Entrevista com Daniel Felipe Santos Nogueira – EAGS 2024 – 3o lugar SEL

Entrevista com Daniel Felipe Santos Nogueira – EAGS 2024 – 3o lugar SEL

Quem está estudando para um concurso público, seja para ingressar em uma carreira militar ou não, se esforça bastante para atingir o objetivo. E quando seu nome está na lista de aprovados a emoção é indescritível. 

Foi essa mesma emoção que o paulistano Daniel Felipe Santos Nogueira sentiu ao descobrir que foi aprovado em terceiro lugar na prova objetiva do Concurso EAGS 2024, da Força Aérea Brasileira, na especialidade Eletroeletrônica/Eletrotécnica (SEL). Nesse post você conhecerá um pouco sobre esse aluno do Estratégia Militares. Confira a seguir!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

Relação com o Estratégia Militares

Daniel Felipe Santos Nogueira conheceu o Estratégia Militares por meio do canal no YouTube. “Conheci o curso através das lives pós-provas”, afirmou. Segundo ele, sempre que procurava um local onde houvesse correção de questões, o canal do Estratégia “era sempre o primeiro que aparecia”. 

Para estudar, Daniel disse que preferia utilizar as videoaulas. No entanto, sempre fez uso dos PDFs com as aulas dos professores do Estratégia Militares como um complemento. Além disso, ele tem um “carinho especial” pelo Banco de Questões. “Sem dúvida foi essencial para acertar o máximo de questões da prova”, ressaltou. 

Daniel afirma que um dos grandes diferenciais do Estratégia Militares são os professores que “realmente entendem e estudam a banca, consequentemente, trazendo o material/vídeo focado 100% naquilo que cai” nas provas dos Concursos Militares. Nosso aluno afirma ainda que somente estudou para o seletivo do EAGS por meio do Estratégia Militares. 

Diante de tanta admiração por nossos professores, perguntamos a Daniel qual era o seu favorito. Segundo ele, Fabíola Soares, a professora de português, é a preferida. “Fabíola me ajudou na minha maior dificuldade, que era o português, me levando do 0 a quase gabaritar as 40 questões no último concurso”, afirma orgulhoso.

Daniel contou que estudou a vida toda em escolas públicas e sente que recebeu uma boa base em sua vida estudantil. “Minha última foi o Colégio Técnico Industrial (CTIG/Unesp) de minha cidade, onde a formação era puxada, me preparando com uma boa base”. 

Para Daniel, estudar a distância foi muito importante para o resultado no concurso EAGS. “Foi a melhor escolha, pois em casa eu consegui ajustar o estudo aos meus horários e facilidades em vez de ficar preso às aulas como são as de cursos presenciais”, afirmou.

Estudar a distância com o Estratégia Militares foi um diferencial na vida de estudante de Daniel Nogueira. “O Estratégia me ajudou muito na área da autodisciplina. O processo no começo foi diferente, mas com a base desse curso é fácil se acostumar”, ressalta. 

Vocação Militar

O portal Estratégia Militares quis saber de onde surgiu a vontade de se tornar um militar das Forças Armadas brasileiras. “Desde pequeno meus olhos brilham pela vocação militar, principalmente pela Força Aérea”, relembrou Daniel. E complementou: “Esse sonho se realizou até de uma forma inesperada, conseguindo a aprovação no EAGS em minha primeira tentativa”. 

Daniel sente que tem vocação para o “militarismo porque sempre soube que é isso que eu quero para o meu futuro, ajudar quem precisa e servir ao meu país”.

Adversidades no caminho

Todo mundo que tem um sonho e foca em realizá-lo passa por dificuldades – e com Daniel Nogueira não foi diferente. Segundo ele, a procrastinação foi o mais complicado, “pois um curso EAD exige muita disciplina e determinação onde a todo momento você está em contato com coisas que tiram a sua atenção”.

