Criando um planejamento de estudos eficaz com as ferramentas do NIP

Criando um planejamento de estudos eficaz com as ferramentas do NIP

O Estratégia Militares está sempre inovando para oferecer o melhor em termos pedagógicos para o aperfeiçoamento dos seus estudos. O foco é a conquista de sua vaga nas Forças Armadas. Por isso, o nosso Núcleo de Inovações Pedagógicas (NIP) está sempre criando ferramentas para deixar você à frente dos seus concorrentes. 

No dia 17 de maio, foi realizada uma live para ajudar você em uma coisa fundamental nesta jornada: a criação de um planejamento de estudos eficaz, utilizando suas ferramentas. Quer saber como isso se daria? Vem com a gente, porque vamos te contar agora! 

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

Conceitos iniciais

O tema planejamento de estudos é muito extenso e amplo. No entanto, para trazê-lo até você, os professores do Estratégia Militares se baseiam em muitos estudos científicos, estudos de caso e em muitas publicações de referência. O professor Vinicius Fulconi, que participou da live e é formado pelo ITA, baseou o conteúdo divulgado tanto em suas vivências pessoais quanto nos aprendizados científicos.

Clique no link abaixo para assistir a nossa live completa sobre a criação de um planejamento de estudos utilizando o NIP:

O NIP

O NIP é o Núcleo de Inovação Pedagógica do Estratégia Militares, que cria as diversas ferramentas tecnológicas que você utiliza para estudar. No momento ele não está dentro da sua plataforma de aluno. Por isso, clique aqui para ter acesso a ele. 

Por enquanto, você só consegue acessar o NIP por esse link pois ele ainda está sendo construído. Saiba mais detalhes sobre o NIP acessando nosso artigo aqui

Barreira inicial e gráfico do conhecimento

Quando o aluno deseja estudar para qualquer coisa (Concursos Militares, por exemplo), ele começa do zero. Em uma primeira fase, quem está começando consegue chegar até, aproximadamente, 30% do conteúdo necessário para passar na prova que deseja. Sendo assim, para sair do zero e ir até os 30% é necessário gastar bastante tempo

Estudos mostram que ao começar a estudar qualquer matéria, há a chamada Barreira Inicial. Ela representa aquela etapa quando você se esforça bastante para ganhar conhecimento, mas parece que a matéria não entra na cabeça. 

Assim, cada vez que você faz um exercício ou um simulado e vai mal, há a decepção. Mas não desista! Esse é um momento normal, que acontece para todo mundo, é a fase inicial. Ao persistir e focar, você vai perceber que para chegar aos 70% de conhecimento será gasto menos tempo do que foi gasto para atingir os 30%. Chegar aos 70% é a segunda fase do aprendizado.

A segunda fase costuma ser mais prazerosa, pois é possível ver uma evolução mais rápida do seu conhecimento. O que o leva à terceira fase de aprendizado que, como ressalta o professor Vinicius Fulconi, é “a fase do Ego”. Ela acontece quando você está um pouco acima de 70%, mas quer atingir 90% a 97% do conhecimento.  

Fique atento! A terceira fase de aprendizado é parecida com a primeira, pois você gastará novamente um tempo muito grande para atingir seu objetivo. Sendo assim, o aprendizado se dá em curva, como um “S”. Observe os “Gráficos do Conhecimento”, que ilustram muito bem as fases 1, 2 e 3:

Gráfico do Conhecimento: Aprendizado X Tempo
Três fases do conhecimento X Tempo

Como criar um bom cronograma de estudos?

Um cronograma de estudos de qualidade deve começar fortalecendo as matérias que estão na fase da desistência, que é a primeira etapa de estudos mostrada pelo gráfico do Conhecimento X Tempo. 

Ao mesmo tempo, ele reduz o tempo da rotina de estudos das matérias que estão na terceira fase, que é a do Ego. Quanto às matérias que estão na fase 2, que é considerada a ideal, um bom cronograma deve trabalhá-las a partir das revisões. Assim, podemos dizer a base dos estudos é composta por três pilares: 

1o Pilar: Fortalecimento das dificuldades, por meio de teoria e das resoluções de questões;

2o Pilar: Manutenção das potencialidades por meio das revisões; e

3o Pilar: Administração do Ego, por meio dos simulados.

