Na última sexta-feira, 05 de janeiro, o Brasil perdeu uma grande personalidade do Esporte Nacional: Mário Jorge Lobo Zagallo, o único brasileiro que conquistou quatro títulos mundiais de Futebol, nos deixou aos 92 anos.
Além da grande figura pública e exemplo de desportista que Zagallo foi, sua história também tem ligação com uma das Forças Armadas Brasileiras. Em sua juventude, ele foi soldado no 1º Batalhão de Polícia do Exército (1º BPE). Saiba mais a seguir!
Navegue pelo conteúdo
Histórico profissional
Zagallo nasceu em 9 de agosto de 1931, em Atalaia, em Alagoas. Ele foi jogador de futebol, treinador e integrante da comissão técnica da Seleção Brasileira de Futebol.
Ele foi conhecido, dentro e fora dos campos de futebol, como um grande vencedor. Zagallo detém, até hoje, o recorde de títulos das Copas do Mundo FIFA. Ele foi vitorioso como ponta esquerda da seleção na campanha de 1958 e de 1962. Além disso, Zagallo sagrou-se campeão da competição como treinador em 1970 e como coordenador técnico em 1994.
Ele foi um dos três únicos a conquistarem a Copa tanto como jogador, quanto como treinador. Foram quatro conquistas em três funções diferentes. Zagallo ainda foi treinador do Brasil em 1974 e em 1998. Durante este último, conquistou um vice-campeonato.
Em 2006, ele foi novamente coordenador técnico da Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo FIFA, fazendo parte da comissão técnica de Carlos Alberto Parreira. Foi a reedição da parceria dos dois em 1994. No entanto, o Brasil não conquistou o título desta vez. Em sua carreira, houve um total de cinco finais em sete participações em Copas do Mundo.
Por contribuições tão expressivas ao futebol mundial, Zagallo recebeu a Ordem de Mérito da FIFA, em 1992, a mais alta honraria da instituição. Além disso, em 2013, foi eleito o 9º melhor treinador de futebol de todos os tempos, segundo a revista Soccer Magazine.
Zagallo e o Exército
Antes de todas essas conquistas, Zagallo também fez parte do Exército Brasileiro. Foi soldado no 1º Batalhão de Polícia do Exército (1º BPE), no Rio de Janeiro. Por conta disso, a instituição prestou homenagem ao eterno combatente em sua página na internet.
A publicação contou uma história curiosa sobre Zagallo. Em 1950, ele servia ao Exército e esteve presente na final da Copa do Mundo no Maracanã. Na época, Zagallo fazia parte da equipe da Polícia do Exército que estava presente no estádio. Sendo assim, só assistiu a final como Soldado.
O Exército informou ainda que, por toda a sua vida, Zagallo sempre demonstrou grande carinho pela instituição. Inclusive, ele autografou uma réplica da camisa da Seleção Brasileira que fica exposta no Batalhão de Polícia. Além disso, participou de várias solenidades de seu batalhão.
Zagallo morreu devido a falência múltipla dos órgãos, no dia 05 de janeiro. No entanto, nunca será esquecido por todos aqueles que amam futebol, por sua carreira vitoriosa e pelas conquistas que obteve. Sendo assim, o Estratégia Militares presta sua homenagem ao “Velho Lobo”, desejando condolências à família.
Se você deseja se tornar um integrante do Exército Brasileiro ou das outras Forças Armadas de nosso país, conheça os cursos do Estratégia Militares. Estude conosco e conquiste sua vaga! Clique no banner e saiba mais!