Floresta equatorial: confira sobre o assunto cobrado nas provas militares

Floresta equatorial: confira sobre o assunto cobrado nas provas militares

A floresta equatorial é um dos biomas mais importantes do mundo e a maior delas se encontra no Brasil! Se você está se preparando para as provas militares, não deixe de ler esse artigo que o Estratégia Militares preparou para você!

As formações vegetais são o conjunto de plantas de fisionomia semelhantes que formam uma paisagem. Quando ocorrem várias formações em uma área restrita, tem-se um complexo vegetacional.

O que é floresta equatorial?

As florestas equatoriais, chamadas também de florestas tropicais pluviais, são predominantes nas regiões tropicais, de baixas latitudes, onde predominam os climas quentes e úmidos, que se desenvolvem graças aos elevados índices pluviométricos

Quais as principais características da floresta equatorial?

Apresenta predominantemente espécies arbóreas, com árvores que podem atingir até 60 metros de altura. Sua formação vegetal apresenta as seguintes características:

  • Latifoliada, ou seja, possui folhas grandes e largas;
  • Possui grande diversidade de espécies;
  • Higrófila, ou seja, desenvolvimento em área de grande umidade
  • Perene – sempre verde; e
  • Bastante densa. 

Apresentam grande quantidade de epífitas, que são as plantas que utilizam as árvores como suporte para seu crescimento, não sendo parasitas. 

As principais espécies de epífitas são as orquídeas, as bromélias e as lianas, que são as plantas fixas ao solo, que se mantém enraizadas durante toda a vida e necessitam de suporte físico para alcançarem a copa das árvores, como os cipós.

Onde fica localizada a floresta equatorial?

Os domínios das florestas equatoriais abrangiam, originalmente, grandes áreas contínuas na América do Sul (as bacias dos Rios Amazonas e Orenoco), na África (as bacias dos rios Congo, Níger e Zambeze) e, na Ásia, vastas porções da península Malaia e da Insulíndia.

Atualmente, ela é encontrada em alguns países da América do Sul, inclusive no Brasil, na faixa centro-ocidental da África e no Sudeste Asiático, porém muito desmatada.

Militar do Exército na Selva

Quais as características da Floresta Amazônica?

O Brasil abriga grande parte da maior floresta equatorial do mundo: a Floresta Amazônica. No território brasileiro ela se divide em três níveis, em função de suas características pedológicas, topográficas, climáticas e botânicas. Confira abaixo:

Mata de Terra Firme ou Caaetê

A mata de terra firme é encontrada na área dos baixos platôs, região livre das inundações fluviais. Apresenta-se como a área de maior desenvolvimento fitogeográfico. A principal espécie encontrada na mata de terra firme é a castanheira, mas são encontradas também o caucho, o acapu e a maçaranduba.

Mata de Várzea

A mata de várzea é a formação vegetal relacionada à planície amazônica. A mata sofre inundações periódicas, que favorecem a deposição de matéria orgânica, e, com isso, fertilizam temporariamente o solo. As principais espécies são a seringueira, o guaranazeiro e o cacaueiro.

Mata de Igapó ou Caaigapó

A mata de igapó corresponde, geralmente, à vegetação encontrada nas áreas mais deprimidas do relevo. Como a inundação da área é permanente, suas espécies são adaptadas para suportar o solo alagadiço, com a presença, por exemplo, de raízes aéreas. 

A mata de igapó possui uma relativa homogeneidade e baixa diversidade. Apresenta espécies hidrófilas, como a vitória-régia. Além dela, tem-se o açaí e a piaçava, a Samaúma (a árvore mais alta da Amazônia), entre outras.

O que é o arco do desmatamento?

O chamado arco do desmatamento é uma região em que a grande diversidade de ocupação e de atividades vem acarretando intenso processo de queimadas e desflorestamento. As finalidades são a extração de madeira, a abertura de área para a pecuária ou para a agricultura – como a soja -, entre outras.

Quais estados são cobertos pelo arco do desmatamento?

Trata-se de um grande cinturão que contorna a floresta, principalmente no limite com o Cerrado. Também conhecido como arco do fogo ou como arco do povoamento adensado, estende-se desde a desembocadura do Rio Amazonas até o oeste do Maranhão, leste e sudeste do Pará, Tocantins, Mato Grosso e Rondônia.

As florestas nessas regiões estão se transformando em cerrados e o regime das chuvas tem-se alterado, com diminuição das precipitações, aumento da erosão e prejuízo à biodiversidade da região.

Os estados brasileiros que estão no arco do desmatamento são os que apresentam o maior número de trabalhadores análogos à escravos no país, segundo o Ministério do Trabalho.

Militares do exército na floresta equatorial

Qual a importância da floresta equatorial para a sociedade?

Os domínios de florestas tropicais representam valiosos patrimônios ambientais e cumprem funções ecológicas e econômicas insubstituíveis. Do ponto de vista ecológico, as florestas equatoriais protegem uma gigantesca quantidade de espécies vegetais e animais.

Importância econômica e social

Economicamente, não é menor a importância desses domínios. As florestas equatoriais constituem espaços de baixas densidades demográficas, pois, em função da diversidade biológica, a obtenção de recursos alimentares exige difíceis e longos deslocamentos aos centros de compra. 

Esses domínios oferecem recursos importantes para a economia moderna. Suas plantas contêm princípios ativos para a manufatura de incontáveis remédios e atraem o interesse da indústria farmacêutica. As florestas também representam destinos turísticos singulares, cujo potencial é explorado cada vez mais intensamente.

Contudo, o desmate da floresta equatorial tem sido feito com grande intensidade. A ocupação humana desordenada na região Norte – pelas frentes pioneiras agrícolas, pela mineração e pelo garimpo – produziu vários impactos ambientais à floresta. 

A maioria da área desmatada é destinada à formação de pastagens, à extração da madeira, à plantação de culturas agrícolas e à atividade mineradora.

A atividade agrícola não considera os solos pobres e lixiviados amazônicos, que ocasionalmente apresentam crostas lateríticas, chamadas de cangas. Assim que ocorre o desgaste da serrapilheira (camada orgânica de grande fertilidade que recobre o solo), esta entra em exaustão, levando à formação de áreas erodidas. 

Importância climática e ecológica da floresta equatorial

Um hectare de floresta tropical pluvial pode abrigar mais espécies que toda a flora temperada europeia. Além disso, as florestas ocupam um lugar destacado na regulação climática, modulando os regimes de chuvas e os padrões de escoamento, infiltração e enchentes de amplas áreas.

As queimadas frequentes também influenciam o desequilíbrio ambiental, causando a extinção de espécies e contribuindo para a intensificação do efeito estufa.

Se você está se preparando para a carreira militar como oficial, sargento ou soldado, se prepare para os concursos com o Estratégia Militares! Clique no banner abaixo e acesse o Banco de Questões e veja as vantagens que o Estratégia Militares tem para você! Vem ser coruja!

BANNER_PORTAL_

Referências

Você pode gostar também