Problemas Ambientais: entenda o efeito no Brasil

Problemas Ambientais: entenda o efeito no Brasil

Quer saber tudo sobre um dos assuntos mais recorrentes nas provas do Brasil? Então, acompanhe o artigo que o Estratégia Militares preparou para você sobre os Problemas Ambientais e os efeitos causados em nosso país!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

Quais são os principais Problemas Ambientais?

Em muitos casos, fazer a pergunta certa é mais importante do que encontrar as respostas. Esse é mais um caso que comprova isso, uma vez que a pergunta acima é responsável por nos levar às questões que mais caem nos processos seletivos.

Desmatamento

Desmatar ou desflorestar é o ato referente à retirada da cobertura vegetal de um ambiente. Essa prática é intensificada pela expansão do agronegócio, pelo crescimento anormal das cidades e por ilicitudes criminais que estão relacionadas às queimadas

Atualmente, a expansão desenfreada do gado e da soja continuam avançando sobre o território brasileiro e, além de terem destruído o Cerrado, ameaçam a formação vegetal da Amazônia. Por isso, a participação das Forças Armadas na defesa dessa região é fundamental.

Alguns dos problemas ambientais causados pelo desmatamento são: 

  • Intensificação do aquecimento global; 
  • Assoreamento dos rios;
  • Destruição do habitat; 
  • Perda da biodiversidade e extinção de espécies; e
  • Aumento da escassez de água. 

O Arco do Desmatamento, presente na Amazônia, é um exemplo que comprova o fato acima mencionado, uma vez que “coincidentemente” é uma das regiões com maior escassez hídrica no Brasil. Isso acontece porque a Amazônia é responsável por distribuir as chuvas por todo o Brasil.

Poluição Ambiental e o Clima

A poluição ambiental é uma ação antrópica causada pela produção e emissão de qualquer composto que degrade o ambiente. 

Com a crescente urbanização e o estilo de vida consumista, essa problemática tem se intensificado, principalmente pela emissão de gás carbônico relacionada à combustão dos combustíveis fósseis, do metano produzido pelos gados e do enxofre proveniente da produção industrial. 

Dessa forma, ao emitir gases destrutivos, a poluição ambiental intensifica o Aquecimento Global, o Efeito Estufa e a Inversão Térmica e, por isso, traz consequências adversas à preservação da nossa espécie. Entenda um pouco de cada um dos fenômenos, abaixo! 

Aquecimentos Global 

O Aquecimento Global é um fenômeno natural. Basicamente, quanto maior é a quantidade de carbono na atmosfera, maior será a temperatura do planeta. No entanto, em excesso, esse fenômeno pode acarretar desastres naturais como: aumento do nível do mar por derretimento das calotas polares, maiores tempestades, entre outros. 

Um dos principais intensificadores do aquecimento global é a emissão de gases por meio da combustão de combustíveis fósseis, além do desmatamento e da queimada que lançam o carbono capturado de volta para a atmosfera.

Problemas Ambientais

Efeito Estufa

Outro fenômeno natural é o Efeito Estufa. É extremamente importante para a sobrevivência da espécie humana, uma vez que permite a manutenção da temperatura média do Planeta. O aumento da temperatura ocorre caso haja gases estufa em excesso na atmosfera, aprisionando o calor. 

Inversão Térmica

Por fim, vale destacar a Inversão Térmica. Esse problema ambiental ocorre quando o processo de convecção é interrompido. Quando isso acontece, o fluxo entre os ares é impedido, uma vez que o ar quente ㅡ menos denso ㅡ fica entre duas “colunas” de ar frio ㅡ mais densas. Assim, o ar frio presente nas cidades fica preso e concentrado com poluentes que podem causar doenças respiratórias na população.

Problemas Ambientais

Quais as soluções para os problemas ambientais?

