29 de maio: Dia Internacional das Tropas de Paz

Por Estratégia Militares

Você sabia que essa data é dedicada às Tropas de Paz, mais conhecida como os Peacekeepers da ONU? São fundamentais para a estabilização social de alguns países no mundo – e o Brasil é uma das referências nas Operações de Paz!

Dia 29 de maio

Foram criados em 1948 com o objetivo de manter a paz após um cessar-fogo ou resolução de conflito internacional. Isso foi essencial na Guerra Fria, já que era preciso uma parte neutra para impedir que pequenos conflitos virassem uma Terceira Guerra Mundial.

O que são os Peacekeepers?

Capacetes Azuis

As Tropas das Operações de Paz também são apelidadas de “Capacetes Azuis” por causa da cor vibrante usada nos seus protetores de cabeça. Eles são uma força imparcial designada para resolver conflitos com o consentimento de todas as partes.

Qual foi a primeira missão dos Peacekeepers?

A primeira missão de paz foi em 1948, quando os Peacekeepers foram enviados pela ONU como tropas desarmadas para observar o Acordo de Armistício após a Guerra Árabe-Israelense.

Crise de Suez

A primeira vez que forças armadas foram utilizadas pelas Tropas de Paz foi durante a Crise de Suez, em 1956. Por causa do conflito armado, a Crise de Suez é conhecida como a “Primeira Guerra dos Capacetes Azuis”.

A Primeira Guerra dos Capacetes Azuis

Porque o Egito nacionalizou o Canal de Suez e proibiu a navegação de navios israelenses, Israel, Inglaterra e França se levantaram e atacaram as tropas egípcias na região. O Egito pediu proteção à ONU, que enviou a recém-criada força de emergência das Nações Unidas.

Os peacekeepers ajudaram as tropas americanas e soviéticas a expulsar invasores israelenses, franceses e britânicos do Egito.

Porém, foi apenas depois da década de 1960 que as Forças de Paz assumiram o papel de executores da paz armada.

A ONU tem tropas próprias?

A ONU não recruta ou treina suas forças por conta própria. Em vez disso, os estados membros da ONU contribuem com tropas, polícia e especialistas militares. A maioria dos soldados vêm de países em desenvolvimento.

Hoje, existem mais de 10 missões de manutenção da paz ativas e 120 nações contribuintes. As Forças de Paz da ONU tornaram-se uma força integral nos esforços diplomáticos globais.

Batalhão de Infantaria de Força de Paz

São conhecidos também como BRABAT. Eles são as organizações militares que possuem a habilitação para serem deslocados e empregados nas ações militares de pacificação da ONU.

Os Peacekeepers brasileiros

Das mais de 70 Operações de Paz realizadas pela ONU, o Brasil participou de pelo menos 40 delas e contribuiu com mais de 58 mil militares e policiais. Nossa primeira missão foi junto ao Batalhão de Suez, entre 1957 e 1967.

Missões dos Peacekeepers brasileiros

Hoje, os militares brasileiros servem em nove Missões de Paz em todo mundo, em lugares remotos como Darfur, Chipre, Líbano, Congo e outros. A nossa maior contribuição foi durante a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti, ou MINUSTAH.

MINUSTAH

Por 13 anos consecutivos, o Brasil comandou a Missão de Paz no Haiti. Mais de 37 mil militares e policiais foram enviados para a operação. A missão acompanhou a transição do Haiti para uma democracia e auxiliou o país após o terremoto de 2010.

Outras Missões de Paz

– ONUC: de 1960 a 1964, no Congo; – UNAVEM: de 1989 a 1991, na Angola; – UNPROFOR: de 1992 a 1995, na Croácia, Bósnia-Herzegovina e Macedônia; – ONUMOZ: de 1993 a 1994, em Moçambique; – MINUSTAH: de 2004 a 2017, no Haiti; – MONUSCO: desde 2015, no Congo.

Quer saber mais detalhes sobre os Peacekeepers da ONU? Visite o Portal Estratégia Militares!

Receba todas as notícias sobre os Concursos Militares! Assine a newsletter clicando no botão abaixo! 

Estude com o Estratégia Militares! Clique no botão abaixo e conheça nossos cursos para Concursos Militares! 

Web Stories: Raquel Kie Oshio Textos: Vinícius Brigolini Imagens: Wikimedia Commons, Domínio Público, Unsplash, Pexels, Marinha do Brasil, Exército do Brasil, FAB., ONU.