ter direito a correções ilimitadas de Redação? Nossos professores as avaliam e devolvem a correção comentada para os alunos em poucos dias. Então, não perca essa oportunidade!
Conheça os cursos on-line para os seletivos das Forças Armadas e venha fazer parte do time Coruja! Clique no banner e saiba mais!
Texto escrito com base no conteúdo elaborado pela Profa Celina Gil