A Marinha do Brasil divulgou nesta quinta-feira, 22 de fevereiro as informações para o Concurso QOAM 2024. Como sempre, elas foram divulgadas em um BONO Especial (Boletim de Ordens e Notícias), documento de publicações internas da Marinha. Confira tudo sobre o seletivo a seguir!
Para participar do processo seletivo QOAM, o candidato precisa fazer parte do corpo de Praças da Marinha do Brasil, tanto da Armada quanto dos Fuzileiros Navais. Segundo o BONO Especial, foram abertas 39 vagas para aqueles que desejam ingressar o Curso de Formação de Oficiais Auxiliares.
A solicitação de inscrição deverá ser feita entre os dias 26 de fevereiro e 07 de março de 2024. Elas estão divididas da seguinte maneira:
CORPO | VAGAS |
CPA | 20* |
CAP | 11* |
CPFN | 8 |
A Prova Escrita Objetiva (PEO) de Conhecimentos Gerais e Militar-Naval e a Redação serão realizadas no dia 27 de outubro. O gabarito será divulgado no dia 20 de outubro. O resultado final será publicado a partir do dia 07 de fevereiro de 2025. Leia o BONO Especial sobre o seletivo clicando no botão abaixo:
Confira o webinário, realizado no canal do Youtube do Estratégia Militares no dia 22 de fevereiro, com as informações principais sobre o processo seletivo. Clique no link abaixo:
Navegue pelo conteúdo
Condições para inscrição
Para se inscrever no seletivo, os candidatos devem obedecer aos seguintes requisitos básicos (conforme o artigo 5º da Lei nº 7.574, de 23 de dezembro de 1986):
- Ser, no mínimo, Terceiro-Sargento; e
- Idade limite de 44 anos.
Os candidatos podem realizar o Concurso CA-AA/AFN após completarem três anos na graduação de Terceiro Sargento, desde que possuam curso superior em áreas de interesse da Administração Naval. Com exceção aos pertencentes ao Quadro de Músicos (QMU) que só poderão participar do seletivo depois de completarem cinco anos na graduação de Terceiro Sargento. Confira as áreas de interesse da Marinha do Brasil:
Área Técnica
- Arquivologia e Gestão de Documentos;
- Biblioteconomia;
- Ciências Biológicas;
- Comunicação social;
- Desenho industrial;
- Direito;
- Geologia;
- Educação física;
- Estatística;
- Física – Licenciatura;
- História;
- Informática;
- Letras Português – Licenciatura;
- Tecnologia em Construção Naval;
- Matemática – Licenciatura;
- Meteorologia;
- Psicologia;
- Serviço social;
- Oceanografia; e
- Pedagogia.
Área de Apoio à Saúde
- Enfermagem;
- Farmácia;
- Fisioterapia;
- Fonoaudiologia; e
- Nutrição.
Área de Administração
- Administração;
- Ciências Contábeis; e
- Economia.
Área de Engenharia
- Engenharia Naval;
- Engenharia Civil;
- Engenharia Mecânica;
- Engenharia de Telecomunicações;
- Engenharia Elétrica;
- Engenharia Cartográfica;
- Engenharia Mecatrônica;
- Engenharia de Petróleo;
- Arquitetura e Urbanismo; e
- Engenharia Eletrônica.
Os Quadros de Oficiais Auxiliares da Marinha
Os Quadros de Oficiais Auxiliares da Marinha (QOAM) têm como função suprir as necessidades da Marinha do Brasil em seus diversos setores. Para isso, é preciso dispor de pessoal habilitado para o exercício de funções de caráter administrativo, operativo e técnico compatíveis com suas especialidades de origem, seus postos e suas qualificações.
Ao ingressar no QOAM, os militares exercem cargos ou funções nas Organizações Militares (OM) da Marinha conforme as suas qualificações e atendendo às conveniências do serviço. O profissional poderá exercer seu cargo embarcado ou em terra.
Existem dois tipos de QOAM. São eles:
- Quadro de Oficiais Auxiliares da Armada (QOAA); e
- Quadro de Oficiais Auxiliares do Corpo de Fuzileiros Navais (QOACFN).
Se você é Praça da Marinha do Brasil, mas sonha em se tornar um Oficial, não perca mais tempo e adquira o curso preparatório do Estratégia Militares. Clique no banner e saiba mais!