Nesta terça-feira, 13 de janeiro, o Ministério da Defesa (MD) assinou um acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) para ajudar os soldados, marinheiros e cabos que prestaram o serviço militar para ingressar no mercado de trabalho após o término do tempo de serviço. Saiba todas as informações sobre esse projeto a seguir!
Segundo o acordo de cooperação técnica assinado, os militares terão acesso a cursos de qualificação, oferta de empregos e acesso ao Programa Acredita no Primeiro Passo, do MDS. Este oferece acesso a microcrédito com juros baixos e cursos profissionalizantes de empreendedorismo.
A ideia é oferecer novas possibilidades para aqueles que têm preparo, mas que, de alguma forma, não conseguem enxergar oportunidades. Desta forma, a iniciativa fortalece a rede de apoio aos jovens, ampliando suas perspectivas após o período nas Forças Armadas.
O Nordeste será a primeira região do país a receber o projeto-piloto. A previsão é que as primeiras iniciativas e capacitações comecem a acontecer nos primeiros meses de 2026. Depois elas serão expandidas para outras regiões.
O Programa Acredita no Primeiro Passo ajuda famílias de baixa renda cadastradas no Cadastro Único (CadÚnico). Pessoas entre 16 a 65 anos podem participar, com atenção especial a mulheres, jovens, pessoas com deficiência, comunidades negras e populações tradicionais, como ribeirinhos e quilombolas. Segundo o acordo, o MD estimulará a inscrição dos militares no CadÚnico.
O projeto Soldado Cidadão também faz parte da iniciativa. Ele qualifica jovens que prestam o serviço militar e querem se capacitar para o mercado de trabalho. Os cursos oferecidos são em áreas como ensino profissional marítimo, telecomunicações, informática e comércio e varejo. Eles são selecionados de acordo com a demanda dos mercados de trabalho regionais. Com 20 anos de atuação, o Soldado Cidadão já qualificou cerca de 300 mil jovens.
Estude com o Estratégia Militares e torne-se um militar de carreira das Forças Armadas Brasileiras! Clique aqui e conheça nossos cursos!
Fonte
Ministério da Defesa
Imagem: Exército Brasileiro (Flickr)