Agora que você já viu os principais problemas ambientais e os seus efeitos no Brasil, confira as respectivas soluções de algumas dessas problemáticas:

  1. Como frear o desmatamento no Brasil?

Antes de tudo, vale destacar a fiscalização como uma das soluções referentes à problemática. Multar e prender são práticas imprescindíveis para amenizar a ilicitude criminal. Desse modo, o Exército, a Marinha e a Força Aérea mostram-se fundamentais na defesa da Amazônia e de tantos outros territórios ameaçados.

Somado a isso, destaca-se a preservação como uma solução para o problema. Mais do que apenas uma atitude ecológica, preservar é uma prática extremamente rentável. 

Em muitos lugares, a preservação tornou-se mais lucrativa que o próprio desmatamento para fins do agronegócio. A Costa Rica e o Peru são exemplos no ecoturismo e geram milhões de dólares com essa prática ambiental.

  1. Trocando poluição pela geração de energia limpa

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), o maior produtor de resíduos sólidos da América Latina é o Brasil, cuja produção corresponde a 40% do total. Dessa forma, percebe-se a necessidade de implementar métodos para contornar esse obstáculo.

Por meio do alto poder calorífico contido nos gases provenientes do lixo, é possível produzir energia elétrica e térmica suficientes para suprir as necessidades de centenas de cidades. Assim, nota-se a importância de investir na geração de energia limpa por meio da Reciclagem Energética do lixo.

  1. Implicações do consumo de carne na recuperação da Água

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os números de bovinos (214 milhões) e de frangos (250 milhões) superam o número de pessoas que habitam o Brasil (211 milhões). Por esse motivo, os responsáveis pelo maior consumo hídrico do país são os setores da agricultura e da pecuária.

Dessa forma, reduzir o consumo exagerado de carne é uma das principais formas de contribuir com a manutenção da água potável. Ao diminuir o consumo de carne, a demanda será menor e, portanto, a manutenção de animais para consumo diminuirá. Como consequência, o consumo hídrico será amenizado.

Exercícios

1.(EsPCEx) É um fenômeno climático que ocorre geralmente durante o inverno, quando o ar frio permanece nas proximidades do solo, contribuindo para a concentração de poluentes nessa faixa, pois a camada logo acima, mais quente, interrompe a corrente ascendente e bloqueia a dispersão dos poluentes. A esse fenômeno denominamos

A) inversão térmica.

B) efeito estufa.

C) ilha de calor.

D) chuva ácida.

E) circuito de fumaça.

2.(ESA) Nas últimas décadas o processo de transformação do uso do solo, em função de uma expansão rápida e intensiva da agropecuária provoca inúmeros impactos ambientais no Cerrado, entre os quais erosões profundas que atingem o lençol freático que denominamos

A) voçorocas.

B) assoreamentos.

C) laterização.

D) lixiviação.

E) arenização.

3.(QUESTÃO BIZU ESTRATÉGICO) Com o desmatamento e o uso intensivo do solo, o Brasil passa por dois fenômenos que podem facilmente ser confundidos. Entretanto, a distinção entre eles é evidente e deve ser associada à região na qual eles ocorrem. 

Levando em consideração o fato mencionado acima, descreva qual é a diferença entre a DESERTIFICAÇÃO e a ARENIZAÇÃO:

Gabarito:

1-A; 2-A.

3) A diferença entre essas duas problemáticas está diretamente relacionada ao local em que ocorrem. A desertificação ocorre em áreas de climas secos, como é o caso da Caatinga na qual o clima predominante é o semiárido. A arenização, por sua vez, ocorre em climas úmidos, como é o caso dos Pampas nos quais o clima predominante é o subtropical. Uma grave consequência desses fenômenos é a infertilidade do solo.

Gostou do texto? Então, continue acompanhando o Estratégia Militares! Assim, você recebe conteúdos que o deixarão cada vez mais perto da aprovação! Não perca tempo, clique no banner e venha ser coruja!

BANNER_PORTAL_

Veja também:

Texto: Jared Pereira

Você pode gostar também