Concurso ITA 2024/2025: concurso, vagas, edital, inscrição e mais!

Concurso ITA 2024/2025: concurso, vagas, edital, inscrição e mais!

Fala, guerreiro! Se você tem o sonho de ingressar no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), fique atento às informações que o Estratégia Militares separou para você! Conheça as etapas do Concurso ITA, a quantidade de vagas e muito mais!

O que é o ITA?

Fundado em 1950, pelo Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho, o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) é uma Instituição Federal de Ensino Superior subordinada ao Comando da Aeronáutica (COMAER) e é destinada a ensinar engenharia.

O ITA está localizado em São José dos Campos (SP), junto com o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e a base da Embraer. 

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

Concurso ITA 2024/2025

O edital do Concurso ITA 2024/2025 foi publicado no dia 29 de maio de 2024 no Diário Oficial da União (DOU). Você pode conferir seu teor completo, além do documento completo publicado no site do seletivo, clicando nos botões abaixo:

ITA 2024/2025: Principais informações!

Confira as principais datas do calendário do Concurso ITA 2024/2025:

FASEDATA
Período de Inscrição03/06 a 17/07/2024
Pagamento da taxa03/06 a 19/07/2024
Prova 1ª Fase13/10/2024
Gabaritos da 1ª Fase17/10/2024
Convocados para 2ª Fase28/10/2024
Provas 2ª Fase05 a 08/11/2024
Divulgação de Notas Finais e convocados para 3ª Fase19/12/2024
3ª Fase Inspeção de Saúde 13 a 17/01/2025
Resultado Inspeção de Saúde20/01/2025
Heteroidentificação13/01/2025
Matrícula03 (Ativa) e 04 (Reserva)/02/2025
Início do ano letivo24/02/2025

Números de inscritos no concurso

ANOINSCRITOS
20239.076
20228.774
20217.988
202011.400
201910.788
201811.135
201712.484

Como ingressar no ITA?

O ITA realiza seu processo seletivo anualmente. O seletivo do ITA, inclusive, é considerado um dos mais difíceis do país, junto com o vestibular do Instituto Militar de Engenharia, o IME.

As inscrições são realizadas via internet, pela página oficial da instituição. Basta se inscrever e pagar a taxa de inscrição, ou solicitar a isenção de taxa.

Pré-requisitos

Para poder participar do Vestibular ITA, os candidatos precisam cumprir os seguintes requisitos: 

  • Ser brasileiro;
  • Não completar 25 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula; e
  • Ter concluído ou estar concluindo o Ensino Médio no ano do processo seletivo.

Vale ressaltar que candidatos que não cumprem os requisitos podem fazer a prova, no entanto, serão contados como treineiros e seus resultados não serão válidos para a admissão no curso do ITA.

Concurso ITA 2024/2025: Vagas

Nesta edição, o Concurso ITA 2024/2025 oferta 180 vagas no total, divididas entre candidatos que desejam seguir a carreira militar e aqueles que querem se formar como civis. Veja na tabela a distribuição das vagas!

TipoAmpla ConcorrênciaCotasTotal
Optante/Carreira Militar32840
Não-optante/Carreira Civil11228140
Total14436180

No entanto, a separação por vagas da ATIVA e da RESERVA só acontecem a partir do 2o ano do curso ITA. Os candidatos que querem ser engenheiros militares, mas não alcançaram o desempenho necessário serão destinados às vagas para civis.

Inscrição e Isenção

As inscrições no Concurso ITA 2024/2025 começam em 3 junho e vão até 17 de julho. Os pedidos de isenção já foram feitos, antes do período de inscrições começarem.

O ITA oferece esse benefício para candidatos que sejam doadores de medula óssea registrados em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde. Candidatos cadastrados no CadÚnico e membros de família com renda per capita de até meio salário-mínimo também são contemplados pela isenção. 

Você pode conferir as informações diretamente nas Instruções de Solicitação de Isenção, publicado pelo Comando da Aeronáutica. 

Como é o Vestibular ITA?

O Vestibular ITA é composto de três etapas, sendo que as duas primeiras são o Exame de Escolaridade e a terceira é a Inspeção de Saúde. Vale destacar que o Exame é aplicado em todo o Brasil, nas cidades listadas no Edital e no site do Vestibular ITA. A Inspeção, por sua vez, acontece apenas na base do Instituto, em São José dos Campos (SP). 

Confira as etapas do concurso 2024/2025! Neste ano, o ITA mudou aspectos do Exame de Escolaridade. Confira com detalhes no Edital!

1ª Fase: Exame de Escolaridade 

A prova do ITA nesta fase é de alternativas, acontece em um dia e conta com 5 disciplinas diferentes. A prova tem 48 questões objetivas, sendo que cada disciplina conta com 12 questões de cada matéria.

  • Matemática;
  • Química;
  • Física; e
  • Inglês.

2ª Fase: Exame de Escolaridade

A segunda fase é aplicada em quatro dias e é composta por questões dissertativas, questões objetivas e uma redação. São 10 questões dissertativas para cada uma das matérias de Matemática, Física e Química. Já a matéria de Português apresenta 15 questões objetivas e uma Redação. Nesta edição, não haverá obras de leitura obrigatória.

Os critérios para avaliação da redação são: tema, coerência, coesão, tipo de texto e conformidade com a norma padrão da Língua Portuguesa. As provas acontecem em dias diferentes, confira:

  • 05/11/2024 (terça-feira): Matemática, início às 13h e duração de 4 horas;
  • 06/11/2024 (quarta-feira): Química, início às 13h e duração de 4 horas;
  • 07/11/2024 (quinta-feira): Física, início às 13h e duração de 4 horas;
  • 08/11/2024 (sexta-feira): Português, início às 13h e duração de 4 horas.

