Você já deve ter ouvido falar das Olimpíadas, não é mesmo? Mas, sabia que existe uma outra competição esportiva internacional só para militares? Isso mesmo! São os Jogos Mundiais Militares. Separamos para você as principais informações sobre o que são os Jogos, sua origem e quais são as modalidades esportivas da competição.
Navegue pelo conteúdo
O que são os Jogos Mundiais Militares?
Os Jogos Mundiais Militares são um evento multidesportivo internacional que ocorre a cada quatro anos – sempre um ano antes das Olimpíadas. Ele é organizado pelo CISM, o Conselho Internacional do Desporto Militar, e voltado apenas para atletas das Forças Armadas.
Atualmente, existem duas edições do evento: os Jogos Mundiais Militares de Verão e os Jogos Mundiais Militares de Inverno. Algumas das modalidades esportivas são exclusivas do meio militar e não são encontradas em outras competições!
A última edição de verão, em 2019, contou com 109 países participantes, enquanto os Jogos Mundiais de Inverno tiveram 93 países.
Origem dos Jogos Mundiais Militares
Os Jogos foram inaugurados em 1995, na cidade italiana de Roma, em comemoração aos 50 anos do fim da Segunda Guerra Mundial – uma mensagem de paz dos representantes das Forças Armadas de todo o mundo.
Já a edição de Inverno foram inaugurados anos depois, em 2010, no Vale da Aosta, também na Itália.
Edições dos Jogos Mundiais Militares
Ao todo, foram sete edições dos Jogos Mundiais Militares organizados pelo CISM, cada um deles sediado em um país diferente – inclusive no Brasil! Confira a seguir quais foram elas:
- 1995: 1o Jogos Mundiais Militares de Roma, Itália;
- 1999: 2o Jogos Mundiais Militares de Zagreb, Croácia;
- 2003: 3o Jogos Mundiais Militares de Catânia, Itália;
- 2007: 4o Jogos Mundiais Militares de Hyderabad, Índia;
- 2011: 5o Jogos Mundiais Militares do Rio de Janeiro, Brasil;
- 2015: 6o Jogos Mundiais Militares de Mungyeong, Coreia do Sul; e
- 2019: 7o Jogos Mundiais Militares de Wuhan, China.
Como os jogos de Inverno são mais recentes, houve apenas quatro edições:
- 2010: 1o Jogos Mundiais Militares de Inverno – Vale da Aosta, Itália;
- 2013: 2o Jogos Mundiais Militares de Inverno – Annecy, França;
- 2017: 3o Jogos Mundiais Militares de Inverno – Sochi, Rússia; e
- 2021: 4o Jogos Mundiais Militares de Inverno – Berchtesgaden, Alemanha.
A próxima edição de Inverno está prevista para acontecer em 2025, na Suíça.
Quais os esportes dos Jogos Mundiais Militares?
Os Jogos Mundiais Militares contam com algumas modalidades esportivas comuns a outras competições, como atletismo, ciclismo, esgrima, futebol, hipismo, basquete, boxe, judô, natação, entre outros. No entanto, existem alguns esportes tipicamente militares, como: pentatlo naval, pentatlo militar, pentatlo aeronáutico, orientação e paraquedismo.
Pentatlo Naval
Nessa modalidade esportiva, os competidores formam equipes de cinco atletas masculinos e três atletas femininas. A competição é dividida em quatro dias, quando cada equipe deve completar as seguintes provas no menor tempo possível:
- Pista de Obstáculos;
- Natação de Salvamento;
- Natação Utilitária;
- Habilidades Navais; e
- Cross-Country Anfíbio.
Todas simulam atividades que os militares da Marinha executam em seu tempo de serviço e durante conflitos. A equipe que completar todas as etapas e conseguir o maior número de pontos vence.
Pentatlo Militar
O Pentatlo Militar funciona de forma semelhante ao anterior, apenas com diferenças nos tipos de prova que as equipes devem enfrentar. São elas:
- Tiro;
- Pista de Obstáculos;
- Natação Utilitária;
- Lançamento de granada; e
- Corrida cross-country.
A pontuação dos atletas militares nas quatro primeiras provas determina a ordem de largada na última etapa, a corrida cross-country.
Pentatlo Aeronáutico
Já o Pentatlo Aeronáutico conta com as seguintes provas feitas em equipe:
- Tiro;
- Destreza/Basquete;
- Natação;
- Esgrima;
- Pista de Obstáculos; e
- Corrida de orientação.
As duas últimas etapas fazem parte da prova de Evasão. Todas as etapas também são feitas em equipe. Além disso, também há uma prova de pilotagem aérea.
Orientação
Nessa modalidade, os atletas devem cumprir um percurso desafiador em terreno acidentado no menor tempo possível com o auxílio de apenas um mapa e uma bússola. Vários pontos de controle a que os competidores devem se reportar são colocados ao longo do percurso. É necessário intensa concentração e rápida tomada de decisão.
Paraquedismo
A prova de paraquedismo é dividida em duas partes: uma de precisão e outra de formação em queda livre. Na prova de precisão, o atleta deve saltar a 3.600 pés de altitude e pousar em um alvo de apenas 2 cm de diâmetro.
Já na prova de formação, o competidor salta e tem 35 segundos de queda livre para performar o maior e mais criativo número de figuras.
Brasil nos Jogos Mundiais Militares
As Forças Armadas Brasileiras não só participam dos Jogos Mundiais Militares como nosso país também já foi o anfitrião de uma das edições, em 2011. Aqueles que competem nos jogos são os militares de carreira, em sua maioria integrantes do Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR) do Ministério de Defesa.
O Brasil sempre alcança as maiores posições no quadro de medalhas. No último – em 2019, na cidade de Wuhan, China -, ficamos entre os três primeiros, com 88 medalhas de ouro. Lembrando ainda que, quando a competição aconteceu no Rio de Janeiro, o Brasil ocupou o primeiro lugar no quadro de medalhas.
Além disso, muitos desses atletas militares também participam dos Jogos Olímpicos no ano seguinte, por isso, os Jogos Mundiais Militares são tratados como uma das etapas fundamentais em sua preparação.
E aí, guerreiro? Já pensou em representar seu país nas competições desportivas internacionais? Estude para os seletivos das Forças Armadas e se torne um militar de carreira! Clique no banner abaixo e conheça nossos cursos on-line preparatórios.