Companhia Militar: o que é, tipos e muito mais!

Companhia Militar: o que é, tipos e muito mais!

Você quer saber tudo sobre a companhia militar? Neste artigo, o Estratégia Militares separou para você as informações que lhe farão ficar por dentro de tudo o que há de mais importante sobre essa subunidade militar! Acompanhe e descubra!

O que é uma Companhia Militar?

Uma companhia é uma subunidade maior que o pelotão e menor que a unidade militar definida como batalhão. Cada companhia é constituída, em média, por três pelotões. Por sua vez, um conjunto de companhias forma um batalhão, o qual é responsável direto pelas companhias a ele designadas.

É importante salientar também que a formação básica de um pelotão é o Grupo de Combate, o qual é formado por esquadras. Pensando em facilitar o seu entendimento, o Estratégia Militares resumiu cada formação. Confira! 

  • Esquadra: é constituída por um cabo e três soldados.
  • Grupo de Combate: é formada por duas esquadras.
  • Pelotão: é formado pela união de três grupos de combate somados a militares especialistas em áreas fundamentais para o sucesso da missão, como comunicação e saúde.
  • Companhia: é formada pelo conjunto de três a cinco pelotões. Vale ressaltar que a companhia é a menor fração que pode ser empregada isoladamente no combate, isso a define como uma fração tática e administrativa.

Quantos Militares tem uma Companhia Militar?

Para saber qual é a média do efetivo de uma companhia militar, é necessário saber quantos militares cada subunidade subordinada a ela possui. Confira!

FormaçãoEfetivo (média)
Esquadra4 militares
Grupo de Combate9 militares
Pelotão40 militares

Agora, para visualizarmos o valor médio de um efetivo correspondente a uma companhia, basta saber que três ou mais pelotões formam essa subunidade. Desse modo, pode-se constatar que a força dessa subunidade militar é composta por um número que varia entre 150 a 300 militares.

Quem a comanda?

Primeiramente, é importante salientar que existem duas possíveis situações distintas de comando. Uma é definida pela autonomia administrativa que a companhia pode possuir com relação ao batalhão e a outra situação é definida pela subordinação dessa subunidade com relação à unidade militar mencionada.

Desse modo, o comando das companhias que possuem autonomia administrativa é designado a um Tenente Coronel ou Coronel que possui o Curso de Estado Maior, devido à importância que essa subunidade passa a exercer. 

Por sua vez, as companhias subordinadas à unidade enquadrante podem ser comandadas por um capitão ou major, uma vez que elas não possuem o mesmo grau de responsabilidade que as autônomas.

Tipos de Subunidade

Tendo em vista que, no Brasil, existem dezenas de batalhões e que cada batalhão é formado por três a cinco companhias, por dedução lógica é factível que existam centenas de companhias. Pensando nisso, o Estratégia Militares selecionou para você algumas das subunidades militares mais interessantes. Confira!

  • Companhia de Precursores Paraquedistas: com sede na cidade do Rio de Janeira, essa companhia possui uma das mais elevadas formações militares de elite, responsável pela formação dos Precursores Paraquedistas ㅡ militares altamente preparados para agir em qualquer condição.
  • Companhia Independente de Operações Policiais em Área de Caatinga: essa subunidade conhecida como CIOPAC atua no semiárido nordestino. No total, 14 municípios do estado de Sergipe são defendidos pela atuação dos policiais, que recebem a alcunha de guerreiros de caatinga.
  • 2ª Companhia de Fronteira: a “Sentinela do Pantanal” está localizada em Porto Murtinho (MS) e, assim como as demais companhias de fronteira, é dotada de material de emprego militar (mem) de alta performance com o intuito de defender a soberania nacional e combater as ilicitudes fronteiriças. 

Diferença entre Companhia e Batalhão

Além da diferença numérica já mencionada, vale ressaltar que a principal diferença entre essas formações está relacionada ao grau de hierarquia que existe entre elas.

O batalhão é definido como unidade militar, já a companhia é definida como uma subunidade militar. Isso ocorre devido ao grau hierárquico correspondente a cada uma dessas formações. Para formar um batalhão é necessária a união de três a cinco companhias. Desse modo, a companhia é subordinada ao batalhão.

DiferençasBatalhãoCompanhia
Efetivo De 500 a 1000 militaresDe 150 a 300 militares
ComandanteTen. Coronel ou CoronelCapitão ou Major
ClassificaçãoUnidade militarSubunidade militar

Agora que você já sabe tudo sobre a companhia militar, continue acompanhando o blog do Estratégia Militares. Assim, você fica por dentro do que há de mais interessante no mundo militar e recebe dicas imprescindíveis para a sua aprovação! Não perca tempo, clique no banner e saiba mais!

Banner Estratégia Militares

Texto: Jared Pereira

Você pode gostar também