3ª Fase: Inspeção de Saúde

Todos aprovados realizarão o Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) no primeiro ano de curso, portanto devem estar em boas condições físicas, ou serão eliminados. 

A 3ª fase do Vestibular ITA exige uma série de exames que devem ser feitos pelo candidato e entregues no Instituto. 

A lista de exames pedidos pelo Instituto sairá no Edital. Leia com atenção!

Oficial da Reserva ou Oficial da Ativa?

Além de oferecer vagas para a carreira militar na Aeronáutica, o ITA oferece a possibilidade do seu aluno se tornar um engenheiro civil. Cabe ao candidato escolher entre ser um Oficial Engenheiro da Ativa ou ser um Oficial Engenheiro da Reserva. 

Candidatos a Oficiais da Ativa também podem ser chamados de Optantes e, candidatos a Oficiais da Reserva, de Não Optantes. 

Qual a diferença? Além de se formarem como engenheiros, os alunos Optantes também recebem instrução militar e um salário correspondente a sua patente durante todo o período do curso. Uma vez formados, são encaminhados para as Unidades de Comando da Aeronáutica.

No entanto, é importante ressaltar que tanto candidatos a Oficiais da Ativa quanto candidatos a Oficiais da Reserva passam por um ano de instrução militar, chamado de Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR).

Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) 

O CPOR é obrigatório para todos os alunos do ITA durante o primeiro ano. Durante esse tempo, todos os alunos são considerados militares e recebem o soldo. Até mesmo aqueles que se candidataram como Não Optantes recebem a remuneração.

Como militares, os alunos trajam uniformes e até prestam eventuais serviços que sejam designados a eles. Após o primeiro ano, apenas os candidatos Optantes continuam na carreira militar e são encaminhados obrigatoriamente para o Estágio de Preparação de Oficiais Engenheiros (EPOE).

ITA

O que muda para as mulheres?

O ITA não separa um número de vagas específicas para as candidatas que desejam seguir a carreira militar feminina.

Quais são os cursos do ITA?

A duração do curso de formação do ITA é de 5 anos. A formação é dividida entre dois anos de Curso Fundamental e três anos de Cursos Profissionais. Além da vida acadêmica, os alunos passam pelo Curso de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) no primeiro ano. 

O ITA oferece seis cursos de Graduação em Engenharia e cinco programas diferentes de Pós-Graduação. Confira abaixo para qual dos cursos o candidato pode concorrer: 

  • Engenharia Aeroespacial;
  • Engenharia Aeronáutica;
  • Engenharia Civil-Aeronáutica;
  • Engenharia de Computação;
  • Engenharia Sistemas e Energia; e
  • Engenharia Mecânica-Aeronáutica.

Se o aluno do ITA quiser continuar seus estudos no Instituto após formado, tem como opção os seguintes programas da Pós-Graduação: 

  • Engenharia Aeronáutica e Mecânica;
  • Engenharia Eletrônica e Computação;
  • Engenharia de Infraestrutura e Aeronáutica;
  • Ciências e Tecnologias Espaciais; e
  • Física.

Carreira Militar no ITA

Os alunos Optantes que se formarem no ITA são promovidos ao posto de 1º Tenente do Quadro de Oficiais Engenheiros da Ativa da Aeronáutica. Já os alunos Não Optantes são considerados Aspirantes-a-Oficial Engenheiros. 

Os alunos militares formados serão distribuídos entre as Unidades Militares do Comando da Aeronáutica, onde poderão evoluir na carreira até o posto de Coronel

Benefícios 

Fora o próprio curso de graduação, o ITA também oferece alguns benefícios aos seus estudantes, sendo que um deles é a possibilidade de morar no Campus do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). 

Aqueles que foram alunos de baixa renda podem pedir isenção do valor da moradia no Campus do DCTA. Para isso, devem realizar trabalho voluntário determinado pelo ITA. Vale ressaltar também que, além do ensino e da alimentação, todos os estudantes têm acesso a atendimento médico e odontológico. 

A Média Geral do candidato é calculada com base nos resultados das duas fases do Exame de Escolaridade. A 1ª fase vale 20% da média geral, enquanto as provas dissertativas de Química, Física, Matemática e Redação, da 2ª fase, valem 20% cada uma. Apenas candidatos com média geral acima de 5 podem passar para a fase de Inspeção de Saúde. 

Inscritos no vestibular ITA 2023

O número total de inscritos na edição passada foi de 9.076. O curso mais concorrido para candidatos da Ativa foi Engenharia Aeroespacial, enquanto candidatos da Reserva escolherem mais a Engenharia de Computação.

Especialidade escolhida em 1ª opção

Confira a porcentagem das especialidades escolhidas como primeira opção pelos candidatos da ATIVA:

  • Engenharia Aeronáutica – 18,4%
  • Engenharia Eletrônica – 4,9%
  • Engenharia Mecânica-Aeronáutica – 10,5%
  • Engenharia Civil-Aeronáutica – 4,2%
  • Engenharia de Computação – 27,5%
  • Engenharia Aeroespacial – 34,4%

Agora que você sabe as principais informações sobre o concurso Ita, continue acompanhando nosso blog para ficar por dentro das informações, simulados gratuitos, correções de provas e novidades do mundo militar. Além disso, confira nossos cursos preparatórios para o ITA, ou para outras instituições militares! Não perca tempo, clique no banner abaixo para saber mais!

EM BANNER PORTAL

Veja também:

Você pode gostar também
Leia mais

O que cai na prova ITA?

Quer estudar engenharia no Instituto Tecnológico da Aeronáutica? Então sabe que precisa batalhar para passar em uma das…