Vamos conhecer mais um grande personagem da história do Exército Brasileiro? Nesse post, o Estratégia Militares te conta como foi a trajetória, além das curiosidades da brilhante carreira do General Severiano, Patrono do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro!
Navegue pelo conteúdo
O que é o Serviço de Saúde?
O Serviço de Saúde das Forças Armadas Brasileiras é composto pelas mais variadas áreas médicas e é o responsável por zelar pela saúde e bem-estar dos militares. Começou a ser estruturado no Brasil com a vinda da Família Real, em 1808. A partir daí foi ganhando cada vez mais importância nas tropas.
Atualmente, o Serviço de Saúde é composto por uma vasta gama de especialidades médicas e diversos hospitais, que figuram entre os melhores do país.
Além de atender os militares e seus dependentes, as equipes médicas militares também são responsáveis por desenvolver diversas ações sociais que visam atender às populações mais carentes e afastadas dos grandes centros no Brasil.
Canção do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro
Nós soldados do corpo de Saúde,
Sem temermos o rugido da metralha.
Aos heróis que tombam na vanguarda,
Lhes levamos o socorro na batalha.
Nós soldados do corpo de Saúde,
Não usamos a força do fuzil.
Pelejamos ao lado da ciência,
Pela glória e pela honra do Brasil.
Fiéis servos, somos nós da medicina;
Seja na guerra, seja nos dias de paz.
Combatendo pelo bem da humanidade,
Sem vacilarmos e sem descanso jamais.
Nosso lema é prestar a caridade,
Ao moribundo, ao ferido, ao mutilado.
Procurando amenizar o sofrimento,
E bem servir ao nosso Brasil adorado.
Composição: José dos Santos Rodrigues
Quem foi o General Severiano?
João Severiano da Fonseca nasceu no dia 27 de maio de 1835, na vila de Alagoas. Cresceu em uma família repleta de militares de muita importância nas Forças Armadas, na qual, além de seu pai, os oito irmãos seguiram a carreira militar. O maior destaque da família é Deodoro da Fonseca, figura central na Proclamação da República Brasileira e primeiro presidente do Brasil.
Anos mais tarde, seu irmão também deu nome à terra natal da família, que passou a se chamar Marechal Deodoro, município de Alagoas.
Além de Deodoro da Fonseca, o Marechal Hermes Ernesto da Fonseca e Pedro Paulino da Fonseca também são militares que tiveram muita importância para a história do nosso país e fazem parte dessa família.
João Severiano sempre foi muito estudioso. Veio para o Rio de Janeiro, então capital, para estudar Medicina. Formou-se em 1860, doutorando-se em 1862, mesmo ano em que ingressou no Corpo de Saúde do Exército Brasileiro.
A vida militar do General Severiano
Dois anos após seu ingresso no Exército Brasileiro, João Severiano embarcou junto a tropa para uma das batalhas mais importantes da história do Exército Brasileiro: a Guerra do Paraguai. Ele desempenhava a função de chefe do Corpo de Saúde e, mesmo doente, demonstrou muita garra, humanidade e inteligência para lutar junto ao nosso Exército.
Voltou para o Brasil, após a vitória no conflito, como um herói e, por isso, foi o primeiro e único oficial do Corpo de Saúde a receber a condecoração da Ordem do Cruzeiro. Infelizmente, alguns de seus irmão que também guerrearam não tiveram a mesma sorte e morreram no campo de batalha.
Em 1880, João Severiano entrou para a Academia Imperial de Medicina e passou os anos seguintes trabalhando em hospitais militares.
Carreira política
João Severiano teve uma participação muito significativa na política brasileira ao lado do seu irmão, Deodoro da Fonseca. Em 1890, já como General de Brigada, João Severiano foi eleito Senador Constituinte e foi um dos responsáveis pela elaboração da Constituição promulgada no ano seguinte, mesmo ano da eleição à presidência de Deodoro da Fonseca.
Como Senador, ele assumiu as pastas de saúde pública e estatística colonial. Entretanto, sua carreira política durou pouco, assim como a do seu irmão. Quando Deodoro da Fonseca renuncia à presidência, João Severiano, em um gesto de apoio, também renuncia ao seu cargo de Senador.
Reconhecimento ao General Severiano
O grande ícone, General Severiano, não foi um destaque só no Exército Brasileiro. Esse homem, que era dotado de uma inteligência ímpar, também foi autor de diversos livros, além de professor em alguns colégios no Rio de Janeiro, como o Colégio Pedro II.
Ele morreu em 11 de dezembro de 1897 e, a partir desta data, várias homenagens a fim de reverenciar e lembrar seu nome foram feitas.
Em 1940, a partir de um decreto, foi escolhido como Patrono do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro. Além disso, o Dia do Serviço de Saúde também foi escolhido em sua homenagem: 27 de maio, dia do seu nascimento.
Conhecer a brilhante trajetória dos patronos do Exército Brasileiro é, sem dúvidas, uma grande fonte de inspiração. Se você tem o desejo de se tornar mais um militar de destaque do Exército Brasileiro, conte com o Estratégia Militares na sua preparação. Clique no banner abaixo e conheça nossos cursos!