O Concurso AFA 2022 está nas suas últimas etapas e a Academia da Força Aérea já publicou as instruções necessárias para aqueles que forem admitidos no Estágio de Adaptação Militar e nos cursos da instituição. Confira os cuidados que os futuros ingressantes precisam ter com o condicionamento físico e também os itens necessário para o enxoval dos alunos!
As informações foram publicadas na última terça, dia 16 de novembro, na página do Concurso AFA 2022.
Navegue pelo conteúdo
Qual é o enxoval da AFA?
Os candidatos que forem admitidos na AFA devem passar por um período de internato, chamado de Estágio de Adaptação Militar (EAM). A instituição disponiliza uma lista de itens que os alunos precisam levar. Esses materiais compõem o que é conhecido como enxoval militar.
Os itens necessários diferem entre os alunos do sexo masculino e feminino. De forma geral, a lista do enxoval contém a quantidade detalhada de:
- Materiais de uso individual: como vestimentas, roupas e itens de banho, calçados;
- Materiais de manutenção dos uniformes: como itens de costura, ferro de passar e outros;
- Materiais de estudo: cadernos, canetas, borracha e notebook/tablet; e
- Itens diversos: tais como cadeado, gel de cabelo, relógio e outros.
A lista do enxoval está descrita em detalhes no documento abaixo. Baixe para conferir!
Atenção! Os candidatos não devem comprar nenhum tipo de fardamento antes de se apresentar na AFA. Tampouco podem trazer alimentos próprios para o Estágio de Adaptação Militar. Além disso, o aluno deve ter uma conta em um dos bancos conveniados com a AFA, listados nas instruções do Enxoval.
Instruções para mulheres
A AFA destaca algumas instruções para as futuras cadetes femininas na lista do enxoval. Dentre elas:
- Unhas: não podem ser pintadas nem ter comprimento maior que a linha da ponta dos dedos; e
- Cabelo: cor natural, curto ou arrumado em coque, rabo de cavalo e/ou trança.
No documento, a instituição disponibiliza algumas fotos para ilustrar os estilos de cabelo permitidos para mulheres na AFA.
Dicas de Condicionamento Físico para ingressos na AFA
Além do enxoval, a AFA também publicou alguns cuidados com relação ao condicionamento físico dos alunos ingressantes. O objetivo das instruções é incentivar os candidatos a se prepararem com antecedência para a exigência fisica do curso na AFA.
Além das situações adversas que fazem parte da atividade militar, os alunos também precisam estar em forma para os Testes de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF) – sendo que os dois primeiros acontecem logo no começo do ano de 2022. Os itens cobrados são similares aos avaliados no Concurso de Admissão AFA.
Para auxiliar os futuros cadetes, a AFA disponibilizou uma série de dicas de condicionamento físico. Confira!
Aprenda a nadar
Uma das recomendações da AFA é que, se você não sabe nadar ou tem algum receio com relação a ambientes aquáticos, use o tempo até o ingresso na Academia para acostumar-se com essas atividades. Técnicas de nado e flutuação já serão necessárias logo no primeiro ano de formação.
É bom que o aluno traga seus próprios itens de natação, como óculos e touca. Embora a AFA disponibilize esse itens, não é garantia que eles serão adequados para seu tamanho.
Melhore o condicionamento cardiorrespiratório
É essencial que o futuro cadete desenvolva sua capacidade aeróbica se quiser participar das atividades físicas regulares e dos TACF anuais da AFA, isso sem contar as marchas “mochiladas” e corridas de tropa que fazem parte do dia a dia na Academia.
As dicas da AFA para melhorar o condicionamento cardiorrespiratório são:
- Faça atividades repetitivas que envolvem grandes grupos musculares como corrida, natação e/ou bicicleta;
- Realize essas atividades ao menos três vezes por semana; e
- Procure um profissional de educação física para estabelecer o melhor treino individual.
Ganhe força e resistência muscular
Outro ponto que deve ser trabalhado pelos futuros cadetes é o condicionamento neuromuscular. Exercícios que utilizam o peso do corpo – como flexão, barra e abdominais – são parte da rotina do militar.
A recomendação é que o aluno se prepare com um treino de musculação ou crosstraining pelo menos duas vezes na semana, sempre com o acompanhamento de um profissional.
Cuidado com lesões
É comum que lesões venham a acontecer no início das atividades na AFA devido ao aumento de exigência física. Começar a treinar antes desse período é uma das formas de evitar essas lesões, já que elas costumam ocorrer com mais frequência em indivíduos com preparo físico abaixo do ideal.
Além disso, o uso de um calçado adequado também é essencial e diminui a chance de bolhas nos pés e outras lesões. Então, tenha certeza de escolher um bom tênis na hora de treinar e ingressar na AFA!
Você pode conferir mais dicas da AFA para os novos cadetes nas Instruções de Educação Física!
Tem o sonho de entrar na AFA e está estudando para o próximo concurso da Academia da Força Aérea? Então conheça os nossos cursos on-line e o nosso Banco de Questões! Clique no banner e entre para o time coruja.