O Ministério da Defesa e as Forças Armadas Brasileiras se reuniram e tomaram uma decisão até então inédita no Brasil. A partir de 2025, as mulheres poderão participar do alistamento militar, ingressando na carreira de soldado. Saiba mais a seguir!
Segundo o acordo realizado entre o ministro da Defesa José Múcio e os comandantes das Forças Armadas, o alistamento feminino será voluntário. Além disso, ele deverá ser permitido para as mulheres que completarem 18 anos no ano de 2025. A previsão do ministério é que as alistadas ingressem nas Forças Armadas em 2026.
A proposta é que o modelo de alistamento seja semelhante ao dos homens, apenas com a ressalva de não existir a obrigatoriedade das mulheres se apresentarem às Forças. Entretanto, ainda não se chegou a um acordo para saber a quantidade de vagas que serão reservadas para o alistamento feminino.
Hoje já é muito comum encontrar mulheres nas três Forças Armadas brasileiras. Elas ingressam em seus corpos por diversos outros meios, como as escolas preparatórias para oficiais, por exemplo. No entanto, a participação das mulheres ainda é limitada. Vale destacar o pioneirismo da Marinha do Brasil, que já autoriza mulheres a ingressarem nas áreas de combate, como soldados no Corpo de Fuzileiros Navais.
Se você deseja se tornar mais uma mulher nas Forças Armadas Brasileiras, conheça os cursos do Estratégia Militares! Estude com o líder em classificação e realize seu sonho de se tornar uma militar de carreira. Clique no banner e saiba mais!