Quadro de Material Bélico: o que é, como ingressar e mais!

Quadro de Material Bélico: o que é, como ingressar e mais!

E aí, guerreiro? Você que almeja ingressar na carreira militar provavelmente já ouviu falar sobre o Quadro de Material Bélico. O Estratégia Militares trouxe um artigo que te conta tudo sobre ele, além das suas curiosidades.

O que é o Quadro de Material Bélico?

O Quadro de Material Bélico (QMB) é o responsável por realizar a manutenção e garantir o perfeito funcionamento do armamento, das viaturas e das aeronaves. Além disso, o QMB cuida dos combustíveis utilizados pela força, óleos, graxas e lubrificantes. 

Os militares que pertencem ao QMB fazem parte do grupo de logística da Força e recebem um intenso treinamento a fim de minimizar as chances de erro na sua rotina. Qualquer erro da equipe de Material Bélico pode ocasionar grandes acidentes, até mesmo fatais, como um acidente aéreo, por exemplo.  

A atuação do Quadro de Material Bélico no Brasil é observado desde o Brasil Colônia, porém só ganhou a importância que tem nos dias de hoje por sua atuação na 2ª Guerra Mundial que, para muitos historiadores, foi uma guerra vencida pelos Quadros de Logística.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

Como entrar para o Quadro de Material Bélico?  

Quem deseja entrar para o Quadro de Material Bélico do Exército Brasileiro ou da Força Aérea Brasileira precisa prestar concurso público para alguma dessas Forças. Os concursos que dão a possibilidade do militar ingressar no QMB são: da EEAR, da ESA e da EsPCEx. 

Concurso ESA

O Concurso ESA é a maior porta de entrada para quem deseja ingressar no Quadro de Material Bélico, já que possui cerca de 1100 vagas anuais. 

Após a aprovação no certame, o aluno passa pelo período básico, em alguma Unidade Escolar Tecnológica do Exército (UETE), que tem duração de um ano. Após esse período, o aluno pode optar por alguma Arma ou Quadro em que deseje se especializar. Caso opte pelo QMB, deve seguir sua formação na EsSLog.

Atualmente, os cursos para os militares do Quadro de Material Bélico da EsSLog são ministrados em quatro vertentes, a fim de buscar a formação de uma tropa mais especializada. Confira as opções abaixo!

  • Manutenção de Armamento: responsável pelo apoio na manutenção de armamento leve ou pesado do Exército Brasileiro;
  • Manutenção de Viatura auto: apoia a manutenção das viaturas da força e é o responsável por sua operacionalidade; 
  • Mecânico Operador: será o responsável por toda a parte de metalurgia; e
  • Manutenção de Viatura Blindada: será o responsável pelo apoio na manutenção das viaturas blindadas. 

Após os dois anos de formação, o militar é declarado 3° sargento do Exército Brasileiro e pode escolher um dos vários quartéis disponíveis no Brasil. Vale ressaltar que a formação na EsSLog proporciona nível superior aos formados, o que é um diferencial em relação à formação na EEAR. 

Concurso EEAR

O Concurso da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) é uma excelente oportunidade para quem deseja ingressar no Quadro de Material Bélico da Força Aérea, visto que o concurso tem recorrência semestral.   

Após a aprovação no concurso, o aluno realiza toda a sua formação, com duração de 2 anos, na EEAR, localizada em Guaratinguetá (SP). 

O curso para o QMB da Aeronáutica prepara o militar para fazer a manutenção de diversos tipos de armamento, inclusive de aeronaves. Além disso, esse militar também poderá ser instrutor de tiro na força, sendo responsável não só por ensinar, mas também por preparar o estande de tiro e realizar todos os procedimentos de segurança. 

material Bélico

Após formado, o especialista é declarado 3° Sargento da Força Aérea Brasileira. A grande vantagem da EEAR é a possibilidade do sargento formado nessa escola concorrer ao oficialato, por meio dos concursos internos tanto do EAOF quanto do CFOE.  

Concurso EsPCEx

O Concurso da EsPCEx é a principal porta de entrada do Exército Brasileiro para quem deseja ser do QMB como oficial de carreira, tendo em vista que a Força disponibiliza mais de 400 vagas anuais.

A formação desse militar tem a duração de 5 anos, dos quais 4 são na AMAN. O primeiro ano é na EsPCEx, localizada em Campinas (SP), onde o aluno tem uma formação básica. Após o período letivo em Campinas, o aluno segue sua formação na AMAN, onde é declarado Cadete. 

A opção pelo curso de Material Bélico pode ser feita no seu segundo ano na AMAN. Quando formado, o militar é declarado Aspirante a Oficial do Exército Brasileiro e pode optar por alguma unidade militar do Brasil onde deseja servir.

Curiosidades sobre o Quadro de Material Bélico

No dia 30 de outubro é comemorado o Dia do Quadro de Material Bélico. Essa data faz alusão ao dia do nascimento do patrono do QMB: Carlos Antônio Napion. 

Canção do Quadro de Material Bélico  

Nos paióis, nas oficinas
Enfrentando ardis e minas
Porfiaremos de alma forte
Com denodo e valentia
Noite e dia sem cessar
Cumpriremos nosso dever
Pouco importa vida ou morte
Nosso intuito é vencer
Na paz, o progresso
Na guerra, a vitória
Construir a grandeza
Lutar pela glória
Da pátria com ardor
Com arrojo e bravura
Com esforço de gigante
Seguiremos sempre avante
Sem temer treva ou metralha
Cumpriremos a missão
Apoiando a vanguarda
Quer no ataque ou na defesa
Do triunfo na batalha
Levaremos a certeza
Na paz, o progresso
Na guerra, a vitória
Construir a grandeza
Lutar pela glória
Da pátria com ardor
Com arrojo e bravura
Letra: José dos Santos Rodrigues

E aí guerreiro, gostou de conhecer o Quadro de Material Bélico? Se seu sonho é fazer parte dele, você precisa começar a se preparar desde já! Clique no banner abaixo e conheça o nosso Banco de Questões, ferramenta fundamental para sua preparação.

BANNER_PORTAL_

Veja também:

Você pode gostar também