O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) foi destaque recentemente no Prêmio Inventor Petrobras. O motivo foi o desenvolvimento da patente intitulada “Aparato Experimental para Análise do Comportamento da Frente de Propagação de Reação Aluminotérmica e Determinação da sua Velocidade” por pesquisadores da instituição. Saiba tudo sobre essa conquista!
O reconhecimento da instituição por meio da premiação da Petrobras destacou os avanços tecnológicos com impacto na indústria e no ambiente de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Os seis pesquisadores laureados fazem parte do Laboratório de Engenharia Térmica Aplicada (LETA) do ITA.
A inovação é um equipamento que, em condições controladas, faz a análise da propagação das reações aluminotérmicas e mede a velocidade dessas reações com precisão. Elas têm alto teor exotérmico, liberando grande quantidade de calor. As reações utilizam o alumínio como agente redutor para retirar oxigênio de óxidos metálicos, o que gera metal fundido e escória de óxido de alumínio.
Com a invenção desenvolvida pelo ITA, é possível gerar dados experimentais importantes para aprimorar simulações, validar modelos e apoiar aplicações industriais que usam processos exotérmicos.

A patente é resultado direto de um acordo de cooperação entre o ITA e a Petrobras, com foco no desenvolvimento do chamado “Simulador de Reação Exotérmica para Remoção de Coluna”, que, atualmente está em execução no LETA. Dessa maneira, o laboratório concentrou seus esforços para criar uma plataforma experimental robusta, que fosse capaz de fornecer parâmetros confiáveis para o simulador, diminuindo o ciclo entre a pesquisa acadêmica e a aplicação prática.
Quer ser mais um aluno do ITA e participar da criação de inovações tecnológicas para beneficiar a indústria e o conhecimento nacional? O Estratégia Militares te ajuda a realizar esse sonho! Clique no banner e conheça nossos cursos!

Fontes
Força Aérea Brasileira
Agência Força Aérea
ITA
Imagens: ITA