Colégio Naval 2024/2025: veja o Período de Adaptação!

Colégio Naval 2024/2025: veja o Período de Adaptação!

O Período de Adaptação dos novos alunos do Colégio Naval começou em 19 de janeiro, a partir das 8h. Veja a seguir como foram os dois primeiros dias da nova turma de candidatos selecionados pelo Concurso CN 2024/2025!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

Em 19 de janeiro, primeiro dia do Período de Adaptação, o Colégio Naval recebeu os novos alunos no período das 8 às 10 horas da manhã. Entre eles, estavam as alunas da terceira turma composta por mulheres. Elas serão adaptadas por alunas das duas primeiras turmas.

Em 2025, pela primeira vez na história do Colégio Naval, a primeira colocada do concurso foi uma mulher: Júlia Rosa Rodrigues Martins de Souza, aluna do Estratégia Militares.

Ainda na manhã, após a acomodação nos alojamentos, os Monitores-Alunos ensinaram Ordem Unida e o Hino do Colégio Naval, para que os novos alunos participassem da cerimônia de recepção.

Após isso, eles assistiram às palestras sobre as instruções iniciais no auditório principal do Colégio Naval. Foram ainda orientados sobre as práticas de exercícios físicos que ocorrem no período de adaptação.

Os novos alunos visitaram todas as instalações do Colégio Naval. Eles entraram em formatura e marcharam em direção aos portões principais da instituição, participando, pela primeira vez, do cerimonial à bandeira.

Os portões do Colégio Naval foram abertos pelo Comandante-Aluno e pela primeira colocada no Concurso Colégio Naval 2024/2025, A-01 Júlia Martins. Ao entrarem pela primeira vez no colégio, os novos alunos conheceram o seu pátio interno.

No fim do primeiro dia de adaptação, eles ainda jantaram, receberam instruções dos adaptadores para arrumação das camas e armários, cearam e, ao soar do toque de silêncio, vivenciaram sua primeira noite a bordo.

Veja as fotos do primeiro dia de adaptação clicando aqui.

No segundo dia da Adaptação, 20 de janeiro, os novos alunos participaram da alvorada na enseada Batista das Neves. Eles acordaram às seis horas da manhã, e foram instruídos sobre como manter em dia tanto a apresentação pessoal como a apresentação de suas respectivas camas. Também cuidaram dos uniformes e de seus acessórios. Os alunos do sexo masculino fizeram a barba, e as alunas aprenderam a preparar o coque.

Ainda pela manhã do 2o dia, foi realizado o recolhimento dos documentos responsáveis por integrá-los à Marinha do Brasil. Eles realizaram ainda a prova e o recebimento do fardamento que será usado ao longo dos próximos anos como alunos do CN.

Durante parte da manhã e da tarde, eles participaram de aulas de instrução sobre os hábitos de um aluno do CN e conhecimentos primordiais contidos no “Nossa Voga”, um tipo de manual de como funciona o colégio.

Durante a tarde também, os novos alunos praticaram a Ginástica Laboral Militar, ministrada pelos Sargentos educadores físicos, a fim de incentivá-los e introduzi-los à prática de exercícios físicos na Adaptação.

As atividades de instrução foram dividas entre as turmas de adaptação e ocuparam a tarde e a noite do segundo dia, que contou com uma palestra sobre Rabdomiólise. No fim da noite, eles cearam e tiveram sua segunda noite a bordo.

Veja, clicando aqui, as fotos do 2o dia.

Já 21 de janeiro, terceiro dia dos novos alunos no CN, começou com o Circuito de Avaliação Diagnóstica (CIRCAD), cujo objetivo é avaliar suas capacidades de praticar exercícios físicos não apenas na adaptação, mas em toda a sua vida militar. Eles foram submetidos a testes aeróbicos, como uma corrida de 1.500 m, e testes motores, com exercícios de flexões de braços, abdominais e agachamentos.

A Avaliação Psicológica aconteceu logo após os testes. A etapa é de caráter eliminatório e foi realizada por oficiais do Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM).

