O que é o censo demográfico e qual a sua importância?

O que é o censo demográfico e qual a sua importância?

Com dois anos de atraso em virtude da pandemia do novo coronavírus, o IBGE iniciou, no primeiro dia de agosto, o Censo 2022. O objetivo é “contar” toda a população brasileira, além de aferir diversos indicadores importantíssimos, como: expectativa de vida, renda per capita e índice de alfabetização.

Nesse post, o Estratégia Militares conta um pouco da história do IBGE e mostra qual a sua importância para o Brasil, além de abordar os principais aspectos da principal pesquisa realizada pelo órgão, o censo demográfico. 

O que é o IBGE?

O primeiro órgão brasileiro destinado exclusivamente a atividades estatísticas foi a Diretoria Geral de Estatística (DGE), criada ainda no Brasil Império. Ele foi o responsável por realizar o primeiro censo demográfico brasileiro, no ano de 1872.

Com o passar dos anos e as várias mudanças ocorridas na política brasileira, o DGE mudou de nome e atribuição algumas vezes, chegando ao ponto de suas demandas serem divididas por alguns ministérios.

A necessidade de ter um órgão capaz de coordenar e tratar informações estatísticas fez com que, em 1934, o governo federal criasse o Instituto Nacional de Estatística (INE). Alguns anos depois, ele se juntou ao Conselho Brasileiro de Geografia, formando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nos moldes que conhecemos hoje. 

Atualmente, o IBGE conta com 27 unidades estaduais e 570 agências espalhadas pelos principais municípios brasileiros. Elas são fundamentais nas diversas pesquisas realizadas diariamente pelo órgão. 

Todas as informações coletadas pelo instituto são essenciais, dentre vários outros aspectos, para implementação de políticas públicas e não só na esfera federal, mas também local. Abaixo, separamos algumas das principais pesquisas realizadas pelo IBGE.

Censo Demográfico

O Censo Demográfico é a principal pesquisa feita pelo IBGE. Realizado a cada 10 anos, ele busca saber quais as condições do povo brasileiro, tomando como base sua moradia, rendimento mensal, ocupação e vários outros aspectos aferidos pelo recenseamento. 

Além disso, também reúne dados etários e faz a contagem da população. 

Vale ressaltar que, apesar do recenseamento realizado em 1872 ser considerado o primeiro feito no Brasil, no ano de 1808 também tivemos um censo. Entretanto, ele não é tido como o primeiro pelas supostas falhas no processo de contagem da população, visto que o interesse da pesquisa era predominantemente para recrutamento militar. 

Contagem da População

É feita desde 1996, no intervalo entre um Censo e outro, com o objetivo de atualizar o contingente populacional por sexo e idade.

Informações de Geociências

Além do contingente populacional, o IBGE fomenta informações de aspectos geocientíficos por meio de diversas pesquisas que buscam informações, como:

  • Mapeamento Geográfico, Topográfico e Municipal;
  • Recursos Naturais e Meio Ambiente: trabalha com o mapeamento das condições ambientais e dos impactos gerados pela ação do homem; e
  • Estruturas Territoriais: diz respeito à evolução da divisão político-administrativa e das divisões regionais e setoriais do território brasileiro.

Como funciona o Censo 2022?

O Censo 2022 começou no dia 1° de agosto depois de enfrentar muitos problemas, como: dois anos de atraso por conta da pandemia, corte de verba, entre outros fatores. Apesar de todas as dificuldades, ele iniciou a todo vapor. 

Os dados que mostram como somos, quantos somos e como vivemos são coletados tomando como base uma data de referência: meia-noite do dia 31 de maio para 1 de junho de 2022. 

Importante dizer que todas as perguntas realizadas nos mais de 70 milhões de domicílios visitados indagam as condições da unidade na data de referência e não no momento da entrevista.

Censo demográfico

Os milhares de recenseadores contratados temporariamente pelo IBGE trabalham coletando dados de porta em porta. Os questionários feitos pelos recenseadores podem ser dois: o básico e o amostra.

O questionário básico é mais simples e será aplicado na grande maioria dos domicílios. Ele traz perguntas simples, como: nome e data de nascimento de todos os moradores da unidade visitada, autodeclaração de cor ou raça, renda bruta mensal do responsável pelo domicílio, além de questões a respeito da moradia  – como forma de abastecimento de água e coleta de lixo. 

o questionário amostra traz um número maior de questões que serão respondidas por uma pequena parcela da população. Além das perguntas do questionário básico, o amostra questiona qual tempo de deslocamento para o trabalho de cada morador, religião, possíveis dificuldades de enxergar, andar e pegar objetos no chão, entre outras indagações. 

A expectativa é que todo o processo dure cerca de 3 meses e, ao final dele, tenhamos:

  • O total da população por sexo, faixa etária e como está distribuída no Brasil;
  • A expectativa de vida da população;
  • Taxa de natalidade;
  • Proporção de brasileiros com acesso ao saneamento básico;
  • Condições de trabalho do povo;
  • Renda média da população; e
  • Distribuição étnico-racial dos brasileiros.

O Censo Demográfico é um tema em alta e, por isso, tem chances de ser cobrado em provas de redação das principais bancas militares do país. Para estar pronto, além de acompanhar nossos posts sobre atualidades, você precisa de uma preparação completa com quem é líder em classificação nos principais concursos militares do país. Clique no banner abaixo e conheça nossos produtos!

CTA - Militares

Referência:

Você pode gostar também