CIAGA: como ingressar, cursos e mais!

CIAGA: como ingressar, cursos e mais!

Você quer saber tudo sobre um dos maiores centros de ensino náutico? Leia este artigo que o Estratégia Militares preparou sobre o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) e saiba tudo sobre essa renomada instituição. Aqui você encontrará dicas imprescindíveis para ingressar nessa carreira. Acompanhe e descubra!

O que é CIAGA?

Antes de saber o que é o CIAGA, é preciso conhecer um pouco sobre a sua rica história que remonta ao século passado e conta com diversos momentos marcantes. Confira!

1892: é considerado o marco inicial com o surgimento da Escola de Maquinistas e do Curso de Náutica, ambos situados em Belém (PA).

1907: ano em que a Escola e o Curso se fundiram e deram surgimento à Escola de Marinha Mercante do Pará. Localizada no norte do Brasil devido à proximidade com a região onde o ciclo da borracha predominou.

1939: nesse momento, a região sul foi contemplada com a Escola de Marinha Mercante Lloyd Brasileiro que foi estabelecida no Rio de Janeiro. A Escola contava ainda com um navio escola denominado Alegrete, cujo diretor era o Almirante Graça Aranha.

1971: após diversas reestruturações e planejamentos surgiu, em 12 de janeiro de 1971, o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha que se manteve no Rio de Janeiro. Assim, surgiu um dos mais tecnológicos e eficientes centros de Ensino Profissional Marítimo do Mundo.

Atualmente, o Centro de Instrução Almirante Graça Aranha (CIAGA) é uma organização militar da Marinha do Brasil que se subordina à Diretoria de Portos e Costas (DPC) e destina-se à formação profissional marítima

Além disso, em conjunto com o Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (CIABA), é responsável por abrigar a EFOMM

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

Como ingressar no CIAGA?

O meio mais comum de ingresso no CIAGA é por intermédio do concurso da EFOMM. 

O concurso ocorre anualmente. A prova é composta pelas disciplinas de Português, Inglês, Matemática, Física e Redação. O destaque aqui vai para a dificuldade relativa à prova de Inglês, considerada por muitos como a prova mais difícil entre os concursos militares.

A instituição oferece vagas para ambos os sexos e alguns requisitos devem ser rigorosamente cumpridos para a inscrição no concurso, são eles: 

  • Ser brasileiro nato;
  • Possuir idade entre 17 anos e 23 anos, até 1° de janeiro do ano da matrícula;
  • Ter concluído o Ensino Médio ou equivalente até o ano da matrícula;
  • Não ter sido condenado por sentença penal transitada em julgado; e
  • Estar em dia com as obrigações civis e militares.

Cursos

Agora que você já sabe o que é o CIAGA e como a importância desse centro de ensino cresceu ao longo do tempo, é necessário ressaltar como isso é mantido atualmente. 

O Centro de Instrução Almirante Graça Aranha é considerado uma Universidade do Mar, fruto do esforço da Diretoria de Portos e Costas (DPC) que resultou no Programa do Ensino Profissional Marítimo (PREPOM).

Entre os mais de 100 cursos que formam, adaptam, atualizam e aperfeiçoam os oficiais da Marinha Mercante e os técnicos graduados e subalternos, cita-se a EFOMM como principal curso oferecido pelo CIAGA. 

A Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) é a organização responsável por formar oficiais de embarcações mercantes. Essa escola possui importância fundamental no âmbito da economia nacional, uma vez que a via marítima é o principal meio de transição das mercadorias mundiais. 

Gostou do texto? Então continue acompanhando o Estratégia Militares. Assim, você fica por dentro dos assuntos militares e recebe o suporte que o levará a conquistar os seus objetivos. Não perca tempo, clique no banner e conheça os nossos cursos preparatórios!

Curso Online para provas da Marinha - Estratégia Militares

Veja também:

Texto: Jared Pereira

Você pode gostar também