Implantação de novo campus do IME avança em Manaus

Implantação de novo campus do IME avança em Manaus

No dia 14 de julho, o Comandante do Instituto Militar de Engenharia (IME), General de Divisão Galdino, o prefeito em exercício de Manaus, Renato Júnior, e representantes do Comando Militar da Amazônia (CMA) e de instituições universitárias federais e estaduais (UFAM, UEA, IFAM) encontraram-se para discutir mais um passo para a instalação do novo campus do IME em Manaus, na Amazônia. Saiba mais a seguir!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

O encontro foi mais um passo para avançar o desenvolvimento científico regional. Os participantes trataram das articulações para implantação do campus provisório do IME na região e da proposta de implantação do campus Manaus. Além disso, ficou acordado que o início das atividades do programa de mestrado estão previstas para março de 2026.

Segundo o Comandante do IME, além da oferta de cursos de mestrado, o plano de trabalho contempla ainda a ampliação das atividades com a implementação de programas de doutorado voltados a militares e especialmente ao público civil.

O IME é considerada uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil. Atualmente, oferece formação em dez especialidades de engenharia e coordena o Sistema Defesa-Indústria-Academia de Inovação (SisDIA). Esta é parte da instituição responsável por realizar as tratativas em Manaus para dar continuidade na proposta de implantação do novo campus.

A ideia é oferecer uma estrutura de ensino e pesquisa que articule projetos estratégicos em áreas como:

  • Inteligência Artificial para monitoramentos Transfronteiriços e Ambientais na Amazônia Legal através de Fontes Multimodais;
  • Tecnologias Quânticas de 2ª fase de rede Hermes Quântica;
  • Biotecnologia em prospecção e produção de novos fármacos a partir da biodiversidade amazônica; e
  • Transição Energética de segurança e transição sustentável para localidades desconectadas do Sistema Interligado Nacional (SIN) na Amazônia, integrando energia solar, baterias e hidrogênio verde.

O Secretário Municipal de Administração Pública, Célio Bernardo Guedes, reforçou o compromisso da Prefeitura de Manaus com o apoio logístico e estrutural necessários para o avanço da proposta.

O projeto do campus do IME em Manaus seguirá o modelo de escola empreendedora, onde os alunos participam diretamente de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). O objetivo é preparar pesquisadores para atuar em setores estratégicos da Defesa Nacional e da indústria de alta tecnologia, incluindo informática, eletrônica, telecomunicações, manutenção de equipamentos, arquitetura e engenharia, transporte, entre outros.

E você? Sonha em se tornar um engenheiro militar formado no IME? Conheça os cursos do Estratégia Militares e conquiste sua vaga em uma das mais importantes instituições de ensino superior do Brasil. Clique no banner para conhecer!

CTA IME

Fontes

Exército Brasileiro

Comando Militar da Amazônia (CMA)

Amazonas Atual

Você pode gostar também