Conheça a história do dia 7 de setembro!Por Estratégia Militares
Há 201 anos, o Brasil se tornava uma nação independente de Portugal. Saiba sobre como a Independência aconteceu!
7 de setembro
Durante a expansão do império Napoleônico, a família real portuguesa precisou fugir com a ajuda da Inglaterra.
Vinda da família real
No Brasil, Dom João VI abriu os portos para as nações amigas, o que deu fim ao pacto colonial.
Após a derrota de Napoleão, o Pacto de Viena determinou que os reis retornassem aos seus tronos. Dom João VI escolheu não voltar e elevou o Brasil à condição de Reino Unido de Portugal e Algarves.
Congresso de Viena
Os portugueses insatisfeitos iniciaram a Revolução Liberal do Porto e exigiram a volta do rei, além de uma Constituição e a recolonização do Brasil. Dom João VI voltou a Portugal, mas deixou seu filho Dom Pedro aqui como regente.
Revolução Liberal do Porto
Portugueses e brasileiros se uniram para formar o Partido Brasileiro e convencer Dom Pedro a não abandonar o Brasil. Ao receber o pedido, Dom Pedro declarou a famosa frase:
O Dia do Fico
"Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação, estou pronto. Diga ao povo que fico".
A insistência de Dom Pedro irritou os portugueses, que enviaram decretos exigindo a sua volta. Ao recebê-los, Dom Pedro estava às margens do rio Ipiranga e decidiu proclamar a independência ali mesmo, no dia 7 de setembro de 1822.
Grito do Ipiranga
Dom Pedro I investiu em embarcações e em mercenários europeus para atuarem junto à população nas guerras de independência. Após as batalhas, os lusos opositores foram expulsos do Brasil.
Guerras da Independência
O primeiro país a reconhecer a independência foi os EUA. Portugal aceitou a emancipação apenas em 1825, com o Tratado de Paz e Aliança.
Saiba mais sobre a Independência do Brasil no Portal Estratégia Militares!