Colégio Militar: formas de ingresso, como funciona, rotinas e mais!

Colégio Militar: formas de ingresso, como funciona, rotinas e mais!

Você tem o desejo de estudar em uma das melhores escolas do Brasil pagando um valor mínimo para isso? O Colégio Militar é uma excelente opção. Neste artigo, o Estratégia Militares traz as informações fundamentais para o alcance do seu objetivo, além de compartilhar com você como é o ensino nessas instituições. Acompanhe e descubra!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

Como ingressar no Colégio Militar?

O ingresso nessa instituição ocorre por intermédio de concurso ou por amparo normativo daqueles que são dependentes de militares e têm sua vida afetada de alguma forma devido à carreira de seus responsáveis. 

Com relação ao processo seletivo, as vagas são ofertadas para ambos os sexos e não há necessidade de ter algum parente militar. O concurso permite que o candidato aprovado ingresse no 6º ano do Ensino Fundamental ou no 1º ano do Ensino Médio.

As provas do Colégio Militar ocorrem anualmente e existem alguns requisitos básicos que devem ser cumpridos se você almeja ingressar nessa instituição. Tendo como exemplo:

  • Ser brasileiro nato;
  • Não ter sido expulso por questão disciplinar;
  • Possuir documento de identificação atualizado; e
  • Possuir documento do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Além disso, vale ressaltar que cada unidade possui um processo seletivo único. Dessa forma, é necessário que você entre no site da instituição desejada para inscrever-se no processo e ver quais são os requisitos exigidos.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

Como funciona o Colégio Militar?

Por se tratar de uma instituição de cunho militar, algumas práticas são bem semelhantes às dos quartéis. Disciplina e respeito à hierarquia são alguns dos atributos que regem o corpo de alunos.

Além disso, grande parte do sucesso dessas instituições está pautado no sistema de meritocracia instituído no ensino. Um exemplo disso é a distinção hierárquica que cada aluno recebe ㅡ quanto maior a nota do aluno, maior é o seu grau hierárquico.

Qual a rotina no Colégio Militar?

Dentro da rotina no Colégio Militar são inseridas diversas atividades que complementam a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). A título de exemplo, citam-se:

  • Aulas ministradas em laboratórios atualizados de Física, Química e Biologia;
  • Aulas de Inglês que encorajam os alunos a se expressarem por meio do idioma;
  • Compreensão de textos incentivada mediante atividades que exigem dos alunos a prática de leitura;
  • Educação Artística empregada por intermédio de diversos programas voluntários que ocorrem no decorrer do ano letivo. Com isso, os alunos têm a possibilidade de participar de teatros, bandas, grupos folclóricos, capoeira, poesia e, até mesmo, ginástica rítmica e desportiva;
  • Prática desportiva estimulada pela formação de equipes esportivas que participam de competições municipais, regionais e estaduais;
  • Exercício da cidadania aplicado por intermédio da campanha de arrecadação de agasalhos e alimentos para a doação, além de visitas a orfanatos e instituições de longa permanência; e 
  • Viagens e intercâmbios são ferramentas utilizadas como aperfeiçoamento do sentimento de nacionalismo e patriotismo.

Quais são as regras?

Além das regras mais usuais, como o uso do uniforme completo e o respeito às autoridades, à hierarquia e aos funcionários, existem também algumas que merecem destaque devido a sua peculiaridade. Tais como:

MENINOMENINA
Corte de cabelo no padrão militar.Cabelos longos devem estar presos.
Topetes, tranças, moicanos, black power e penteados ornamentais são proibidos.Maquiagens, esmaltes e brincos chamativos são estritamente proibidos.

Qual a idade mínima para ingressar?

Ratificando o que já foi abordado acima, cada processo seletivo possui sua particularidade. Portanto, é necessário que você entre no site da instituição desejada e veja quais são os requisitos básicos.

Pensando em facilitar a sua jornada, o Estratégia Militares trouxe para você a idade mínima exigida para ingresso no último concurso do Colégio Militar.

Ingresso no 6º ano (EF)Ingresso no 1º ano (EM)
Ter menos de 13 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula.Ter menos de 18 anos em 1º de janeiro do ano da matrícula.
Completar 10 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.Completar 14 anos até 31 de dezembro do ano da matrícula.

Por fim, vale ressaltar que os alunos formados por essas instituições são cidadãos modelos que ocupam as mais diversas posições de destaque nacional. Portanto, a importância dos colégios militares é inegável para o bem da sociedade.

Gostou do conteúdo que o Estratégia Militares preparou para você? Então continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de todas as novidades do mundo militar. Além disso, não deixe de conhecer nossos cursos preparatórios. Com eles, você garante aprovação em uma das principais instituições militares do Brasil.

Estratégia Militares Banco de Questões - CTA

Veja também:

Texto: Jared Pereira

Você pode gostar também