Descobrimento do Brasil: a chegada dos portugueses ao país

Descobrimento do Brasil: a chegada dos portugueses ao país

O descobrimento do Brasil pelos portugueses em 22 de abril de 1500 foi um marco na história de ambas as nações. Confira o artigo que o Estratégia Militares preparou com as principais informações desse fato histórico para você!

Durante muito tempo, os europeus sequer desconfiavam da existência de pessoas para além de suas terras. 

No final do século XIV, o comércio tornou-se uma importante fonte de renda não só para a burguesia, mas também para a “nobreza mercantil” e para o “Estado-mercador”. A florescente economia mercantil portuguesa estava se desenvolvendo dentro da sociedade aristocrática européia sob o comando do rei D. João I.

A expansão marítima portuguesa

Esse contexto de acúmulo de riquezas concentradas nas mãos do rei português, somado ao interesse da burguesia portuguesa em ampliar sua área de atuação comercial favoreceu a criação da Escola de Sagres, liderada por Dom Henrique, o navegador. O período de exploração dos mares, ficou consagrado como as grandes navegações. 

O que é a Escola de Sagres?

A Escola de Sagres é envolvida num mistério, visto que os portugueses alegam que ela realmente existiu, porém não conseguem provar essa existência, principalmente no que diz respeito à sua construção, ordenada por D. Henrique I. Contudo, os portugueses eram muito avançados nas técnicas e conhecimento na navegação marítima.

Segundo os portugueses, esses conhecimentos foram obtidos nessa Escola, a qual era um espaço onde os navegadores trocavam informações sobre suas experiências no mar. Até hoje nunca foi encontrado nenhum registro da existência dela, nenhum documento, construção ou objeto que fizesse referência.

O conjunto de conhecimentos lá desenvolvidos tornou viável o projeto expansionista português, que acabou por superar as limitações ao comércio continental europeu do século XV.

A experiência comercial foi facilitada também pelo envolvimento econômico de Portugal com o mundo islâmico do Mediterrâneo. Além disso, a atração para o mar foi incentivada pela posição geográfica do país, próximo às ilhas do Atlântico e à costa da África.

A precoce centralização política de Portugal

Portugal foi o primeiro Estado nacional a se formar na Europa, tendo suas fronteiras definidas desde 1249. A ascensão de D. João I ao trono, em 1385, significou a instalação do Absolutismo no país. Além disso, Portugal era, em 1385, o único Estado centralizado e livre de guerras. Situação que contribuiu para o pioneirismo na expansão ultramarina.

A conquista de Ceuta por Portugal

O primeiro passo da expansão marítima portuguesa foi a expulsão dos mouros do território português e a conquista de Ceuta, na África. 

A cidade era um importante centro comercial situado no norte do continente africano, em Marrocos, por onde chegavam e saíam escravos, marfim e ouro. Além disso, a cidade estava sob domínio árabe, servindo de base para os islâmicos que invadiram a região Ibérica. 

Além disso, a distância entre Ceuta e Gibraltar é muito pequena, cerca de 66 quilômetros, o que impedia os navios cristãos europeus explorarem além do Mar Mediterrâneo.

A frota de guerra partiu de Lisboa no dia 25 de julho de 1415 e, após longas batalhas, conquistou Ceuta em 21 de agosto de 1415. Esse é o marco inicial da expansão ultramarina portuguesa.

Qual é a história do descobrimento do Brasil?

Gradativamente, os portugueses começaram a explorar a costa africana. A cada ano, as expedições avançavam milhas em direção ao sul, atingindo pontos cada vez mais distantes de Portugal e das ilhas de Açores, Madeira e Cabo Verde.

No reinado de D. João II, em 1488, Bartolomeu Dias atingiu o extremo sul da África, ultrapassando o cabo das Tormentas e rebatizando-o de cabo da Boa Esperança. Já em 1498, Vasco da Gama finalmente alcançou as Índias numa expedição de reconhecimento. 

Caravela da Marinha do Brasil
Divulgação: Flickr

Dois anos depois, no dia 9 de março de 1500, a primeira frota destinada a fazer comércio em larga escala com o Oriente, comandada por Pedro Álvares Cabral, partiu de Lisboa. A frota era composta por:

  • Nove naus, com capacidade para 150 tripulantes e 35 metros de comprimento;
  • Três caravelas, com capacidade para 80 tripulantes e 22 metros; e
  • Uma naveta de mantimentos.

Ao todo, a frota portuguesa transportava cerca de 1.500 homens na expedição. Dentre os tripulantes havia médicos, astrólogos, religiosos e até criminosos que trocaram suas penas de morte pelo exílio no desconhecido.

Rota adotada pelos portugueses no descobrimento do Brasil
Divulgação: Por Cabral_voyage_1500.svg: *Cabral_voyage.png: Lecen (based on work created by Castoro. See File:MONDO3.GIF)derivative work: Odysseus1479 (talk)derivative work: João Sousa (talk) – Cabral_voyage_1500.svg, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=12619380

Quando o Brasil foi descoberto pelos portugueses?

No dia 22 de abril de 1500, a frota portuguesa ancorou seus navios (Santa Maria, Pita e Niña) no litoral do novo continente, na baía de Santa Cruz de Cabrália, onde hoje é a cidade de Porto Seguro/BA, que viria a ser o Brasil.

Atualmente, existe uma corrente de professores e historiadores que defendem a tese de que o primeiro lugar em que os portugueses chegaram foi na região de São Miguel do Gostoso, no litoral do Rio Grande do Norte.

O que aconteceu no dia 22 de abril de 1500?

Quando os europeus chegaram à nova terra, encontraram uma população ameríndia, distribuída ao longo da costa e na bacia dos rios Paraná-Paraguai.

Em alguns pontos do litoral, a presença tupi-guarani era interrompida por outros grupos, como os Goitacazes, na foz do Rio Paraíba, pelos aimorés, no sul da Bahia e no norte do Espírito Santo, pelos Tremembé, na faixa entre o Ceará e o Maranhão. Essas populações eram chamadas tapuias, uma palavra genérica usada pelos tupis-guaranis para designar índios que falavam outra língua.

O Tratado de Tordesilhas

Os países ibéricos, Portugal e Espanha, entraram em confronto por causa das fronteiras ultramarinas, cada qual defendendo a porção do globo conquistada. Para resolver a contenda, apelaram ao papa.

Em 1494, logo após a viagem de Colombo (1492) e, portanto, antes da chegada dos portugueses ao Brasil, D. João II (rei de Portugal) e Fernando e Isabel (soberanos espanhóis) assinaram o Tratado de Tordesilhas. 

Tomando por base o meridiano que passava a 370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde, ficou estabelecido que os domínios espanhóis eram aqueles situados a leste dessa linha, cabendo aos portugueses as áreas situadas a oeste.

Porém, à medida que outros países, como França, Inglaterra e Holanda, entraram na corrida pelas possessões ultramarinas, esse acordo passou a ser questionado.

Se você tem o sonho de ingressar nas carreiras militares do Brasil, confira o Banco de Questões do Estratégia Militares e garanta a sua aprovação! Clique no banner abaixo e vem ser coruja!

EM - Banco de Questões

Você pode gostar também