Marinha forma primeira turma de mulheres soldados Fuzileiros Navais

Marinha forma primeira turma de mulheres soldados Fuzileiros Navais

O dia 05 de julho foi uma data marcante para a Marinha do Brasil e também para o país. Foi neste dia que a Força formou a primeira turma de mulheres soldados Fuzileiros Navais. Saiba mais sobre essa realização pioneira da Marinha a seguir!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

A formatura foi realizada no Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves (CIAMPA), no Rio de Janeiro. Na data, 660 novos soldados Fuzileiros Navais oficializaram seu ingresso na Marinha do Brasil, sendo que 114 destes eram mulheres. O curso teve duração de 19 semanas e iniciou-se em 19 de fevereiro deste ano.

Participaram da formatura o comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, o Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta, e outras autoridades civis, militares e dos poderes Legislativo e Judiciário.

O ministro José Múcio, em discurso, destacou o pioneirismo do ingresso das mulheres como combatentes nas Forças Armadas. “Vocês estão desbravando um caminho, até então, jamais percorrido por nenhuma outra mulher. Tenham a certeza de que vocês fizeram história e servirão de inspiração para várias outras gerações de brasileiras que seguirão seus passos”, afirmou.

A mulher na Marinha

A presença da Mulher na Marinha do Brasil completou 44 anos no dia 07 de julho. Isso aconteceu em 1980, com a criação do Corpo Auxiliar Feminino da Reserva. durante os anos 1990, foi realizada uma reestruturação interna que ampliou a participação feminina em cargos de direção, comando e comissões.

Esse movimento de reformulação culminou em 2012, com a promoção da Contra-Almirante (Médica) Dalva Maria Carvalho Mendes, a primeira militar brasileira a alcançar o posto de Oficial-General.

Mas o movimento não parou por aí. Em 2014, 12 alunas integraram a primeira turma de Aspirantes femininas na Escola Naval. No ano de 2023, as primeiras mulheres ingressaram no Colégio Naval e na Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina. O ciclo foi completado agora com as primeiras Soldados Fuzileiros Navais.

Se você sonha em se tornar um combatente anfíbio da Marinha do Brasil, não perca mais tempo! Estude com o Estratégia Militares e conquiste sua vaga no Corpo de Fuzileiros Navais. Clique no banner para conhecer nossos cursos!

EM BANNER PORTAL

Fonte: sites Agência Marinha de Notícias e Ministério da Defesa.

Você pode gostar também