Especialista da Aeronáutica: carreira, cursos e mais!

Especialista da Aeronáutica: carreira, cursos e mais!

Você já ouviu falar sobre um Especialista da Aeronáutica? Tem vontade de seguir carreira e está à procura de informações? Parabéns, guerreiro, você está no lugar certo! O Estratégia Militares preparou este artigo e reuniu as principais informações sobre essas profissões.

Como se tornar um Especialista da Aeronáutica?

Um Especialista da Aeronáutica é um militar formado em um dos 16 cursos da EEAR. O objetivo desses cursos é busca da especialização na área desejada. 

O ingresso na Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR) pode ser feito de duas maneiras. A primeira delas é por meio do Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos (CFS), que tem a duração de 2 anos. O concurso é aplicado duas vezes ao ano. 

Já a segunda é por meio do Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos (EAGS), com duração de 6 meses. Na EAGS são oferecidos cursos voltados para Música e também cursos técnicos nas demais especialidades.

Essas diversas especialidades são divididas em dois grupos: aeronavegantes e não aeronavegantes. Além disso, elas são separadas em 2 quadros: quadro básico e quadro de serviço. Por isso, algumas especialidades começam com B, como BCT e outras, por sua vez, começam com S, como SGS.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

ESPECIALISTAS

Pré-requisitos

Para participar do processo seletivo da EEAR, os candidatos precisam seguir alguns critérios, como:

  • Ser brasileiro(a);
  • Não ter menos de 17 anos e nem completar 25 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula;
  • Caso tenha menos de 18 anos de idade, o candidato deve estar autorizado por seu responsável legal para realizar as Provas Escritas e, se convocado, estar autorizado a participar das fases subsequentes (INSPSAU, EAP, TACF e matrícula no curso); e
  • Ter concluído o Ensino Médio.

Carreira de um Especialista da Aeronáutica

Após se formar na EEAR, os Sargentos têm a opção de escolher algumas especialidades para exercer sua profissão. Ao todo, são 16 opções de especialidades.

O especialista será promovido a cada sete anos – ou seja, passa pelos postos de terceiro, segundo e primeiro-sargento, até tornar-se um suboficial. Como suboficial, há a possibilidade de concorrer ao Estágio de Adaptação ao Oficialato (EAOF) e atingir a patente de capitão.

Com dez anos de especialidade, o militar pode fazer o Curso de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE), que pode levá-lo à patente de tenente-coronel.

Confira os cursos de Especialistas da Aeronáutica

O Estratégia Militares separou para você uma descrição de cada uma das 16 especialidades ofertadas pela EEAR. Acompanhe abaixo!

Especialista em Controle de Tráfego Aéreo (GBCT)

Trata-se da especialidade mais concorrida. Os especialistas formados neste curso realizam a vigilância do espaço aéreo brasileiro, comandam as missões da defesa aérea e podem atuar na área da coordenação de tráfego civil.

Especialista em Estrutura e Pintura (GBEP)

Além de realizarem serviços de estrutura e pintura, esses profissionais são responsáveis por manusear plásticos e outros materiais similares relacionados às aeronaves.

Especialista em Equipamento de Voo (GBEV)

Esses especialistas têm a missão de realizar os serviços técnicos de manutenção e operação dos equipamentos de voo. Podem ser desde equipamentos de segurança e salvamento até equipamentos de sobrevivência.

Especialista em Eletricidade e Instrumentos (GBEI)

São os responsáveis pela manutenção dos sistemas de aviões. No caso, tratam-se dos sistemas eletroeletrônicos e dos sistemas de instrumentos.

Especialista em Fotointeligência (GBFT)

O Especialista em Fotointeligência é designado para realizar as atividades de reconhecimento e de inteligência, por meio da análise fotográfica.

Especialista em Comunicações (GBCO)

Esse profissional é responsável pelos sistemas e redes de telecomunicações, sejam elas fixas ou móveis.

Especialista em Material Bélico (GBMB)

Nessa especialidade, o militar realiza serviços de estocagem e instalação de material bélico, tanto aéreo como terrestre.

Especialista em Mecânica de Aeronaves (GBMA)

O Especialista em Mecânica de Aeronaves é quem fica responsável pela inspeção e manutenção das aeronaves da Força Aérea Brasileira.

Especialista em Meteorologia (GBMT)

Esses especialistas são aqueles que garantem a segurança de uma missão. Seu objetivo é observar e informar as condições meteorológicas para o planejamento das missões aéreas, para que assim não haja riscos para os tripulantes e as aeronaves.

Especialista em Suprimento (GBSP)

Trata-se de um militar que trabalha com suprimentos como: combustíveis, lubrificantes de aviação e documentação técnica, que é utilizada diariamente.

Especialista em Cartografia (GSCF)

Além de realizar uma análise completa, esses especialistas ainda devem interpretar e confeccionar os mapas e as cartas aeronáuticas.

Especialista em Desenho (GSDE)

Responsável por realizar plantas e projetos, o especialista em desenho pode atuar em diversas áreas da FAB. São elas: arquitetura, topografia, programação visual, mecânica, eletrônica e estatística.

Especialista em Eletromecânica (GSEM)

Os especialistas em eletromecânica ficam responsáveis pela inspeção e manutenção de equipamentos de apoio de solo, motores, grupos-geradores e viaturas.

Especialista em Guarda e Segurança (GSGS)

Nessa área, os especialistas são responsáveis pela segurança do local. Atividades como participação de buscas e resgates, apagar incêndios e instruir novos militares são bem comuns no cotidiano da profissão. 

Especialista em Informações Aeronáuticas (GSAI)

Todas as tarefas relacionadas à prestação de serviço de informações aeronáuticas são responsabilidades desse especialista. 

Especialista em Metalurgia (GSML)

Os profissionais da área ficam responsáveis  por serviços de fabricação e reparação. Algumas das atividades são: fabricação de peças, soldagem, tratamento de materiais e metrologia.

ESPECIALISTAS DA AERONAUTICA

Vale ressaltar que nem todas as especialidades listadas acima permitem que o militar chegue até o cargo de tenente-coronel. Listamos a seguir os especialistas que só podem chegar até a patente de capitão:

  • Cartografia; 
  • Desenho; 
  • Eletromecânica;
  • Guarda e Segurança;
  • Informações Aeronáuticas; e 
  • Metalurgia.

Agora que você conhece as principais informações sobre os Especialistas da Aeronáutica, continue acompanhando nosso blog para saber de tudo que rola na vida militar. Além disso, confira nossos cursos preparatórios para a EEAR, ou para outras instituições militares! Não perca tempo, clique no banner abaixo para saber mais!

CTA-Volta-as-aulas-EM-Ultimo-Lote.jpg

Veja também:

Você pode gostar também
Concurso EEAR 2023
Leia mais

Edital EEAR 2023.2 é divulgado com 225 vagas

O Comando da Aeronáutica divulgou, no dia 18/07, o Edital EEAR 2023.2. Serão ofertadas 225 vagas para o segundo semestre de 2023, divididas…