Venezuela x Guiana: entenda a disputa por Essequibo!

Por Estratégia Militares

A possibilidade de mais um conflito internacional – bem do nosso lado! – veio à tona após um referendo realizado pela Venezuela no dia 3 de dezembro de 2023 a favor da invasão da Guiana.

As tensões são motivadas pela posse do território Essequibo. Ele tem 159.54 km2 de área e atualmente pertence à Guiana. Ele compõe 70% do tamanho total do país e é lar de 30% da população.

Essequibo em disputa

Guiana e o petróleo

O território é coberto pela Floresta Amazônica, tem um grande número de rios e em 2015 foi descoberto uma reserva de petróleo com potencial de 11 bilhões de barris. O petróleo levou a Guiana a ser o país que mais cresce na América do Sul, atualmente.

O que a Venezuela diz?

O Acordo de Genebra, firmado em 1966 entre a Venezuela e o Reino Unido, reconheceu a reivindicação sobre o território Essequibo e prometeu renegociar as fronteiras. A Guiana ainda não era independente.

O que a Guiana diz?

A Guiana afirma sua posse sobre Essequibo com base no Acordo de Paris, de 1899, em que o Reino Unido estabeleceu as fronteiras atuais do país, que na época era sua colônia.

Antes mesmo do referendo popular acontecer, a Corte Internacional de Justiça (CIJ), subordinada à ONU, decidiu que a Venezuela deveria se abster de ações que alterassem a situação do território Essequibo.

O que a ONU diz?

Referendo popular

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, realizou o referendo popular no dia 3 de dezembro de 2023.

Segundo seu governo, 95% dos votantes eram a favor da incorporação de Essequibo.

A oposição de Maduro, no entanto, diz que a população não se engajou no referendo e as respostas pertencem a apenas um pequeno grupo de pessoas.  A Guiana diz que acionará a ONU e a Corte Internacional de Justiça contra a Venezuela.

Venezuela x Guiana

No caso de uma guerra estourar, a Guiana ficará em uma posição difícil, já que o poderio militar da Venezuela é bem maior.

O país de Maduro está entre os cinco que mais investem na área militar no mundo.

Os dois países são nossos vizinhos do norte e o Brasil está bem no meio do conflito! Para invadir o Essequibo por terra, a Venezuela teria que atravessar nosso território.

Tanques de guerra brasileiros foram despachados para reforçar a segurança nas fronteiras.

E o Brasil?

Veja a análise dos professores do Estratégia Militares sobre a tensão Venezuela x Guiana!

Veja a live do Estratégia Militares!

Assine nossa newsletter e saiba mais sobre o assunto!

Web Stories: Raquel Oshio Textos: Raquel Kie Oshio Imagens:  Wikimedia Commons, Domínio Público, Flickr, Unsplash, BBC, Reuters e Pexels.