Planejando seus estudos com o NIP

Mas como você pode usar o NIP para fazer o seu planejamento de estudos? Primeiro, acesse a página inicial da plataforma:

Página Inicial do NIP

No canto esquerdo da sua tela, na segunda opção do menu, aparece a opção “Meu horários”. Clique nela para começar a fazer seu planejamento:

Opção “Meus horários” à esquerda da plataforma

Esta opção abre a possibilidade de você montar o seu planejamento de estudos, escolhendo as aulas e os horários mais adequados para você estudar durante a semana. Para isso, você precisa clicar no botão “Criar horário”, na parte superior do site.

Monte seu planejamento de estudos clicando em “Criar horário”

Aqui, vale ressaltar a importância do aluno participar dos Simulados, que acontecem nos fins de semana no Banco de Questões do Estratégia Militares.

A importância dos Simulados

Quando você participa dos simulados, as informações são extraídas pelo NIP para mostrar como está a sua performance nas questões feitas. Lembrando que os Simulados são sempre realizados no Banco de Questões do Estratégia Militares. 

Conforme você faz o Simulado do Concurso Militar que deseja ingressar, o NIP é capaz de verificar como está seu desempenho dentro das questões das disciplinas específicas que são cobradas nos seletivos, fazendo um diagnóstico. Ele desenha o gráfico do Conhecimento X Tempo, citado anteriormente.

Sabendo como você está indo em cada uma delas, o NIP monta o seu horário, conforme sua necessidade de estudo para as disciplinas. Se você estiver com desempenho mais fraco em Matemática, por exemplo, seu horário será montado priorizando essa matéria. 

Uma outra informação importante sobre os Simulados é que, além de poder fazer os Simulados por questões inéditas elaboradas pelos professores do Estratégia Militares, os alunos também podem montar o seu próprio, escolhendo suas questões

Precisamos ressaltar ainda que para que a Inteligência Artificial consiga fazer o diagnóstico correto do seu andamento nos estudos, é importante que você não “chute” as respostas das questões dos Simulados

Isso pode prejudicar tanto o monitor de performance quanto a criação de seus horários de estudo. É possível que com o chute você acabe acertando uma questão que na verdade deveria estudar mais. Mas como acertou, o monitor de performance indicará que é preciso estudar menos esta matéria. 

Sendo assim, deixar a questão que você não sabe em branco durante um Simulado do Estratégia Militares é mais interessante. Para o sistema, deixar em branco é correspondente a ter errado a questão, pois você não soube respondê-la. Assim, a Inteligência Artificial entende sua necessidade de estudar mais sobre o tema. 

Da mesma forma, é importante que o aluno leve a sério as questões respondidas em seu estudo diário, como se realmente estivesse fazendo a prova, para que as ferramentas entendam como está seu desempenho de verdade.

Montando seu planejamento com o NIP

Para montar o seu horário de estudos do zero, utilizando as ferramentas do NIP, você deve clicar, como dito anteriormente, no botão “Criar horário”.

Será aberta a seguinte página:

Clicando em “Dias do Ciclo”, você pode escolher quantos dias de estudo quer criar para determinado ciclo de estudos. O botão ao lado é a “Sessões por dia”. Ela não é dividida por horas, porque tem a ver com o tempo que você consegue se concentrar para estudar. Você pode, por exemplo, colocar 5 sessões por dia, para estudar 5 matérias diferentes.

Em “Usar dados de simulado”, você deve buscar o simulado que fez recentemente para trazer as informações para a sua área de trabalho:

Ao escolher o Simulado, todas as informações sobre quantidade de questões e o seu desempenho são importados, separadas pelas disciplinas.

Após essa importação de dados, é preciso clicar em “Gerar horário” no campo superior direito do seu monitor, para que seu planejamento fique pronto, com as sessões e dias que você organizou para estudar.

Ao clicar no destaque abaixo, é possível dar nome ao seu horário:

As sessões são divididas de forma que o que você mais errou ganhe maior destaque e, consequentemente, que apareça mais vezes ao longo da semana de estudo. Além disso, as matérias são mescladas, para que você possa se concentrar melhor com diferentes disciplinas no dia. 

É importante ressaltar que o aluno não deve encarar o planejamento como um cronograma normal da escola. Ele é flexível. Sendo assim, você pode voltar a estudar de onde parou, caso necessite encerrar seus estudos mais cedo, por exemplo. 

Agora que você já entendeu como montar seu planejamento de estudos com as ferramentas do NIP, que fazem parte do seu curso, não deixe de usar esta possibilidade. Assim, você monta seus horários de maneira inteligente e fácil. 

O Estratégia Militares tem os melhores cursos para quem sonha em se tornar um integrante das Forças Armadas Brasileiras. Conheça nossos cursos clicando no banner abaixo! 

EM BANNER PORTAL
Você pode gostar também