No entanto, ele tinha uma coisa positiva a seu favor: “Graças a Deus e aos meus pais tive a oportunidade de somente estudar durante a preparação”. Para ele, essa condição o ajudou muito no resultado final. Segundo Daniel:

Os estudos começavam pela manhã e paravam só de noite. Estudava umas 6/7 horas líquidas todos os dias de segunda a sábado, descansando nos domingos após os simulados. Assistia às videoaulas e caia matando nas questões logo em seguida, sem horários fixos. Ia mais pela intuição da dificuldade de cada matéria”.

Além da procrastinação, outra adversidade comentada pelo nosso aluno durante o seu processo foi a “renúncia das coisas que todo jovem curte fazer”. Segundo Daniel “é necessário ter disciplina na jornada dos estudos para encaminhar a vida com um concurso público logo cedo”. E complementou: “Espero aproveitar bastante depois”.

Claro que a vida de um concurseiro não é apenas estudar. É preciso relaxar um pouco para absorver tudo. Perguntamos para Daniel o que ele fazia nesses momentos: “Durante a preparação eu sabia que o descanso era fundamental. Assistia muita série e jogava um pouco de videogame aos domingos”. 

E a motivação? Qual era? “Minha motivação sempre foi e ainda é o meu futuro; ser das Forças Armadas”. E complementa: “Quando o gás estava esgotado, sempre imaginava os estudantes que não tiveram a oportunidade que eu tive de somente estudar e focar naquilo que sonha”.

Além da motivação, Daniel ainda podia contar com um outro ponto positivo de sua personalidade: a determinação. “Se eu começo algo, vou até o fim”, ressaltou.

Apoio dos familiares

Quando fazemos uma escolha de carreira, sempre esperamos pelo apoio de nossa família. Daniel conta que ele pôde contar com esse suporte “durante todo o processo, até nas diversas falhas em concursos anteriores.”

Com todo esse apoio da família e dos amigos, claro que ver o nome na lista de aprovados foi muito melhor. Mas como foi esse dia para Daniel? “Muita alegria, diversas mensagens parabenizando… É algo que ficará guardado”, comentou. 

Após essa fase árdua de estudos, perguntamos a Daniel o que ele deseja para o seu futuro. “Desejo para minha vida estabilidade financeira, visitar diversos países e lugares, ter a oportunidade de investir e expandir em outras áreas”, comentou.

Formação no EAGS

Após conquistar uma das vagas com sua aprovação nas provas objetivas, Daniel Nogueira ainda passará pelas outras etapas do concurso, como o Teste Físico, por exemplo. No entanto, sonhar com o futuro no EAGS já faz parte de sua realidade. 

O portal Estratégia Militares quis saber o que ele espera da formação no EAGS. “É uma formação rápida, com duração de 1 ano, mas mesmo assim espero que seja uma formação muito boa para meu crescimento pessoal e profissional”, comentou. 

Como futuro militar da Força Aérea Brasileira, Daniel tem expectativas sobre sua formação no EAGS. “Espero que seja uma excelente formação. Sei que não será fácil, mas vale a pena. Imagino que será muito bom, pois é a realização de um sonho que estudei por isso”, ressaltou. 

Perguntamos também se ele já se imagina fardado e se pensa em como será a sua formatura no EAGS. “Sempre me visualizei fardado. Espero ser um dia inesquecível para mim e para minha família”.

Conselhos para quem está no mesmo caminho

Agora que parte de sua jornada para o ingresso na vida militar já foi percorrida, Daniel Nogueira hoje pode aconselhar todos aqueles que estão seguindo o mesmo caminho: 

Eu diria para esses estudantes continuarem na luta, pois só vive o propósito quem suporta o processo. Depois de ver o nome na lista de classificados vale a pena todo o esforço”

E você? Quer se tornar um militar especialista da Força Aérea Brasileira? Então não perca mais tempo! Faça como Daniel Nogueira e estude com o Estratégia Militares! Clique no banner abaixo e saiba mais! 

CTA - Militares

Você pode gostar também