Concurso Colégio Militar para o 1°ano: Tudo sobre o processo seletivo!

Concurso Colégio Militar para o 1°ano: Tudo sobre o processo seletivo!

Tem o sonho de estudar em um Colégio Militar do Exército do 1° ano do Ensino Médio? O Estratégia Militares reuniu aqui as principais informações sobre o concurso. Confira informações sobre o formato de prova, quais são as etapas, o calendário oficial e muito mais!

O que é um Colégio Militar?

Os Colégios Militares são Escolas Públicas administradas pelos militares do Exército Brasileiro, da Polícia, Bombeiros e outros órgãos da segurança nacional. Nos Colégios Militares são ensinadas aulas da educação básica, baseadas nos conteúdos do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Concurso Colégio Militar: formas de ingresso

De acordo com o Exército Brasileiro, existem duas formas para ingressar nos Colégios Militares do Exército. A primeira é por concurso público, feito todos os anos para candidatos do 1ª ano do Ensino Médio. Em média, concorrem 22 mil candidatos todos os anos, tanto civis quanto dependentes de militares.

A segunda forma de ingresso é por amparo regulamentar. Essa modalidade  atende exclusivamente filhos(as) dependentes de militares, devido a ausência dos pais que muitas vezes estão na linha de frente das urgências do dia a dia.

Concurso Colégio Militar: Requisitos básicos

Para ingressar em um dos nove Colégios Militares, os candidatos devem estar dentro dos limites de idade:

  • Ter menos de 18 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula ou completar 14 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.

Além da idade mínima, os candidatos devem ser brasileiros e não podem ter sido excluídos por questões disciplinares de qualquer outro Colégio Militar do Exército. É obrigatório ter o documento oficial com foto, com no máximo 2 anos de expedição, além de ser portador de documento oficial de comprovação de inscrição.

No Concurso de Admissão de 2021/2022, foram ofertadas 50 vagas para civis, filhos e filhas de militares, para ingresso nos Colégios Militares do Exército do 1°Ensino Médio. As inscrições devem ser feitas entre os dias 18/08 a 24/09/2021. A taxa da inscrição é de R$95,00.

O pedido de isenção deve ser feito do dia 18/08 a 01/09/2021, e é necessário ter a certidão de cadastro válido e ativo no Cadastro Único.

Treinamento Colégio Militar

Concurso Colégio Militar: Informações Principais

ÓrgãoColégio Militar
Inscrições18/08 a 24/09/2021
Valor da inscriçãoR$95,00
Isenção da taxa de inscrição18/08 a 01/09/2021
Exame Intelectual17/10/2021
Gabarito PreliminarA partir das 12h, 18/09
Período de Matrícula17/01 a 12/02/2022

Vagas 1° EM

Colégio Militar1o ano EM
Belo Horizonte (CMBH)15
Curitiba (CMC)5
Fortaleza (CMF)5
Porto Alegre (CMPA)5
Rio de Janeiro (CMRJ)5
Santa Maria (CMSM)10
Belém (CMBel)5

Como funciona?

Os colégios são administrados por oficiais militares. Desde as questões administrativas até a coordenação e direção do colégio são administradas pelos oficiais militares. Os professores dos colégios militares são da rede pública de ensino e militares formados para o magistério.

Prioridades

Dentre os objetivos, está o ensino de qualidade para os seus alunos. Além disso, preza pela essência da disciplina, do patriotismo, do civismo, da hierarquia e da ordem como referência de ensino.

Etapas do concurso Colégio Militar

Existem três etapas do processo seletivo para admissão do candidato, sendo elas:

  • Exame Intelectual;
  • Revisão Médica e Odontológica;
  • Comprovação dos requisitos biográficos.
Alunos do Colégio Militar

Exame Intelectual

O Exame Intelectual é composto de Provas Escritas Objetivas. A prova contém questões que cobram dos candidatos conhecimentos nas disciplinas de:

  • Matemática – 12 questões;
  • Língua Portuguesa – 12 questões; e
  • Redação – mínimo de 15 linhas e máximo de 30 linhas.

Os candidatos têm 3 horas e meia para responder às questões. Será reprovado no exame e eliminado do concurso quem não acertar, no mínimo, 50% do total das questões.

Vale lembrar que existem vários Colégios Militares e todos elaboram seus concursos de acordo com o mesmo Edital. No entanto, cada instituição aplica uma prova diferente no dia da avaliação.

Revisão Médica e Odontológica

Nesta etapa, será avaliado a Caderneta de Vacinação em dia e também os laudos com os resultados dos exames, podendo ser realizados em até dois meses antes desta etapa. Confira abaixo os exames exigidos:

  • Radiografia do tórax;
  • Glicose;
  • Hemograma completo, tipagem sanguínea e fator RH;
  • Sumário de urina (EAS) e parasitologia de fezes (EPF);
  • Eletrocardiograma (ECG); e
  • Exame clínico e odontológico.

Comprovação dos requisitos biográficos

Nesta etapa, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos originais e cópias para realização da matrícula:

  • Documento oficial de identidade, com foto;
  • Documento oficial de identidade do responsável legal, com foto;
  • Histórico escolar; e
  • Plano Educacional Individualizado (PEI).

Como funciona a correção da prova?

A correção do Exame Intelectual será feita de acordo com as questões de cada matéria da seguinte forma:

MatériasComposiçãoPontuação Máxima
Matemática12 questões objetivas de múltipla escolha10,0
Língua Portuguesa12 questões objetivas de múltipla escolha10,0
Produção de texto15 linhas no mínimo e/ou 30 linhas no máximo.10,0

Nota de corte

O candidato precisa acertar pelo menos 50% das provas objetivas de Matemática e Língua Portuguesa para passar na próxima etapa, que será a correção da Redação. Se o candidato não realizar a produção de texto com o tema proposto será desclassificado para as próximas fases do processo.

Prova Colégio Militar 2021

Concurso Colégio Militar: manual de regras

Há um manual de regras que deve ser seguido à risca pelos alunos, porém as regras podem variar entre uma instituição e outra. As regras mais conhecidas e tradicionais são:

Para os meninos

O corte de cabelo dos alunos deve ser no estilo militar tradicional.

Para as meninas

Não é permitido o uso de brincos, esmaltes e maquiagens.

Continência

Todos os alunos e alunas devem prestar continência na presença de militares durante as atividades e/ou ao iniciar as aulas.

Hino Nacional

Todos os dias ao iniciar as atividades nos colégios, os alunos e militares têm a tradição de cantar o hino nacional, como forma de celebrar e demonstrar o amor à pátria.

Curiosidades

O primeiro Colégio Militar surgiu no período imperial, no início de 1889. Criado por D. Pedro II, sendo destinado apenas aos filhos do sexo masculino de militares brasileiros. Com o tempo, essa regra foi alterada, abrindo espaço para filhas de militares e civis.

O Estratégia Militares está aqui para ajudar você! Siga as redes sociais para ficar por dentro das informações, correções de provas, conteúdos gratuitos, simulados e novidades do mundo militar.

Gostou dos conteúdos do Estratégia Militares? Deixe seu cadastro no botão abaixo para ficar por dentro dos concursos e vestibulares:

Por: Gabriel Cury

Você pode gostar também