O jornalismo brasileiro perdeu uma de suas estrelas com o falecimento de Glória Maria nesta quinta, dia 2 de fevereiro de 2023. O Estratégia Militares também deixa aqui sua homenagem à jornalista e relembra seu pioneirismo em muitos aspectos, inclusive na cobertura de conflitos armados no exterior.
Glória Maria nasceu no Rio de Janeiro e formou-se na PUC-RJ como jornalista. Com seu largo sorriso, tornou-se um rosto conhecido na TV brasileira por diversas coberturas históricas, como a posse do presidente Jimmy Carter, e suas reportagens de lugares exóticos no Fantástico. Foi a primeira a aparecer ao vivo e a cores no Jornal Nacional.
O pioneirismo dela não para por aí! Glória Maria foi a primeira mulher a cobrir um conflito armado no exterior. Isso aconteceu em 1982, na Guerra das Malvinas, quando a Inglaterra e a Argentina disputaram a posse de um arquipélago a pouco mais de 400 km da costa argentina. Ela cobriu o conflito, que durou um mês e meio, e também anunciou o cessar-fogo, quando ele terminou.
Outro conflito que a jornalista experienciou foi a invasão da embaixada japonesa no Peru por um grupo terrorista, chamado de Tupac Amaru. Vários embaixadores, inclusive o brasileiro, foram mantidos reféns por mais de 120 dias. Esse episódio aconteceu em 1996 e também contou com a cobertura de Glória Maria.
Ela contou sobre as duas experiências no programa Roda Viva, na TV Cultura, no ano passado.
Além disso, ela participou como repórter de outros eventos internacionais de grande importância, como Olimpíadas e Copas do Mundo.
Glória Maria faleceu em decorrência de um câncer cerebral, deixando um legado de grandes coberturas jornalísticas no Brasil e no mundo, tornando-se, ela mesma, mais uma página na história de nosso país.
Acompanhe o Portal Estratégia Militares para não perder as notícias do mundo militar e dos seletivos das Forças Armadas! Clique no banner e conheça nossos cursos on-line preparatórios!