4 guerras para entender o conflito Israel x Hamas

Por Estratégia Militares

Um novo conflito entre o Estado de Israel e o Hamas eclodiu em outubro de 2023, após um ataque surpresa do grupo extremista. Trouxemos 4 guerras que explicam a origem do conflito, confira!

Israel x Hamas

Criação do Estado de Israel

As Guerras Mundiais e o nazismo levaram os judeus a migrarem de volta para a Palestina. Quando o Holocausto veio à tona, a recém-criada ONU concordou em criar o Estado de Israel na região.

A ideia era criar um estado árabe e um estado judeu na Palestina. Porém, os árabes não concordaram com a partilha por considerarem uma perda de território. Por isso, o plano nunca foi implementado.

Primeira Guerra Árabe-Israelense

O Estado de Israel foi criado em 14 de maio de 1948. No dia seguinte, Egito, Jordânia, Síria e Iraque invadiram o novo país. O conflito durou até 1949, quando o Conselho de Segurança da ONU intermediou a assinatura de um armistício.

Guerra de Suez

O Egito nacionalizou o Canal de Suez após um golpe de estado. Israel, apoiado pela França e a Inglaterra, invade a Península do Sinai em 29 de outubro de 1956.

A ONU e os EUA desaprovam a ação e a URSS ameaça uma retaliação nuclear, obrigando-os a recuar.

Guerra dos Seis Dias

Egito, Jordânia, Síria e Líbano posicionaram tropas nas fronteiras de Israel, para destruí-lo. A guerra durou de 5 a 10 de junho de 1967 e foi uma vitória esmagadora dos judeus.

Foi depois disso que Gaza, Cisjordânia e Colinas de Golã ficaram sob o controle de Israel

No feriado mais sagrado do calendário judaico, o Dia do Perdão, a Síria e o Egito atacaram Israel de surpresa. O conflito durou 18 dias, matou mais de 2,6 mil israelenses, 15 mil egípcios e 3,5 mil sírios. O cessar-fogo foi possível após a ONU intervir.

Guerra do Yom Kippur

Essa guerra marcou a mudança de postura dos países árabes, que entenderam ser melhor manter relações diplomáticas com Israel do que enfrentá-lo. Poucos anos depois, o Egito reconheceu Israel como país.

Depois que os países árabes pararam de atacar Israel diretamente, os palestinos começaram a se organizar em grupos militantes.

O maior deles é o Hamas, que se formou em 1987 após um levante contra a ocupação de Gaza e da Cisjordânia.

Palestina e Hamas

O braço militar do Hamas é responsável pelos diversos ataques suicidas e a mísseis contra Israel nos últimos anos.  O grupo também assumiu o controle político da Faixa de Gaza em 2007

Operação Espadas de Ferro

O mais recente ataque do Hamas aconteceu por terra e com lançamentos de mísseis. Várias pessoas foram feitas reféns nesse ataque surpresa.

Israel bloqueou a Faixa de Gaza, iniciou a Operação Espada de Ferro e declarou guerra em resposta.

Diante do conflito, a Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu a tarefa de trazer os brasileiros presos na zona de conflito para serem repatriados.

A aeronave KC-30 está em utilização na operação!

Brasil e a Operação Voltando em Paz

Quer saber mais sobre o conflito entre Israel e Hamas? Leia no Portal Estratégia Militares!

Web Stories: Raquel Oshio Textos: Raquel Kie Oshio Imagens:  Wikimedia Commons, Domínio Público, Flickr, Unsplash, Reuters e Pexels.