Você sabe o que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) faz e qual a sua importância? O Estratégia Militares mostra tudo agora!
Chamada também de NATO, ou North Atlantic Treaty Organization, é a maior aliança militar existente. Apenas países europeus, o Canadá e os Estados Unidos, compõem seu quadro de membros.
O que é a OTAN?
A OTAN surgiu no período da Guerra Fria, em 4 de abril de 1949. Uma das principais razões para sua criação foi fazer frente ao avanço do poder da União Soviética sobre a Europa no conturbado contexto pós-Segunda Guerra Mundial.
Como a OTAN surgiu?
A OTAN não atuou militarmente durante a Guerra Fria, mas nos anos seguintes à queda do muro de Berlim, a aliança fez uso de suas forças em várias guerras civis ao redor do globo, algumas vezes como suporte da ONU.
História da OTAN
Operações militares realizadas pela OTAN ao longo da história:-Guerra da Bósnia (1994);- Intervenção em Kosovo (1999); e- Guerra do Afeganistão (2001).A OTAN ainda atuou no Iraque (2004) e nos conflitos da Primavera Árabe (2011).
Quando a OTAN foi formada, a aliança era composta apenas por 12 países. Hoje, ela conta com 30 países-membros. Veja quais são: – Albânia;– Alemanha;– Bélgica;– Bulgária;– Canadá;
– Montenegro;– Noruega;– Polônia;– Portugal;– Reino Unido;– República Tcheca;– Romênia; e– Turquia.
O Brasil foi indicado como um aliado extra-OTAN em 2019 pelo então presidente norte-americano, Donald Trump. No entanto, esse status não garante que o Brasil será defendido pela entidade em caso de conflito e tampouco significa que nossas Forças Armadas podem ajudá-la em suas guerras.