A 30a Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima – ou COP 30, para encurtar – acontece neste mês de novembro. E sabe a parte mais legal? Neste ano, a COP será sediada no Brasil! A principal conferência climática do mundo acontece dos dias 10 a 21 de novembro de 2025, na cidade de Belém, capital do Pará.
São esperados mais de 7 mil visitantes só por parte das equipes da ONU e delegações de países membros, sem contar aqueles que estarão lá para participar das programações culturais e exposições!
Em eventos oficiais como a COP 30, que envolvem grande número de dignitários de outros países e visitantes internacionais, as Forças Armadas são acionadas para garantir a segurança e a organização da conferência. A Marinha, o Exército e a Força Aérea – cada uma exerce uma função crucial! Contamos para você como as Forças Armadas estão atuando na COP 30!
Navegue pelo conteúdo
O que é a COP 30?
Antes de falar das Forças Armadas, que tal relembrar o que é a COP? A sigla se refere ao termo em inglês “conference of the parties”, ou Conferência das Partes, que é o órgão filiado à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) e responsável pelas decisões necessárias para implementar os compromissos assumidos pelos países no combate à mudança do clima.
As cúpulas anuais da COP reúnem líderes mundiais, cientistas, ONGs e representantes da sociedade civil para discutir e planejar ações para combater as mudanças climáticas causadas pelo homem, além de cobrar os resultados quanto aos acordos assinados entre os países com relação ao tema – no caso, o Protocolo de Quioto e o Acordo de Paris.

Atualmente, 198 países fazem parte da UNFCCC e participam das COP todos os anos. Na COP 30, em especial, serão discutidos os seguintes temas:
- Redução de emissões de gases de efeito estufa;
- Adaptação às mudanças climáticas;
- Financiamento climático para países em desenvolvimento;
- Tecnologias de energia renovável e soluções de baixo carbono;
- Preservação de florestas e biodiversidade;
- Justiça climática e os impactos sociais das mudanças climáticas.
COP 30 no Brasil
A cidade de Belém não foi escolhida à toa para ser a sede da COP 30. Afinal, qual seria o melhor lugar para falar de mudanças do clima e preservação de biodiversidade se não no coração da Amazônia?
A capital do Pará vem sendo preparada há meses para receber a conferência, com obras nas vias de acesso ao Parque da Cidade – onde acontecerá a COP – e até com a reforma do Porto de Outeiro para a recepção de passageiros. Para suportar o grande número de visitantes, o Brasil contratou navios de cruzeiro para servirem como hotéis flutuantes e, para isso, precisou reformar o porto que originalmente era destinado a cargas.

Além das reuniões oficiais entre os chefes de estados e delegações, a COP 30 também conta com espaços abertos para o público geral com exposições, oficinas, debates, eventos culturais e apresentações. A programação oficial dos eventos pode ser encontrada no site da COP 30.
As Forças Armadas na COP 30
Quando grandes eventos ocorrem no país – como a reunião do BRICS, o G-20, as Olimpíadas, entre outros – as Forças Armadas são acionadas, já que é necessário garantir a segurança de chefes de estado e de figuras importantes de outros países. Eventos que reúnem tantos dignitários podem ser alvos de ataques terroristas ou outros atos de intimidação.
Por conta disso, as Forças Armadas precisam trabalhar juntas para cobrir todas as áreas vulneráveis, seja em terra, no mar ou no ar. Treinamentos conjuntos e mobilizações são feitas com meses de antecedência para garantir que todos estejam prontos para responder a qualquer situação.
No caso da COP 30, o Ministério de Defesa ativou o Comando Operacional Conjunto Marajoara para atuar durante o evento.

Comando Operacional Conjunto Marajoara
Para que as três Forças Armadas estivessem prontas para atuar durante a COP 30, os militares começaram seus treinamentos em conjunto com bastante antecedência – desde 9 de junho, para ser exato, quando o Comando Operacional Conjunto Marajoara foi oficialmente ativado.
Desde então, as forças têm passado por vários treinamentos voltados à defesa nuclear, biológica, química e radiológica, segurança cibernética, defesa antiaérea, operações especiais e segurança de autoridades. A operação militar conjunta para a COP 30 começou oficialmente no dia 29 de outubro, com uma cerimônia de apronto que contou com a presença de mais de 7 mil militares.
Trouxemos um pouquinho das áreas em que cada uma das Forças Armadas estará atuando durante a COP 30!
Marinha
A Marinha do Brasil (MB) é aquela que zela pelos nossos mares, rios e regiões costeiras. Segundo informações divulgadas pela Agência Marinha de Notícias, a MB disponibilizou um efetivo de 2.792 militares para atuar na segurança da COP 30. Não só isso, mas a Marinha também trouxe o maior navio da sua esquadra, o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico” para servir como seu centro de operações.
O efetivo é dividido em quatro Grupos-Tarefa (GT):
- GT Comando e Controle: sediado no NAM “Atlântico”, conta com estrutura hospitalar embarcada e quatro aeronaves;
- GT Ribeirinho: responsável pelo apoio na segurança terrestre de áreas sensíveis, como os portos e as subestações elétricas;
- GT Fluvial: responsável por patrulhar, fazer inspeções navais e escoltas nos rios Pará e Guamá. Fará uso de 12 navios e outras 27 embarcações;
- GT Apoio Logístico: oferece suporte sanitário, de manutenção e de abastecimento a partir do Hospital Naval de Belém, da Base Naval de Val-de-Cães e do Centro de Intendência da Marinha em Belém.

