Não é segredo que as provas militares estão entre as mais difíceis do país. Muitos precisam perseverar por anos até conseguir a vaga dos sonhos. No entanto, o que fazer quando se aproxima a idade máxima permitida aos candidatos? Será que mudar o foco dos estudos para uma universidade seria uma opção melhor?
Se essa é a sua dúvida, o youtuber e concurseiro Nicolas Lazaroto traz alguns conselhos para resolver esse dilema, baseado em sua própria experiência!
Navegue pelo conteúdo
Limite de idade nos concursos militares
Diferente das faculdades civis, as instituições militares de ensino determinam um limite de idade mínimo e máximo para os candidatos de seus seletivos. Contudo, os critérios variam de concurso para concurso.
Por conta disso, aqueles que querem seguir a carreira militar têm apenas uma janela de três a seis anos para conseguir a vaga dos sonhos. Você pode ver os limites de idade para cada uma das escolas militares no Portal do Estratégia Militares.
Faculdade ou concurso militar?
“Uma das escolhas mais difíceis para uma pessoa que está estudando, tanto para vestibulares quanto para concursos militares ou qualquer outro tipo de prova, é escolher o que ela quer fazer e continuar firme mesmo que ela seja reprovada”, comenta Nicolas, que já sentiu essa indecisão na pele.
O youtuber tem o objetivo de entrar para a EsPCEx, porém já foi reprovado três vezes no concurso. Em cada uma delas, parou para pensar se continuaria os estudos para a instituição ou se investiria em um foco diferente, especialmente com a aproximação da idade limite.
Nicolas optou por perseverar em seu objetivo inicial, mesmo passando em outras faculdades renomadas como USP, UNESP e Unicamp, além de outras escolas militares como EEAR, EFOMM, ESA e EPCAR.
“O que eu coloquei na balança para poder fazer essa escolha? Principalmente a idade”, explica Nicolas. Afinal, é possível entrar numa faculdade em qualquer fase da vida, mas os concursos militares são acessíveis por apenas um certo intervalo de anos.
Por isso, Nicolas ponderou que seria mais vantajoso seguir com seus estudos para a EsPCEx, mesmo que mais tarde não goste da vida militar e resolva seguir uma carreira civil. “Se eu entrar numa faculdade, não vou ter como voltar atrás, porque muito provavelmente não terei mais idade pra fazer um concurso militar”, explica.
Ampliar o leque de opções
No entanto, Nicolas tem suas estratégias para continuar seus estudos para a EsPCEx. “Se você está no último ano e não está com muita confiança, eu recomendo que você confie em si mesmo e continue no foco. Porém, já dê alguma pensada pra ver se tem alguma saída, algum outro caminho que faça você chegar no lugar que você quer”, aconselha Nicolas.
Ao começar a planejar os estudos do ano, a ideia é se perguntar qual é o objetivo. Uma carreira militar ou uma faculdade? Ter estabilidade financeira? Ser um oficial das Forças Armadas? Dependendo da resposta, sua abordagem de estudos pode ser diferente.
Como assim? “Se por acaso você estiver buscando uma carreira militar para ter uma estabilidade financeira, você não precisa, necessariamente, ficar apegado a um só concurso. São várias as provas possíveis e a grande parte delas vai te dar estabilidade financeira”, explica.
“Agora, se você tem um objetivo específico”, pondera Nicolas, “como ser um oficial do Exército Brasileiro, então precisa focar na prova que vai te fazer virar um, que seria a prova da EsPCEx”.
Depois de ter seu objetivo definido, é a hora de levar em conta questões como idade, dificuldade da prova e bagagem de estudo. “Se você ainda tem bastante tempo para fazer a prova, tudo bem. Aí, você foca exatamente no que você quer”, aconselha Nicolas.
Agora, se o candidato tiver só mais um ano para tentar o concurso militar que escolheu, a dica é “pense um pouco para fora da caixa para ver se há outras possibilidades, outros concursos que você também gostaria de fazer ou pelos quais se interessa. Então, leve em conta o que você almeja e as opções dado a sua idade e qual a sua bagagem de estudo”.
A ideia desta estratégia é que mesmo não sendo aprovado em seu último ano, pelo menos você consegue uma vaga em outro concurso semelhante, sem precisar passar mais um ano estudando para uma instituição nova.
Foco e diversidade nos estudos
Por fim, Nicolas Lazaroto traz duas dicas sobre como organizar seus estudos para conquistar a vaga dos seus sonhos.
Para ele, escolher uma prova como seu foco nos estudos é importante. Isso porque elas são muito diferentes, mesmo que todas sejam de concursos militares. Algumas têm alto nível de dificuldade, mas menos disciplinas cobradas. Outras abordam mais matérias com questões mais fáceis, por exemplo.
“Se você não tiver um foco específico, você vai estudar de uma forma muito abrangente, o que pode dificultar na hora de fazer a prova. Então, é bom ter um foco, para você treinar as questões daquela banca”, aconselha Nicolas.
Claro que um bom conhecimento da matéria possibilita a resolução de qualquer tipo de questão sobre aquele assunto. “Eu, por exemplo, sempre estudei para a EsPCEx, e passei em vários outros concursos, em outras 10 provas diferentes da qual eu estudo. Só que eu poderia ter ido melhor nessas outras, se eu estudasse especificamente para elas.”
Nicolas brinca que seu segundo conselho nesse assunto pode até parecer contraditório ao primeiro: “Agora, mesmo que você tenha um foco, não se prive de fazer outros tipos de questões. Se a sua prova cobra de uma determinada forma, você não precisa ficar preso só àquele jeito”.
O ideal é não perder o foco do concurso que você escolheu, mas também usar as outras questões como forma de ganhar mais conhecimento sobre a matéria. “Toda questão melhora seu raciocínio e te ajuda a pensar melhor, a articular melhor”, reforça Nicolas.
O segredo está em focar nos estudos para a prova militar da sua preferência e fazer muitas questões das disciplinas cobradas na avaliação, tanto as daquela banca quanto as de outras provas, desde que abordem os mesmos assuntos.
Confira o vídeo que Nicolas Lazaroto fez sobre o assunto em seu canal no YouTube!
E aí, guerreiro? O que achou das dicas do Nicolas Lazaroto? Acompanhe o Portal do Estratégia Militares para mais dicas e novidades dos concursos militares! Não esqueça de assinar nossa newsletter!