Estudantes do ITA lançam foguetes de sondagem com satélites

Estudantes do ITA lançam foguetes de sondagem com satélites

Nos dias 6 e 7 de agosto, alunos do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) realizaram, na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, São Paulo, o lançamento de dois foguetes de sondagem equipados com nanossatélites durante a missão “1st ITA 2 SPACE”. O evento inédito integra as iniciativas ITA Rocket Design e ITACUBE, onde os estudantes projetam, desenvolvem e constroem os próprios equipamentos. Veja mais informações a seguir!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

Foram feitos dois lançamentos distintos: o primeiro, do RDS3-mk.1 “Vulture”, usou um motor ATRATUS, com propelente sólido desenvolvido pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA). A bordo, estavam os satélites Dumont e Casimiro, responsáveis por medir aceleração, altitude, distâncias 2D e 3D, pressão e temperatura.

O segundo foguete, RDS1-mk.1 “One Step Closer”, tinha uma estrutura menor, equipada com propelente sólido do tipo KNSB. Ele transportava um satélite Dumont, destinado ao envio de telemetria durante o voo. Ele atingiu cerca de 1 km de altitude, enquanto o “Vulture” superou os 3 km.

Os foguetes de sondagem e os satélites foram totalmente desenvolvidos pelos alunos do ITA. Os equipamentos serão colocados à prova na próxima edição da Latin American Space Challenge (LASC), uma competição internacional marcada para novembro.

Funções específicas

Os satélites integrados aos foguetes de sondagem lançados pelos alunos do ITA em parceria com integrantes da AFA, tiveram funções específicas. O Casimiro transportou um payload com bactérias, com o objetivo de analisar os efeitos da alta aceleração sobre possíveis mutações e o desenvolvimento da carga biológica.

Já o satélite Dumont, foi embarcado no foguete como redundância de telemetria, auxiliando na posterior localização e recuperação do equipamento.

Com os resultados, as equipes irão trabalhar pela melhoria dos procedimentos e por ajustes de projeto para garantir o êxito nos lançamentos que ocorrerão na competição internacional em novembro.

Intercâmbio entre AFA e ITA

Os lançamentos foram realizados na AFA, unidade da Força Aérea Brasileira (FAB) responsável pela formação de oficiais Aviadores, Intendentes e de Infantaria. O evento proporcionou um intercâmbio inédito de conhecimento, aproximando duas instituições de ensino reconhecidas pela excelência em suas áreas de atuação.

Nos dias 05 e 06 de agosto, foram promovidos workshops sobre tecnologia de satélites e propelentes, com atividades teóricas e práticas realizadas na Divisão de Ensino da AFA e voltadas aos cadetes da instituição. Os alunos do ITA também realizaram uma visita às instalações da AFA, e puderam conhecer um pouco da rotina do Cadete da Aeronáutica.

Você gostaria de ser um Engenheiro da Força Aérea Brasileira e participar de projetos como esse? Para isso, é preciso ingressar no ITA, um dos vestibulares mais difíceis do país. Mas o Estratégia Militares tem o material e o curso perfeitos para ajudar você a realizar seu sonho. Clique no banner para saber tudo!

CTA ITA

Fontes

ITA

FAB Notícias

Fotos: AFA

Você pode gostar também