No dia 14 de julho, o Comandante do Instituto Militar de Engenharia (IME), General de Divisão Galdino, o prefeito em exercício de Manaus, Renato Júnior, e representantes do Comando Militar da Amazônia (CMA) e de instituições universitárias federais e estaduais (UFAM, UEA, IFAM) encontraram-se para discutir mais um passo para a instalação do novo campus do IME em Manaus, na Amazônia. Saiba mais a seguir!
O encontro foi mais um passo para avançar o desenvolvimento científico regional. Os participantes trataram das articulações para implantação do campus provisório do IME na região e da proposta de implantação do campus Manaus. Além disso, ficou acordado que o início das atividades do programa de mestrado estão previstas para março de 2026.
Segundo o Comandante do IME, além da oferta de cursos de mestrado, o plano de trabalho contempla ainda a ampliação das atividades com a implementação de programas de doutorado voltados a militares e especialmente ao público civil.
O IME é considerada uma das melhores instituições de ensino superior do Brasil. Atualmente, oferece formação em dez especialidades de engenharia e coordena o Sistema Defesa-Indústria-Academia de Inovação (SisDIA). Esta é parte da instituição responsável por realizar as tratativas em Manaus para dar continuidade na proposta de implantação do novo campus.
A ideia é oferecer uma estrutura de ensino e pesquisa que articule projetos estratégicos em áreas como:
- Inteligência Artificial para monitoramentos Transfronteiriços e Ambientais na Amazônia Legal através de Fontes Multimodais;
- Tecnologias Quânticas de 2ª fase de rede Hermes Quântica;
- Biotecnologia em prospecção e produção de novos fármacos a partir da biodiversidade amazônica; e
- Transição Energética de segurança e transição sustentável para localidades desconectadas do Sistema Interligado Nacional (SIN) na Amazônia, integrando energia solar, baterias e hidrogênio verde.
O Secretário Municipal de Administração Pública, Célio Bernardo Guedes, reforçou o compromisso da Prefeitura de Manaus com o apoio logístico e estrutural necessários para o avanço da proposta.
O projeto do campus do IME em Manaus seguirá o modelo de escola empreendedora, onde os alunos participam diretamente de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). O objetivo é preparar pesquisadores para atuar em setores estratégicos da Defesa Nacional e da indústria de alta tecnologia, incluindo informática, eletrônica, telecomunicações, manutenção de equipamentos, arquitetura e engenharia, transporte, entre outros.
E você? Sonha em se tornar um engenheiro militar formado no IME? Conheça os cursos do Estratégia Militares e conquiste sua vaga em uma das mais importantes instituições de ensino superior do Brasil. Clique no banner para conhecer!

Fontes
Exército Brasileiro
Comando Militar da Amazônia (CMA)