Em 2023, o Governo Federal anunciou a decisão de construir mais um campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Nordeste brasileiro, mais especificamente no Ceará. A pedra fundamental para a criação, inclusive, já foi inaugurada. A notícia mais recente sobre o campus do ITA no Ceará é de que ele abrigará um Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). Confira todas as informações a seguir!
Navegue pelo conteúdo
Implementação
Em 04 de junho, terça-feira, foi assinado pelo Governo do Ceará, o Ministério da Defesa (MD), o Comando da Aeronáutica (COMAER), a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI – Ceará) o Acordo de Cooperação Técnica (CTI) para a implantação do ICT no no novo campus do ITA.
Após a assinatura, os órgãos terão 60 dias para a aprovação do relatório final da implementação. O ICT será vinculado ao SENAI e estará fisicamente dentro do campus do ITA cearense.
Com isso, será realizado um plano diretor para contemplar a implantação do Instituto. Ele tem como objetivo fomentar iniciativas voltadas à inovação, à pesquisa e ao ensino, contribuindo para o desenvolvimento da indústria no Ceará.
ICT no campus do ITA
A finalidade do ICT vinculado ao SENAI no campus do ITA no Ceará é a promoção de pesquisas que combinem o interesse das indústrias da região e os assuntos que serão abordados nos cursos a serem implementados pela instituição.
Ele funcionará dentro do campus do ITA para estágio e extensão dos alunos. Hoje existem mais de 1.300 pesquisas e projetos – entregues e em desenvolvimento – por meio de ICTs, atendendo indústrias do Brasil e do mundo.
O novo campus do ITA
O ITA é uma referência não apenas nacional, mas também internacional em cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de engenharia e de tecnologia, destacando-se o setor aeroespacial.
O ITA de Fortaleza será a primeira unidade no Nordeste e a segunda do país. A primeira está sediada na cidade paulista de São José dos Campos (SP) e funciona desde 1950. O Ceará é destaque em aprovações do vestibular, sendo o estado com o maior número de alunos aprovados na Instituição, uma das motivações para a construção da segunda sede do ITA na Base Aérea de Fortaleza.
Se você sonha em se tornar um engenheiro militar da Força Aérea Brasileira, estude com o Estratégia Militares e saia na frente da concorrência! Os nossos cursos e materiais pedagógicos são totalmente focados no edital dos concursos. Clique no banner e saiba mais!
Fontes
Vídeo: Sargento André / CECOMSAER