Cartografia na FAB: o que é?

Por Estratégia Militares

Você curte mapas? Sabia que é possível se tornar um sargento especialista em cartografia pela Escola de Especialistas da Aeronáutica (EEAR)? Vem conhecer essa profissão!

O Sargento especialista em Cartografia (SCF) analisa, interpreta e confecciona mapas e cartas aeronáuticas. São feitos a partir de informações e de imagens obtidas por equipamentos computadorizados, fotografias aéreas, radares e satélites.

O que faz um cartógrafo da FAB?

É uma tarefa de muita responsabilidade, já que as cartas aeronáuticas servem para guiar o deslocamento vertical e horizontal das aeronaves, nos aeroportos e no espaço aéreo.

Por que o SCF é importante?

Onde trabalha?

As cartas aéreas são produzidas sob coordenação do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), localizado no Rio de Janeiro. O ICA é o principal local de trabalho desse especialista, porém também pode servir em outras unidades da FAB.Além disso, eles têm instruções de tiro e de sobrevivência por meio dos cursos e estágios operacionais

De onde vêm as informações?

São coletadas pelos especialistas: – no Esquadrão de aerolevantamento do Grupo Especial de Inspeção em Voo; – nas Equipes de levantamento topográfico em terra; – de Cartografia aeronáutica e engenheiros; em controle de tráfego aéreo; e – no serviço de elaboração e divulgação de informações aeronáuticas.

Como são feitos os mapas?

Os dados do relevo coletados são processados em softwares e armazenados em forma de tabelas e modelos tridimensionais. As informações são usadas pelos Elaboradores de Procedimentos (EPs), que geram as cartas aeronáuticas para navegação aérea.

As cartas são submetidas ao GEIV e, após passar por todos os quesitos de segurança e executabilidade, são publicadas em meio impresso e eletrônico para seus usuários, em especial, os pilotos e controladores de tráfego aéreo.

Cartas de navegação aérea

É por meio delas que os pilotos planejam e executam seus voos; e os controladores planejam e otimizam o fluxo de aeronaves. O nível de detalhamento das cartas é, por vezes, tão grande que geram até animações em 3D, realizadas por fotogrametria.

Antes de todos os voos, os pilotos estudam as cartas aeronáuticas, tanto visuais quanto de instrumentos. Assim, ficam preparados para qualquer situação adversa que aconteça em rota.

Posso ser um cartógrafo?

As características principais dos militares de cartografia são a calma, a persistência e a dedicação. Outras qualidades necessárias são boa acuidade visual e coordenação motora, mas não é necessário saber desenhar.

Cartografia na EEAR

Para se tornar um sargento especialista em cartografia é necessário estudar na EEAR. O curso de cartografia cobre as disciplinas de: topografia, geometria espacial, conceitos básicos de geografia, conceitos de navegação aérea e outros.

Quanto ganha um cartógrafo?

Um especialista recém-formado na EEAR ganha um soldo de R$ 3.997,00, fora os adicionais e outros benefícios.

Como entrar na EEAR?

A EEAR realiza dois concursos públicos de admissão por ano, um em cada semestre. Candidatos com até 25 anos de idade com Ensino Médio completo podem participar do seletivo, composto por uma prova escrita e várias fases eliminatórias.

Quer saber mais sobre a carreira de cartógrafo militar da FAB? Então, visite o Portal do Estratégia Militares.

Receba todas as notícias sobre os Concursos Militares! Assine a newsletter clicando no botão abaixo! 

Estude com o Estratégia Militares! Clique no botão abaixo e conheça nossos cursos para Concursos Militares! 

Web Stories: Raquel Kie Oshio Textos: Vinícius Brigolini Imagens:  Unsplash e Pexels.