ITA e CAPES discutem a internacionalização do novo campus de Fortaleza

ITA e CAPES discutem a internacionalização do novo campus de Fortaleza

Representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) reuniram-se no dia 31 de março para debater estratégias para garantir a excelência acadêmica e a internacionalização do novo campus da instituição em Fortaleza, no Ceará.

O encontro, realizado em Brasília, no Distrito Federal, teve como objetivo a apresentação de propostas que assegurem a manutenção do padrão de qualidade do ITA construído ao longo de seus 75 anos de história. Saiba mais a seguir!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

Os avanços nas obras da nova unidade no Ceará, foram destacados durante a reunião. O campus tem a previsão de iniciar suas atividades acadêmicas em 2027, com os cursos de Engenharia de Energia e de Sistemas. O campus contará com programas de Graduação e de Pós-Graduação alinhados ao ecossistema regional e às demandas estratégicas do Brasil.

A internacionalização do novo campus é fundamental para garantir a excelência da futura instituição desde o começo. O projeto prevê a adoção de novas metodologias de ensino, colaborações internacionais com grupos de referência em pesquisa e a realização de eventos especializados.

Hoje o ITA possui acordos de dupla titulação com várias universidades internacionais e registrou um aumento de 200% no número de parcerias, entre os anos de 2019 e 2024. Esse intercâmbio acadêmico acaba refletindo-se na produção científica do ITA. Atualmente, cerca de um terço dos artigos publicados conta com coautoria estrangeira. Além disso, metade das teses defendidas no ITA são escritas em inglês, mostrando o alinhamento com padrões globais de qualidade.

Concurso público para o ITA

O Governo Federal autorizou a realização de um concurso público para viabilizar o funcionamento do novo campus do ITA. O processo seletivo abrirá 110 vagas para servidores civis no ITA.

As oportunidades estão distribuídas entre diferentes níveis de formação. No ensino superior, serão 15 vagas para pesquisadores, 20 para tecnologistas e 50 para professores do magistério superior. No Nível Técnico, estão previstas 25 vagas para Técnicos de Nível I.

Os cargos serão destinados tanto para o campus de São José dos Campos quanto para a nova unidade em Fortaleza. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou a autorização do processo seletivo no Diário Oficial da União. O edital será divulgado em até seis meses.

Quer se tornar um engenheiro da Força Aérea Brasileira e estudar no novo campus do ITA? Prepare-se com o Estratégia Militares e conquiste sua vaga! Clique no banner abaixo e conheça nossos cursos.

CTA - Militares

Fontes

Força Aérea Brasileira (Agência)

ITA: Tenente Leonardo.

Você pode gostar também