O NAM “Atlântico” também foi o responsável por trazer toneladas de material estratégico e viaturas de outras partes do país para serem utilizados em Belém. Devido à localização da capital – próxima de rios e do mar –, a Marinha do Brasil terá um papel crucial na segurança do evento.
Exército
As ações do Exército Brasileiro na COP 30 são coordenadas pelo Comando Militar do Norte (CMN), que é o comando sediado em Belém e responsável pela defesa e proteção da Amazônia Oriental.

Os militares do CMN passaram por uma série de treinamentos táticos e técnicos nos últimos meses, inclusive capacitação para o uso de drones durante a COP 30 como forma de vigilância e apoio às ações de segurança.
Força Aérea
A FAB é responsável pela defesa do espaço aéreo durante a COP 30, especialmente durante as reuniões da Cúpula dos Líderes nos dias 6 e 7 de novembro, um pouco antes do início dos eventos da conferência.
O Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) estabeleceu as áreas de restrição do espaço aéreo na região do evento que deverão ser respeitadas para a preservação, restrição e proibição do acesso de aeronaves não permitidas. Elas são divididas em áreas reservadas, restritas e proibidas, dependendo da sua proximidade com o local da conferência.
Segundo as informações publicadas pela FAB, serão empregados os caças F-5M e A-29 Super Tucano para garantir a segurança do espaço aéreo, o KC-390 Millennium para realizar abastecimentos em voo, o E-99 para vigilância do espaço aéreo e o helicóptero H-60L Black Hawk para missões de busca e salvamento e transporte.

Além disso, o esquadrão de elite da FAB, o PARA-SAR – Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento –, estará a postos para ações contraterrorismo.
Ações conjuntas como essa provam a capacidade das Forças Armadas de atuarem em harmonia e assegurar a segurança de eventos de relevância mundial. Quer se tornar um militar de carreira e participar de operações como essa? Então, visite o Portal Estratégia Militares e conheça sobre os concursos públicos para as escolas de formação das Forças Armadas.
Além disso, se você está estudando para as provas militares, acompanhe as ações das Forças Armadas durante a COP 30 – o assunto pode aparecer nas próximas edições dos seletivos militares! Não deixe de visitar a nossa plataforma de cursos on-line preparatórios e o Banco de Questões do Estratégia Militares.
Referências
- https://cop30.br/pt-br/sobre-a-cop30/o-que-e-a-cop
- https://cop30.br/pt-br
- https://www.gov.br/planalto/pt-br/agenda-internacional/missoes-internacionais/cop28/cop-30-no-brasil
- https://www.eb.mil.br/web/noticias/w/forcas-armadas-ativam-comando-conjunto-marajoara-para-acoes-de-seguranca-na-cop-30?p_l_back_url=%2Fsearch%3Fsort%3DdisplayDate-%26q%3Dcop30
- https://www.agencia.marinha.mil.br/defesa-naval/nam-atlantico-desatraca-com-435-toneladas-de-material-das-forcas-armadas-para-operacao
- https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/44983
- https://www.fab.mil.br/noticias/tag/COP30
- https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/45003/COP30%20-%20Aeronaves%20que%20atuam%20na%20seguran%C3%A7a%20e%20na%20defesa%20aeroespacial%20chegam%20em%20Bel%C3%A9m
- https://www.youtube.com/watch?v=YiJ3CEeAOxo&t=2s
- https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/45013/COP30%20-%20COMAE%20detalha%20esquema%20de%20defesa%20aeroespacial%20para%20garantir%20seguran%C3%A7a%20da%20COP30
- https://cop30.br/pt-br/noticias-da-cop30/transatlanticos-chegam-a-belem-para-reforcar-hospedagem-na-cop30
- https://www.agencia.marinha.mil.br/defesa-naval/planejamento-deslocamento-e-exercicio-marcam-operacao-atlas-2025-das-forcas-armadas
- https://www.agencia.marinha.mil.br/defesa-naval/conheca-o-papel-da-marinha-do-brasil-na-cop-30
- https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/45027/PARA-SAR%20-%20PARA-SAR%20atua%20em%20miss%C3%B5es%20de%20contraterrorismo%20durante%20a%20COP%2030



