A sintaxe é um dos temas mais cobrados em Língua Portuguesa nos Concursos Militares. Sendo assim, vamos aprender as diferenças entre frase, oração e período.
É todo enunciado com sentido completo, ou seja, que consegue transmitir alguma mensagem que tenha lógica na comunicação proposta. Ela pode ser curta ou longa, verbal ou nominal.
FRASE
- Declarativas: seu enunciado, positivo ou negativo, termina com ponto final ou reticências.- Interrogativas: trazem questionamentos diretos ou indiretos.- Imperativa: expressa uma ordem, conselho ou solicitação.- Exclamativa: terminada por ponto de exclamação, traz sensações de espanto, lamento, surpresa etc.- Optativa: Exprimem desejo.
Alguns tipos de frases
É todo enunciado que contenha um verbo ou uma locução verbal em sua construção. Diferentemente da frase, é obrigatória a presença de um verbo e não precisa de um sentido completo.
ORAÇÃO
Precisa ter sentido completo e, ao menos, um verbo. Todo período se encerra com ponto e ele pode ser composto por uma ou mais orações.
PERÍODO
- Simples: composto por uma oração (oração absoluta).- Composto: constituído por mais de uma oração e é formado por coordenação, subordinação ou subordinação e coordenação (período misto).
Tipos de período
As orações são formadas por termos sintáticos. Podemos dividir esses termos em essenciais, integrantes e acessórios.
Termos essenciais, integrantes e acessórios da oração
São os sujeitos – com suas várias classificações – e os predicados. São chamados de essenciais por estarem presentes na grande maioria das orações.
Termos essenciais
São usados para completar o sentido de verbos ou nomes presentes na oração. Eles são conhecidos como: complemento nominal, agente da passiva e complemento verbal (objeto direto e indireto).
Termos integrantes
Os termos acessórios não são indispensáveis, mas auxiliam na construção de sentido das orações. São eles: adjunto adverbial, adjunto adnominal, aposto e vocativo.