O conflito entre a Rússia e a Ucrânia despertou as atenções do mundo em 2022. No entanto, a guerra que foi iniciada no dia 24 de fevereiro não veio de um desentendimento recente.
Os dois países que pertenciam à antiga União Soviética passam por fases de conflitos há muitos anos – e os livros não nos deixam mentir.
O Estratégia Militares preparou para você um artigo com alguns dos livros que podem ajudar você a entender um pouco mais sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia! Confira!
Navegue pelo conteúdo
1. A fome vermelha: a guerra de Stalin na Ucrânia, de Anne Applebaum
Nesse livro, a professora da London School of Economics e colunista do Washington Post Anne Applebaun narra sobre um período muito difícil para os ucranianos.
No ano de 1929, Stalin criou uma política que coletivizava a agricultura na União Soviética. No entanto, a medida tirou milhões de camponeses de suas terras, levando-os para as fazendas coletivas que forneciam sua produção para o Estado.
Isso foi a causa de uma grande fome, principalmente na região da Ucrânia, em um episódio conhecido como Holodomor. Entre 1931 e 1933, cerca de 5 milhões de pessoas morreram de fome, resultado dessa política.
2. O fim do homem soviético, de Svetlana Aleksiévitch
Após anos e anos vivendo como uma grande potência, a União Soviética chega ao seu fim e o povo russo assistiu a tudo isso com espanto.
Com a política de abertura que o governo Gorbatchóv implementou houve mudanças drásticas em diversas áreas da vida dessa população: desde a estrutura social, passando pelo cotidiano até o seu direcionamento ideológico.
Este livro da jornalista e escritora bielorrussa Svetlana Aleksiévitch, vencedora do prêmio Nobel de Literatura em 2015, tem o propósito de examinar a vida dessas pessoas que foram afetadas por toda essa transformação.
3. Vozes de Tchernóbil: a história oral do desastre nuclear, de Svetlana Aleksiévitch
Mais um livro da jornalista e escritora bielorrussa Svetlana Aleksiévitch. O foco agora está no maior acidente nuclear da história: a explosão do reator número 4 da usina de Chernobyl, localizada na cidade de Pripyat, antigo território da União Soviética e que atualmente é território ucraniano.
Por meio de depoimentos de pessoas que vivenciaram a situação, a autora mostra o quão grave foi a postura do governo soviético para lidar com o problema. Soldados, trabalhadores e cientistas foram expostos ao vazamento nuclear e à morte durante os reparos da usina e a tentativa de apagar o incêndio causado pela explosão.
Esse livro foi fonte de inspiração para a premiada minissérie Chernobyl, exibido pelas emissoras HBO e pela ucraniana Sky Atlantic.
4. Todos os homens do Kremlin: os bastidores do poder na Rússia de Vladimir Putin, de Mikhail Zygar
O livro traz várias entrevistas inéditas com membros do círculo de influência do presidente russo Vladimir Putin. A ideia é mostrar uma visão diferente dos bastidores da política na Rússia.
Ele foi escrito por Mikhail Zygar, ex-editor-chefe da única emissora de TV independente da Rússia, a TV Rain (Dozhd). O livro foi um sucesso de vendas na Rússia, mostrando um retrato surpreendente do governo Putin.
5. A KGB e a Desinformação Soviética, de Ladislav Bittman
O autor deste livro, o tcheco Ladislav Bittman, pertenceu ao serviço de segurança e inteligência de seu país. Neste livro, ele traz análises e informações sobre o período em que trabalhou neste órgão até sua deserção, em 1968.
O livro traz datas, locais específicos e nomes que mostram as operações da KGB para influenciar o comportamento ocidental.
Gostou dessas indicações, combatente? O portal Estratégia Militares está trazendo várias informações sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia para que você não seja pego de surpresa em uma redação ou com alguma questão nas provas de concursos militares. Adquira o nosso Banco de Questões e saia na frente!