Depois do almoço, foram realizadas palestras sobre Tradições e Vultos Navais, sobre o Regulamento Interno do Colégio Naval (RICN) e sobre o Serviço de Orientação Educacional (SOE). Logo depois, os alunos receberam ainda instrução de Hinos e Canções Militares.

Durante a noite, aconteceu a terceira aula sobre o livro instrucional “Nossa Voga”. Desta vez, os alunos se familiarizaram com a Rosa das Virtudes na Marinha do Brasil, símbolo do valor moral e ético que reflete os fundamentos da carreira naval.

Clique aqui e veja as fotos do terceiro dia.

O quarto dia – 22 de janeiro – começou com as práticas de Ginástica Laboral Militar. Também foram realizadas instruções de ordem unida, pela manhã, para que os novos alunos se familiarizem com os toques de corneta, indispensáveis para a vida militar.

Assim como no dia anterior, foram ministradas instruções do “Nossa Voga”. No período da tarde, algumas turmas já receberam parte de seus uniformes, que serão usados ao longo dos anos de estudo no CN.

Ao longo do dia, eles receberam outras instruções importantes. Neste dia, aconteceu ainda a chegada de novos alunos, que rapidamente foram introduzidos à rotina e aos ensinamentos da adaptação.

Veja as fotos do 4o dia do Período de Adaptação clicando aqui.

O dia 23 de janeiro foi o quinto do período de adaptação do CN. Ele foi marcado pelo início do uso do uniforme definitivo da adaptação: sapato preto, bermuda cinza, camisa branca e bibico (tipo de chapéu militar). Depois do café da manhã, os alunos passaram por um reforço de ordem unida, onde também foi incluída a continência.

Antes do almoço, eles assistiram a duas palestras: uma sobre hinos e canções militares, ministrada pelos Sargentos Fuzileiros Navais Músicos; e outra sobre o Regimento de Uniformes da Marinha do Brasil (RUMB).

Após o almoço, foi realizada a Parada Escolar, onde houve a inspeção de uniforme. O objetivo era observar a apresentação pessoal dos alunos. A última atividade do dia, antes do jantar, foi a apresentação das equipes náuticas do CN. As turmas se dividiram em torno da praia da enseada Batista das Neves e tiveram a experiência de velejar, remar e conhecer mais sobre as equipes.

Houve ainda instruções de Navegação, introduzindo os alunos em uma área importante para as suas vidas na Marinha do Brasil. Também foram apresentados aos Avisos de Instrução (embarcações utilizadas para o treinamento dos futuros Oficiais da Marinha do Brasil).

Durante a noite, os alunos passaram por uma prova para avaliar os conhecimentos obtidos sobre a vida militar e a rotina no CN nos últimos cinco dias . Houve ainda uma palestra sobre o Departamento de Ensino da instituição.

Veja as fotos do 5o dia clicando aqui.

Em 24 de janeiro, o sexto dia da Adaptação, grande parte dos novos alunos teve sua primeira licença. O dia começou com mais uma etapa do Circuito de Avaliação Diagnóstica (CIRCAD), com atividades de barra fixa, natação (50m) e permanência (10 minutos).

Depois foi realizada a Parada Escolar – no Campo de Esportes – para inspecionar o novo uniforme que está sendo usado pelos alunos. Foi ministrada ainda uma palestra sobre o Estatuto dos Militares, para que eles se conscientizem sobre as leis as quais estarão submetidos ao longo de suas carreiras.

Após o almoço, foi realizada outra palestra. Nesse caso, foi sobre as diversas equipes constantes do CN. Dessa forma, os alunos puderam conhecê-las e serem incentivados às práticas esportivas.

Clique aqui para ver as imagens do 6o dia do Período de Adaptação.

Quer ser um dos alunos convocados para o período de adaptação do Colégio Naval? Estude com o Estratégia Militares e conquiste uma das vagas! Saiba mais clicando no banner abaixo!

CTA COLÉGIO NAVAL

Fonte

Colégio Naval

Você pode gostar também